Lula diz que Moro usa a imprensa para ‘prender as pessoas’

"Quando um juiz e os acusadores se submetem à imprensa para poder prender as pessoas, aí tudo mais é possível”, disse Lula.

Em um dos momentos mais tensos do depoimento de cinco horas que prestou ao juiz Sergio Moro nesta quarta-feira, o ex-presidente Lula partiu para o ataque. Sentado no banco dos réus, o petista acusou frontalmente o magistrado de usar a imprensa para “degradar” a imagem de investigados e prometer liberdade para delatores que citem que “o Lula sabia” do petrolão. O ex-presidente ainda afirmou que Moro e o Ministério Público usam a imprensa para legitimar as prisões da Operação Lava-Jato.

“Quando um juiz e os acusadores se submetem à imprensa para poder prender as pessoas, aí tudo mais é possível”, afirmou Lula. Provocado por Moro a explicar a declaração, o petista seguiu: “O senhor disse num artigo que o senhor escreveu, copiando a Operação Mãos Limpas da Itália, de que se a imprensa não ajudar não tem como prender rico e político (sic). Então vamos degradar a imagem das pessoas na imprensa.”

Lula também aproveitou o momento para citar amigos e aliados do PT como o empreiteiro da OAS Léo Pinheiro e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que o acusaram de saber da corrupção na Petrobras. Para o petista, a Lava-Jato promoveu o “mês” do Lula, ao prometer liberdade para que investigados acusassem o ex-presidente.

“Eu vi o depoimento do Léo. Eu conheço o Léo antes e conheço Léo naquele depoimento. Depois de um cidadão ter sido condenado a 23 anos de cadeia, ser chamado para a coisa mais importante que ele ter que falar é que o Lula sabia”, disse o petista. “Depois de condenarem e execrarem a imagem de um pai de família, que por mais errado que esteja merece respeito, como o Duque, a 40 anos de cadeia, e depois prometer a ele liberdade se a senha for falar o Lula sabia?”, continuou o petista.

Questionado por Moro sobre quem teria prometido liberdade a Renato Duque, Lula não se intimidou. “Eu vi que ele vai fazer a delação. Estou vendo isso pela imprensa há tempos. Ele vai fazer delação há tempos e na delação há condicionante de citar o nome do Lula. Esse último mês foi o mês Lula em que a senha era Lula. Vamos chamar todo mundo”, disse Lula.

O petista negou que tivesse conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras: “Eu tenho consciência do que eu fiz e não fiz o que os meus adversários pensam que eu fiz.”

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Este senhor não tem respeito nenhum. Não sabe se comportar, não sabe ter noção do seu papel e de sua autoridade real numa determinada situação.

    Curtir

  2. Antonio Carlos de Lima Prado

    Quer enganar a quem Luladrão? quem cai nas suas mentiras são seus fanáticos seguidores, um bando de tapados e ignorantes.

    Curtir