Lula e a Lava Jato: prenda-me, se for capaz

Para procuradores, petista era o “comandante máximo” de uma organização criminosa que instalou no Brasil o regime da “propinocracia”

Em menos de quinze dias, a presidente da República sofreu um processo de impeachment, o parlamentar mais poderoso do Congresso teve o mandato cassado e o líder mais popular da história política recente começou a enfrentar o período mais dramático de sua carreira. Como aparece na capa desta edição de VEJA, em imagem inspirada em capa publicada pela revista Newsweek em outubro de 2011, o mito Lula pode estar começando a derreter.

Na semana passada, os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato formalizaram denúncia de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente. A isso se resume a denúncia, mas ela veio embalada numa retórica segundo a qual Lula era o “comandante máximo” da organização criminosa, o chefe da quadrilha que assaltou os cofres da Petrobras, o general que usava propinas para subornar parlamentares e comprar partidos, o fundador da “propinocracia”, o homem que aceitava dinheiro e pequenos luxos em troca de favores. Nisso tudo, a retórica tomou o lugar das provas.

No pedaço substantivo da denúncia, os investigadores acusam o ex-­presidente de receber vantagens indevidas de ao menos três contratos bilionários assinados entre a construtora OAS e a Petrobras. As propinas geradas por esses negócios somaram 87,6 milhões de reais. Desse total, 3,7 milhões de reais foram direcionados a Lula, “oriundos do caixa geral de propinas da OAS com o PT”. Para lavar esse dinheiro sujo, segundo os procuradores, a empreiteira bancou a reforma de um tríplex da família Lula da Silva, no Guarujá, no litoral paulista.

O ex-presidente se defende dizendo que o imóvel nunca foi dele, apesar de sua mulher, Marisa Letícia, também denunciada, ter escolhido os móveis, os pisos, as torneiras, os armários e a cor das paredes. Essa, talvez, se transforme em breve na prova mais forte de suborno contra Lula. Há duas semanas, VEJA mostrou o conteúdo da proposta de delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Nela, o empreiteiro confirma que o tríplex pertence ao ex­-presidente e foi pago com dinheiro da Petrobras.

Na denúncia de 149 páginas, os procuradores apontam uma segunda evidência de corrupção do ex-presidente. Antes de deixar o Planalto, em 2010, Paulo Okamotto, amigo de Lula, pediu à empreiteira OAS que financiasse o transporte e o armazenamento dos objetos pessoais do ex-presidente. Para atender Lula, a empreiteira gastou 1,3 milhão de reais. Okamotto, que mais tarde passou a presidir o Instituto Lula e também foi denunciado pelos procuradores, confirma que pediu ajuda para pagar o aluguel de contêineres com o acervo do ex-presidente, mas não vê crime no seu pedido. “A OAS, para mim, deveria inclusive reivindicar a Lei Rouanet, porque está fazendo um pagamento para manter um bem cultural do povo brasileiro”, disse Okamotto.

As vantagens indevidas embolsadas por Lula extrapolam 3,7 milhões de reais, segundo estimativas dos investigadores. Entre 2011 e 2014, o Instituto Lula e a L.I.L.S. Palestras, Eventos e Publicações, empresa de palestras do ex-presidente, receberam mais de 55 milhões de reais, sendo mais de 30 milhões de reais de empreiteiras envolvidas no petrolão. Desse valor, mais de 7,5 milhões de reais foram transferidos para o ex-presidente, cujo patrimônio saltou de 1,9 milhão de reais, em 2010, para 8,8 milhões de reais, em 2015. Isso, no entanto, não consta da denúncia sob a forma de acusação, pois ainda está sob investigação.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Edison Antunes

    A justiça fui novamente desafiada…..e agora?

    Curtir

  2. Marcos Binelli

    A grande pergunta que Molusco deve responder é: COMO ALGUÉM CONSEGUE PERDER UM DEDO EM UM TORNO??????

    Curtir

  3. JOSIMAR SAMPAIO

    Muitos brasileiros já sabiam disso, porém agora existe provas, “CHEQUE MATE” no ex todo poderoso, na verdade Lula queria fazer daqui uma Venezuela perpetuando no poder, mas graças ao Bom Deus, Ele ouviu nossas orações!

    Curtir

  4. Esse Sr. LULA acho que pode desmoralizar as estruturas e organizações democráticas deste PAÍS. Na verdade, fez de tudo, inclusive com a PEC da mordaça em 2013, justamente a PEC que proibia o Ministério Público de investigar os crimes que esse canalha cometeu. Povo brasileiro, temos que reagir e assegurar que as instituições democráticas funcionem e qualquer canalha que queira destruir esses instituições, devemos pressionar para que tais indivíduos sejam colocados atrás das grades. Sou um nordestino e um dai votei nessa gente mentirosa, enganadora e canalha. O povo está com a justiça e NÃO vamos nos dispersar afinal, uma nação será justa, desenvolvidas enquanto os criminosos de colarinho braço continuar abusar e fazer o que bem entender sem pagar por isso. O LULA TEM QUE IR PARA A CADEIA.

