Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maia defende voto em lista pré-ordenada e financiamento público

Presidente da Câmara disse nesta segunda em São Paulo que o 'Brasil não pode entrar na próxima eleição com esse sistema que está'

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu em coletiva de imprensa nesta segunda-feira a adoção de um sistema eleitoral com voto em lista pré-ordenada e financiamento público. Na entrevista, após uma palestra em São Paulo, Maia disse que o Brasil precisa ter um novo sistema eleitoral nas próximas eleições presidenciais, em 2018.

“Eu espero que a gente possa ter um novo sistema eleitoral para o Brasil em 2018. Pode ser o voto em lista pré-ordenada, pode ser o sistema misto, o modelo Alemão, que tem metade de lista mista e voto distrital. Pode ser o distrital”, afirmou. “Eu defendo e tenho defendido o da lista pré-ordenada pelo financiamento público”, destacou.

Pelo sistema defendido por Maia, o eleitor vota no partido, cuja cúpula definirá uma lista ordenada dos candidatos que serão eleitos. A sigla que tiver mais votos conseguirá o maior número de cadeiras, que serão ocupadas pelos primeiros da lista. Hoje, o eleitor vota diretamente no candidato. Para valer nas eleições de 2018, novas regras teriam de ser aprovadas no Congresso até outubro deste ano, pelo princípio da anualidade.

Maia afirmou ainda que qualquer modelo usado em outros países pode ser testado no Brasil. “Acho que qualquer modelo existente no mundo, não uma nova invenção brasileira, qualquer desses modelos que têm dado certo tanto nos Estados Unidos quanto na Europa precisam ser testados no Brasil”, afirmou. Para o presidente da Casa, “o Brasil não pode entrar na próxima eleição com esse sistema que está”.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Elisabeh Sanchez

    LISTA FECHADA UMA OVA. POECHADASRTAS DAS CADEIAS FECHADAS, ISSO SIM. BANDO DE CARAS DE PAU.

    Curtir

  2. Valdeci Pinheiro de Lima

    Este senhor, para defender sua propria pele e de seus amigos, não tem o minimo pudor em destruir a democracia, em fazer perpetuar bandidos na politica. Com estas tentativas de lubridiar a sociedade, de enganar seus eleitores, mostra que não tem etica, não tem qualificações morais para ser presidente da Camara.

    Curtir

  3. José Carlos Pires Monteiro

    O povo ainda está por ver raça pior que político brasileiro. Eles estão, em sua maioria, enrolados na Justiça, execrados pela grande maioria da população e mesmo assim continuam falando porcarias e trabalhando na surdina para se auto defenderem. Tudo isso sem nenhum respingo de vergonha na cara.

    Curtir

  4. Carlos Augusto Almeida

    Como se sabe, Maia defende até os integrantes “Lista do Janot”. Vinho da mesma pipa.

    Curtir

  5. Fernando noal

    Agora eles querem que votem no partido isso tudo para se defenderem da lava jato , são uns canalhas, e os paneleiros onde estão………. e o vem pra rua onde estão…. e os retardados que tiraram a Dilma estão a onde

    Curtir

  6. Marcio Bamberg

    Para que o processo seja, no mínimo, honesto, o principal protagonista precisa decidir: o eleitor!

    Curtir

  7. André Morais

    Nós, eleitores, devemos ser muito bobos mesmo, pra engolir essa história.

    Curtir

  8. Paulo Cezar B

    Como sempre, defendendo a eternização da bandidagem.

    Curtir

  9. Paulo Cesar Martins

    Basta uma olhada e se percebe como foi criado o rebento. SOCORRO.

    Curtir

  10. Elisabeh Sanchez

    EU DISSE ACIMA: PORTAS FECHADAS E LACRADAS PARA OS INIMIGOS DO POVO. ADEUS FORO PRIVILEGIADO.

    Curtir