Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maioria dos estudantes já consumiu bebida alcoólica, diz IBGE

A maioria dos estudantes da 9ª série do ensino fundamental que vivem em capitais brasileiras já experimentou bebidas alcoólicas, revela a Pesquisa Nacional da Saúde Escolar, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o estudo, 71% desses jovens já beberam pelo menos uma vez na vida e 22% admitem já terem ficado embriagados.

O levantamento foi feito entre 618.500 estudantes – a maioria entre 13 e 15 anos – da 9ª série do ensino fundamental (equivalente a 8ª série) de escolas públicas e particulares de capitais brasileiras mais o Distrito Federal. Entre as outras descobertas, estão a de que 24% do total de alunos já provaram cigarro – e 9% já usaram drogas ilícitas.

Segundo o IBGE, o contato com a bebida acontece principalmente nas festas (37%), lojas (19%) e até em casa (13%). Ele foi maior entre os alunos de escolas privadas (76%) do que nas públicas (70%). A exposição ao cigarro, no entanto, foi mais comum nas escolas públicas, registrada em 25% dos casos – contra 18% nas instituições privadas.