Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula aumentou seu patrimônio em 360% após segundo mandato

Valores foram declarados pelo ex-presidente à Receita Federal e constam na denúncia apresentada contra ele na Lava Jato

O patrimônio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou 360%, em valores nominais, depois do fim de seu segundo mandato como presidente da República, em 2010, com a renda obtida com sua empresa de palestras, a L.I.L.S. As informações, segundo a edição desta sexta-feira do jornal Folha de S. Paulo, foram prestadas pelo petista nas declarações de Imposto de Renda que integram a denúncia apresentada contra ele na última quarta-feira, no âmbito da Operação Lava Jato.

De acordo com o documento, Lula tinha patrimônio de 1,9 milhão de reais até 31 de dezembro de 2010. Em 2015, o valor total de seus bens era de aproximadamente 8,8 milhões de reais – aumento de 6,9 milhões de reais. A evolução patrimonial teve lastro em renda obtida com a L.I.L.S., empresa de palestras de Lula, criada depois que ele encerrou seus dois mandatos na Presidência.

Leia também:
Não é sábio responder a esse tipo de crítica, diz Moro
Denunciado, Lula se faz de vítima. E nada explica sobre acusações

O ex-presidente disse aos investigadores que cobrava “exatamente 200.000 dólares, nem mais e nem menos” por todas as palestras. O preço era o mesmo do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Entre 2011 e 2015, a L.I.L.S. distribuiu lucros e dividendos de 8,5 milhões de reais para Lula. Nesse mesmo período, o ex-presidente deu cerca de setenta palestras no Brasil e no exterior, conforme ele mesmo disse às autoridades da Polícia Federal. A maior transferência de valor para Lula ocorreu em 2014, no total de 5,6 milhões de reais. Naquele mesmo ano, em novembro, foi deflagrada a fase mais ostensiva da Operação Lava Jato.

De acordo com a PF, a empresa de palestras de Lula recebeu 21 milhões de reais entre 2011 e 2015. Desse total, 9,9 milhões de reais foram pagos por empreiteiras investigadas na Lava Jato.

À Folha, o advogado de Lula, o Cristiano Zanin Martins, afirmou que as atividades da L.I.L.S. são “absolutamente lícitas, lastreadas em palestras devidamente documentadas e de conhecimento geral”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José de Oliveira Abreu

    Só mesmo um imbecil, um cretino, um cínico, um cafajeste, um mentiroso, um corrupto, um trapaceiro, um lunático, um blasfemico como este luis Inácio para se comparar a Jesus Cristo.

    Curtir

  2. Se é comum para grandes exchefes de estado dar palestras, como Clinton, FHC, etc, nada demais no Lula tambem fazer, e se ele fez 70 palestras valendo 200.000,00 cada, lógico q seu patrimonio aumwntou muito. Só fica estarrecido quem é coxinha de QI baixo e p pequeno.

    Curtir

  3. Lchuais Huais

    O cabra tem criatividade, nasceu LUIS INÁCIO DA SILVA incorporou o apelido(LULA) ao nome , daí transformou- se em empresa com as inicias de seu nome L.I.L.S….Só falta dizer que não é o dono da L.I.L.S.

    Curtir

  4. Estou ate com pena desse Brasileiro Lula. Como conseguiu enganar a tantos por tanto tempo?
    So posso teorizar que o povo Brasileiro nao e assim tao esperto quanto pensa.
    E agora? sera que esse povo vai mudar alguma coisa na velha mania Brasileira de fazer politica e administracao? Com super abrangentes reformas?
    Acho que vai continuar do mesmo jeito. O Lula esta sendo desmascarado e todos os outros ladroes estao se disfarcando de poste. I se ficarem impunes como sempre, minha teoria estara comprovada.

    Curtir

  5. Antonio Carlos Pereira

    E o patrimônio da Sarney, Juca, Renan ? NADA ?

    Curtir

  6. nunca mais votem em um an
    ão de jardim ladrão e na mulher que estoca vento

    Curtir

  7. Henny Maloney

    Para Quem Nao Tinha tinha um centavo para comprar um pão ou pagar uma pasagem de onibus! Essa data cometeu um engano! Muito Mais do que isso! Que isso! Muito Mais!

    Curtir