Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula quer que seu fotógrafo oficial filme depoimento a Moro

Força-tarefa da Lava Jato e defesa de Léo Pinheiro pediram para que Moro rejeite solicitação de Lula para mudar padrão de gravação da audiência

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o seu depoimento ao juiz federal Sergio Moro, marcado para a próxima quarta-feira, no dia 10 de maio, seja gravado de maneira profissional. Em petição enviada nesta sexta-feira, o advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, especifica como pretende registrar a audiência — com uma câmera Sony EX3 colocada sobre um tripé e monitorada por um “profissional devidamente habilitado para a função” — no caso, o fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert —, conforme diz o texto. O petista será interrogado por Moro na ação em que é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Nos autos, o advogado também detalha o tamanho do equipamento — 75 x 34 x 5 mm — e garante que ele vai ser instalado num local que não prejudique “o bom andamento do ato”. Em petição anterior, os advogados pediam para que a câmera não ficasse focada em Lula quando ele não estivesse com a palavra, ângulo padrão em oitivas de todos os réus e testemunhas da Lava Jato.

Cabe agora ao juiz Sergio Moro decidir se vai autorizar ou não o aparato. Em todos os depoimentos da Operação, um servidor da Justiça Federal — o mesmo que escreve o termo de audiência — opera uma câmera simples que fica imóvel posicionada em uma mesa fitando o réu. Para o petista, o foco exclusivo nele geraria uma “imagem negativa” e o apresentaria de “forma inferiorizada”, violando, assim, no seu entendimento, a presunção de inocência.

O Ministério Público Federal rebateu hoje a argumentação da defesa de Lula, lembrando que o próprio petista já participou de uma videoconferência no modo tradicional como réu na ação que responde por obstrução à Justiça em Brasília — e na ocasião não reclamou disso. “A forma de gravação de depoimento adotada não apenas por esse juízo, mas por essa subseção judiciária de Curitiba de maneira ampla, faz-se idêntica para atos envolvendo réus e testemunhas”, diz a força-tarefa da Lava Jato.

O MPF ainda afirma que a gravação feita por uma câmera aberta poderia revelar “de modo indesejável” conversas paralelas de advogados, procuradores e réus que também participam da sessão, “o que pode acabar por publicizar indevidamente estratégias adotadas no ato”, conforme o texto.

Além da força-tarefa, a defesa do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, que também é réu no processo, manifestou-se contrariamente ao pedido de Lula. Para os advogados José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, o foco da câmera no réu “visa justamente garantir a maior fidelidade possível da prova, já que é o direcionamento dos instrumentos de captação de imagem e de áudio para o depoente que assegura a precisão do registro de sua fala”. Eles concluem, dizendo que o princípio de publicidade não autoriza a livre gravação das imagens.

Câmera escolhida para fazer a gravação, conforme os autos do processo (//Reprodução)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Para poder usar na propaganda política e se fazer de vítima. Não precisa, o brasileiro burro e que gosta de levar vantagem, votará nele porque se identifica. Se você se ama, deixe o Brasil!!

    Curtir

  2. José Antonio Debon

    É claro eles querem gravar, editar e divulgar somente os trechos que sejam de interesse da defesa do Lula.

    Curtir

  3. A sociedade unida no clamor contra essa corja nas ruas, na internet, o voto, em favor e defesa da democracia crescimento e credibilidade do Brasil.

    Curtir

  4. A defesa de Lula já conseguiu o que queria. Veja a manifestação contrária do MPF….

    Curtir

  5. José Carlos Saraiva

    Eles querem produzir o “Show de Truman” tupiniquim. Sai Jim Carrey entra Lularápio…

    Curtir

  6. Vicente Gonzales Pricolo

    É de admirar a malandragem do cara. Já usou o velório da mulher como palanque imagina o que fará em juízo. A propaganda do PT que está no ar hoje é uma verdadeira lição de pouca vergonha aliciando incautos.

    Curtir

  7. Vera Rita R. Leite Leite

    Ela acha que esta indo pro palanque, distribuir Mortadela!!!

    Curtir

  8. Lauro Washington Santos Passos Passos

    Um marginal deste,basta fazer o cruzamento de dados da progressão financeira,deste ladrão e de seus filhos,bandidos,que veriam a verdade.Muito meintriga,se em nossas declaracões de Imposto de Renda,o minimo de erro de informação,de receita eles nos pegam,e pq com esses bandidos de colarinho branco nao.TODOS VENDIDOS,Em um pais onde bandidos legislam em benefico proprio, e temos uma corte totalmente SUBMISSA, aos que lezam nossa Pátria.

    Curtir