    Curtir

  5. Sem contar os cisnes que ele mesmo declarou serem deles

    Curtir

  6. O brasileiro vez de mudar,colocar pessoas novas,não filhos de político, votam em velhos raposas que nem lula e muitos outros enquanto o brasileiro não mudar seremos roubados diariamente por pessoas igual a estas,mais até juristas defendo o bandidos conhecidos o problema não é educação não entendo

    Curtir

  7. MARCELO BENTES

    Algemas nele

    Curtir

  8. Veja foi boa, agora tem puxado pra esquerda, já era.

    Curtir

  9. Janice Maia Ferraz

    Ele deve estar desesperado ( se é que ele desespera por alguma coisa) mas não de pro STF ajudá-lo dessa vez! E agora?

    Curtir

  10. Duvido que consigam condená-lo. É muito esperto o lularápio. Muito mais que o MP.

    Curtir

  11. João carlos

    A prisão desse corrupto é o maior evento que o povo brasileiro está esperando,não creditamos que SÉRGIO MORO nós vai decepcionar o país,não devemos esquecer também o senador mais corrupto da nação RENAN que já foi indiciado mais várias vezes só estamos esperando a boa vontade do STF liberar.

    Curtir

  12. João carlos

    O povo deve começar a pressionar o STF a instituição que está fora de sintonia com as leis e a constituição tem protegido corruptos que apearam a justiça dessa corte que pra mim é uma vergonha só tem comprometidos com política e deixaram de lado o primordial a lei,basta ver o LEWANDOSKI que rasgou a constituição junto com RENAN canalha em prol da corrupção.

    Curtir

  13. Rodrigo Queiroz

    De quem é o jatinho que ele usa? E quem banca?

    Curtir

  14. Lula comprou o STF. Nao precisa dizer mais nada. Se voce tem alguma ilusao que Lula sera preso sinto informar que nao acontecera. O STF esta la para protege-lo e na hora que precisar todos que foram nomeados pelo PT terao que pagar o favor. Esse fator pisicologico e muito forte. A associacao brasileira de pisicologia deveria entra com uma acao contra mebros do STF e desqualifica-los pisicologicamente para julgarem causas do PT. o STF ja demonstrou que fara tudo para proteger bandidos.

    Curtir

  15. Angelo Teixeira

    Os dias do Lula fora da cadeia estão contados e deve ser preso mesmo. Só não concordo que ele instalou o regime da propinocracia no Brasil. Esse mecanismo já existe aqui há muito, mas muito tempo…

    Curtir

  16. JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Por que os meus comentários não são publicados?…não infligi nenhuma regra preconizada.Já não é a primeira vez.

    Curtir

  17. Almir Delmondes

    Revista Veja , persegue Lula.

    Curtir

  18. JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Publicaram o meu PROTESTO!…o que complica, ainda mais a situação.CENSURA!..????

    Curtir

  19. JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

    É uma pena!…se fosse a “CARTA CAPITAL”!…

    Curtir

  20. Stênio Andrade

    Será a redenção de todos os brasileiros que comungam pela justiça neste país, quando verem esse farsante e dissimulado na cadeia.

    Curtir

  21. Kleber Xavier

    Agora vamos ver se a lei é realmente para todos, mesmo que seja de forma mais lenta.

    Curtir

  22. laércio saretta

    O que.que ele ganha Lombardi?Um lencinho vermelho,uma vaia,uma mortadela e uma cadeira elétrica Sílvio!

    Curtir

  23. Vilson Moura Oliveira

    EU SÓ NÃO ENTENDO É PORQUE TEM TANTO DELATADO PELOS DELATORES DA OPERAÇÃO LAVA E JATO E A REVISTA VEJA NÃO DAR A MINIMA SERA PORQUE A REVISTA NÃO PUBLICOU UMA CAPA DO SENADOR DO PMDB QUE FOI DENUNCIADO NESTA ULTIMA QUARTA FEIRA SERA PORQUE GOSTARIA DE SABER

    Curtir

  24. Ladrão, safado, sem vergonha, mentiroso, enganador… quantos adjetivos podemos encontrar que verdadeiramente se apliquem ao molusco? Só falta um: preso!

