Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moradores tentam tirar nome Emílio Odebrecht de rua em Salvador

Moradores vão à prefeitura de Salvador para trocar nome da Rua Emílio Odebrecht, uma homenagem ao bisavô de Marcelo Odebrehct e não ao pai e delator

Um grupo de soteropolitanos procurou a prefeitura de Salvador com um pedido que releva a que ponto chegou a vergonha em estar associado ao nome Odebrecht, a maior empreiteira do país e outrora um símbolo do orgulho baiano. Eles queriam mudar o nome da rua onde vivem, no bairro da Pituba. Ela se chama Rua Emílio Odebrecht.

Os moradores foram demovidos da ideia. Por meio de consulta a registros oficiais, eles descobriram que o batismo da rua não era uma reverência ao hoje notório Emílio Odebrecht, o patriarca do clã que ao lado do filho Marcelo Bahia Odebrecht delatou com naturalidade à Operação Lava-Jato como corrompeu políticos e financiou irregularmente campanhas eleitorais por mais de trinta anos, em troca de benefícios para seu grupo empresarial.

A rua homenageia outro Emílio Odebrecht, um dos precursores da construção civil no Nordeste, antigo sócio da Isaac Gondim e Odebrecht Ltda e criador, em 1923, da Emílio Odebrecht & Cia. O Emílio Odebrecht em questão foi pai de Norberto Odebrecht, fundador da atual construtora, avô de Emílio Odebrecht e bisavô de Marcelo Odebrecht – os dois últimos delatores da Lava-Jato.

Por enquanto, tudo como dantes na Rua Emílio Odebrecht, assim batizada em 1966, por meio de lei aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito biônico Nelson de Oliveira. Mas o prestígio da família ficou abalado.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA – Moradores tentaram tirar o nome de Emílio Odebrecht, o avô, por causa do envolvimento do neto e atual patriarca do clã na Operação Lava-Jato, da qual é um dos delatores (Reprodução Google Street View/VEJA)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Vão dar o nome de quem? Gal? Gil? Caetano? Lula? Dilma? Isso tem nome: INGRATIDÃO. Esquecem os milhares de empregos que ele deu a muitos (a maioria baianos) e que sustentaram suas famílias. Nada a ver isso. Cada caso é um caso.

    Curtir

  2. José Carlos Lopes de Oliveira

    Tem que excluir o nome desse homem de tudo que é sério nesse país. Incluir seu nome, apenas nas colunas policiais.

    Curtir

  3. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Temos que expulsar essa família do Brasil. Eles são indignos de habitar o mesmo solo pátrio que nós brasileiros e hoje é sinônimo de vergonha mundial.

    Curtir

  4. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Esse bisavô não é o cretino que educou esses vigaristas? O safado do pai; o emílio, e o cabeção do filho; o marcelo burro.Todos dessa desonrada família devem se expulsos do Brasil.

    Curtir