Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula reage a fala de Duque: ‘Desesperada gincana’

Ex-diretor de Serviços da Petrobras disse ao juiz Sergio Moro que Lula lhe deu ordens para fechar contas no exterior e que "detinha o comando"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira as declarações do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque como uma “tentativa de fabricar acusações mentirosas” contra ele. Segundo nota publicada em sua página na internet, trata-se de “mais uma etapa dessa desesperada gincana, nos tribunais e na mídia, em busca de uma prova contra Lula, que não existe na realidade e muito menos nos autos”.

Em audiência nesta sexta-feira ao juiz Sergio Moro, Renato Duque relatou que, quando a Operação Lava Jato já estava em curso, encontrou-se secretamente com Lula, num hangar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no qual recebeu ordens para fechar as contas que mantinha no exterior e eram abastecidas com propina de contratos da estatal. “Ficou claro, muito claro para mim que ele tinha pleno conhecimento de tudo e detinha o comando”, disse ele.

Principal operador do PT na estatal, Duque afirmou que Lula e o ex-ministro José Dirceu exigiram propinas de mais de 133 milhões de dólares dos cinco estaleiros que aceitaram repassar dinheiro sujo em troca de contratos na Sete Brasil, empresa criada em 2010 para gerir ativos do pré-sal. No primeiro depoimento, Duque permaneceu em silêncio. Depois, pediu para ser reinterrogado num momento em que tenta fechar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato — a eventual colaboração pode atenuar a pena de 57 anos de prisão a que foi condenado.

“Como não conseguiram produzir nenhuma prova das denúncias levianas contra o ex-presidente, depois de dois anos de investigações, quebra de sigilos e violação de telefonemas, restou aos acusadores de Lula apelar para a fabricação de depoimentos mentirosos”, acrescenta a nota.

O texto ainda afirma que o juiz Sergio Moro adiou o depoimento do petista do dia 3 para 10 de maio para “encaixar” nos autos os depoimentos dos ex-dirigentes da OAS Léo Pinheiro e Agenor Medeiros e agora o de Renato Duque.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Paulo Santos

    É Max, tem de tudo. Acreditar em Lula, que ele é o homem mais honesto do mundo ! Quero ver se apostarias que ele vence uma eleição para presidente. Sua rejeição em um segundo turno o impedirá de ganhar. Mais de 50 % dos eleitores brasileiros votam até em um cachorro ou no Louro José contra um petista.

    Curtir

  2. Leandros Parker

    Alguém trocaria sua noite de sono com a noite de Lula e Dilma?

    Curtir

  3. Fábio Luís Inaimo

    Estupefaciente é constatar que (ainda) tem gente que defende esse bandido “cara de pau” ! Estão comendo mortadela estragada, ou tapando o sol com a peneira (furada) , ao protestar a favor desse “Réu” , se igualam a ele, depois disso, vem falar em burrice, não é Max !?

    Curtir

  4. Paulo Roberto Correa Lima

    COM ESSA CARA VOCÊ NÃO ENGANA NINGUÉM. ESSE SEMBLANTE JÁ DIZ TUDO.

    Curtir

  5. mauro tadeu almeida de oliveira

    A casa caiu faz tempo, não dá para conceder habeas corpus para o Lulla.

    Curtir

  6. Se alguém acredita no Lula, principalmente nessa altura do campeonato, um aviso de amigo: quando for à Praça da Sé ou lugar parecido, não dê nenhum dinheiro em troca de cheques ou bilhetes premiados, nem caia na besteira que tentar adivinhar de baixo de qual casca de castanha está a moeda. Aviso de amigo. Cheio de punguista, ali. Se não acredita, o que é muito provável, desfrute!! Bobão!!!

    Curtir

  7. Ricardo Andreucci

    É óbvio que o Amigo ou Nine vai dizer que é mentira. Mas sua índole, e quantidade de delaçoes neste sentido, o incriminam fortemente. Agora é buscar as provas de obstruçao da justiça e depois ….Papuda nele.

    Curtir

  8. Ricardo Andreucci

    É Max, por que será que lula nomeou um bandido para diretor da Petrobras? Mais uma evidencia de que lula é o chefe da quadrilha.

    Curtir

  9. Antonio Torina

    As delações contra os “outros”, são todas verdadeiras! Contra “nós”, tudo mentira!

    Curtir

  10. A maior das verdades é que Lula jamais foi um fora da lei, ele simplesmente foi, é e será um coitado ingênuo que se cercou somente de pessoas desonestas em toda sua vida e agora esses vagabundos supostos amigos querem que Lula pague o pato sozinho, mesmo sendo ele honesto, decente, trabalhador e nunca ter cometido um delito qualquer e sequer nunca, nunca, mais nunca mesmo não sabia de nada.. Os intelectuais petistas deviam fazer um abaixo-assinado para o Papa Francisco canonizar o Lula como Santo protetor dos injustiçados.

    Curtir