Relator da CPI da Petrobras recebeu propina, diz lobista

Deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) é acusado de ter recebido dinheiro sujo para evitar convocação do delator da Operação Lava-Jato Zwi Skornicki

O deputado federal Luiz Sergio (PT-RJ) foi citado na delação premiada de Zwi Skornicki, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O lobista revelou que o parlamentar atuou para evitar a sua convocação para prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que vigorou na Câmara dos Deputados entre fevereiro e outubro de 2015.

De acordo com Skornicki, a empresa Keppel Fels, fornecedora da Petrobras, pagou uma parte da propina combinada com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. O dinheiro sujo, segundo o lobista, foi destinado ao deputado Luiz Sérgio, relator da CPI da Petrobras e principal responsável por isentar os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff do relatório final da comissão sobre o escândalo do petrolão.

“Embora o referido parlamentar não consta ainda no rol de investigados da Lava Jato, os fatos trazidos pelo colaborador impactam diretamente (pelo menos e por ora) a investigação em curso”, diz a Procuradoria-Geral da República em sua manifestação enviada ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão no STF. Os investigadores deverão solicitar a instauração de um inquérito para apurar as suspeitas de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o deputado petista.

Luiz Sergio, se não tivesse foro privilegiado como deputado federal, poderia ter o mesmo desfecho do ex-senador Jorge Afonso Argello, preso em Curitiba. O ex-parlamentar do PTB foi condenado ontem pelo juiz Sergio Moro a 19 anos de prisão, acusado de ter praticado os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Argello atuou para evitar a convocação de empreiteiros enrolados no petrolão para prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras no Senado e na Câmara dos Deputados, em 2014.

Leia também:
Depoimentos confirmam que Petrobras atuou para fraudar CPI

A Lava-Jato está no encalço da atuação de parlamentares em CPIs instaladas no Congresso na última década. Os investigadores apuram se houve manobras para achacar delatores e cobrar propinas para evitar a aprovação de requerimentos de convocações. Além das comissões envolvendo a Petrobras, a CPI dos Correios também está na mira dos investigadores. Em sua delação premiada, o ex-senador Delcídio do Amaral revelou que houve um acordão para livrar Lula e seu filho, Fábio Luís, conhecido como Lulinha, do relatório final de indiciamento da CPI. Essa ação, segundo o ex-líder do governo no Senado, evitou o impeachment do ex-presidente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Boa tarde Brasil.
    Está ai, mais um petista.
    Que coisa, brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Não dá para acreditar que o projeto que o Poder Legislativo quer votar para coibir ” abuso de poder da justiça” , tenha o intuito de atender reclamos da democracia, estado de direito e direitos humanos.
    Que vergonha nacional é este Congresso que temos., salvo algumas exceções que o compõe, mas são muito poucas.
    Não existe no mundo algo tão nefasto.

    Curtir

  2. sebastiao ferreira cantarino

    Chega de ouvir falar em bandidagem!! Na próxima viagem pra marte, tô dentro.

    Curtir

  3. Marcos Borges Viana

    Olha o bom rapaz aí, gente! O petista gaguinho que atua fazendo-se de bom moço.

    Curtir

  4. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Prendam esse crápula! A pão e água e incomunicável! Os petistas são nojentos e esse verme com esse bigode de varrer xoxota enganou muita gente.

    Curtir

  5. Elba Pereira

    Seráque que é perseguição ao PT ou o PT persegue a gente?
    Esta partido podre, partido tacanho. …tem que ser extinto!
    O partido está em metástase! !!

    Curtir

  6. alguém duvidava da inocência deste pilantra Petista Luis Sergio? alguém imaginava que esta criatura estava trabalhando em prol de um Brasil melhor para nossas famílias? alguém imaginava que a indole desta criatura era boa? ai está…. mais umpilantra petista que nos roubou, matou, aquele dinheiro que falta nos hospitais, isto é crime hediondo e terrorismo, cadê a pena de morte neste país? quantas crianças ainda morreram nas garras destes abutres…. quantas????? petistas do inferno

    Curtir

  7. Este nunca me enganou, eu sempre desconfiava dele, mas não poderia comprovar, TAÍ MAIS UM IMUNDO NO PODER PÚBLICO. Dá novo com tanto políticos vagabundos no poder, vai ver, não sabe nem bater um prego com martelo, o que sabe é mamar em dinheiro público e mais nada.

    Curtir

  8. Cada vês mais aparece um politico do P T envolvido na robaleira com participação ativa do chefe da quadrilha isto é uma vergonha eles querem acaba o lava a jato e calar a imprensa , BANDIDOS .

    Curtir

  9. PT é um partido de LADRÕES, só tem BANDIDOS. Petralhas, organização criminosa, lixo!

    Curtir