    Curtir

  25. Jorge Luís dos Santos

    Sublinha-se que, com o vazamento da denúncia de Léo Pinheiro, a PGR impugnou tal delação, mandando incinerar o que poderia incriminar mais políticos, além do Apedeuta. Essa conclusão da PGR é muito grave, pois, em outras palavras, muito atrasou as descobertas da Lava-Jato. É importantíssimo ressalvar neste exato ponto que a imprensa, na sua nobre missão de informar à sociedade, FOI USADA PARA ATRAPALHR AS INVESTIGAÇÕES, pois, por intermédio do princípio do sigilo das fontes que dispõe, divulgou parte da delação, mas, com a subsequente decisão do PGR, silenciou. Esse fundamental estratagema não é comentado em nenhuma parte, e subjaz na realidade política em omissão grosseira.

    Curtir

  26. Acho que o Jorge Luís dos Santos tem razão no que diz. A imprensa, no afã de divulgar furos, pode atrapalhar tudo. Mais prudência, gente. O molusco tem que ser pego, mas é peixe liso, não é fácil.

    Curtir

  27. Falastrão ordinário, psicopata nojento, não sei como uma parcela deste povo pode acreditar num diabo destes.

    Curtir

  28. Bento de Carvalho Netti

    Marcos Binelli, ele não perdeu o dedo em torno, ele pos o dedo de próposito em uma prensa, foi coisa pensada.

    Curtir

  29. O mentor do projeto criminoso lulopetista merece no mínimo a perpétua já que não temos a pena capital. É o maior canalha e bandido da história política brasileira. Que o diabo o carrega.

    Curtir

  30. Pietro Muniz Giotto

    Rodrigo Queiroz, de quem era o helicóptero recheado de cocaína?

    Curtir

  31. Pietro Muniz Giotto, deve ser das Farc, organização criminos@ apoiada pelo PT, que vive do tráfico de cocaína e sequestro.

    Curtir

  32. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Até quando esse Molusco de Nove Dedos vai desafiar o fraco “poder judiciário” deste país de bananas?

    Curtir

  33. Bruno Barabani Junior

    Que declaração absurda desse Okamoto..
    Da vergonha alheia ler o que ele teve o displante de dizer..
    Tem que enfiar lei Rouanet é bem no meio da sua b…
    O mal feito está aí escancarado e ainda dão declarações sinicas como essa o tempo todo…

    Curtir

  34. o lula e um comandante suicida!mas quem se suicida são apenas os comandados”ze dirceu,vacari,genoino,etc etc e ele continua com outro se suicidando por ele.

    Curtir

  35. Paulo Bertazzi

    Tem gente que gosta de apanhar, tem gente que implora.

    Curtir

  36. Paulo Bertazzi

    Sandálias da humildade não são pra Lulla. Em momento extremamente frágil de sua vida política continua desafiando a Justiça e a todos os servidores públicos de bem. Caso perdido

    Curtir

  37. Paulo Bertazzi

    Quando estiver enjaulado, vejamos onde estará essa arrogância toda!!!

    Curtir

  38. Paulo Bertazzi

    Classificar de profissão mais honesta do mundo a dos políticos é a prova do analfabetismo desse crápula. Usar superlativos é sempre perigoso, sobretudo ao inverter a qualificação de políticos. Quando todos sabem que essa categoria é a última na escala da honestidade. E não é profissão também.

    Curtir

  39. Esse Okamoto é um brincalhão mesmo, Lei Rouanet para o Lula guardar os cacarecos??? Aliás, uma parte destes itens não tinha sido apreendido por nem serem do Lula, e sim da presidência como instituição de Estado?

    Curtir

  40. Paulo Bertazzi

    Cacildis Moro, tá demorando pra enjaular este crápula. O povão clama sua prisão, perpétua. Esse cara é um monstro que teima em escarnecer a Justiça. Vivo e livre é um perigo para o Brasil !!!

    Curtir

  41. Jose Antonio Martins

    Capeta dos infernos! Vai pra queimar na eternidade. Isso só vai acabar quando morrer.

    Curtir

  42. Sérgio Bimbão

    O Lula vai debochar de todos,e ainda vai se eleger em 2018

    Curtir

  43. O Brasil é maior! Nossas instituições estão provando que nem todo pesadelo contra a democracia pode se tornar eterno. Lula, beba um pouco do seu fel.

    Curtir

  44. Fernando Dutra

    Cai a mascara desse meliante travestido de progressista , nao passa de bandido sob o manto e proteçao politica. Cadeia é o lugar certo para ladrões. Pelo menos assim era antigamente, hoje ja não se sabe mais, com um JUDICIÁRIO que temos tudo é possivel. O que mais revolta é a prepotencia e a ironia desse senhor.

    Curtir

  45. João carlos

    Vc será preso a cobra jararaca deixou o rabo e ora emproavas nas mãos de SÉRGIO MORO para fazê-lo é só esperar as denúncias do BNDES,vc não é o único bandido que deus os livrará vc Abe disso e dos crimes que cometeu é aguardar LULA-LAU.

    Curtir