Lava Jato: Moro decide manter Palocci na prisão

Juiz acata pedido da PF e converte a prisão temporária do ex-ministro em preventiva – sem prazo para soltura

O juiz federal Sergio Moro decidiu nesta sexta-feira converter a prisão temporária de Antonio Palocci em prisão preventiva, que não tem prazo para soltura. Preso na segunda-feira na 35ª fase da Operação Lava Jato, batizada Omertà, o ex-ministro dos governos Lula e Dilma seria libertado caso Moro não acatasse o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Federal. A PF alegou que, fora da cadeia, Palocci poderia fugir ou destruir provas. O ex-ministro, que está detido em Curitiba, é suspeito de receber propina da empreiteira Odebrecht no esquema do petrolão.

Na decisão, Moro também converteu em preventiva a prisão de Branislav Kontic, que foi assessor de Palocci na Casa Civil. Outro alvo da Omertà, Juscelino Dourado, que foi chefe de gabinete de Palocci na Fazenda, foi libertado pelo juiz, que determinou medidas cautelares como a entrega do passaporte e a proibição de deixar o país.

“Considerando a causa das prisões preventivas, entre elas a prova, em cognição sumária, de que os investigados Antônio Palocci Filho e Branislav Kontic teriam intermediado o pagamento subreptício de milhões de dólares e de reais para campanhas eleitorais, inclusive para o pagamento de publicitários em conta secreta no exterior, o propósito da lei, de evitar interferência indevida nas eleições e proteger a sua integridade, parece ser mais bem servido com a prisão cautelar do que com a liberdade dos investigados”, assinalou o juiz.

Omertà

Considerada uma das fases mais importantes da Lava Jato, a 35ª etapa das investigações sobre o petrolão apura também supostos favorecimentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele próprio já réu em dois processos relacionados ao escândalo de corrupção na Petrobras, por meio do Setor de Operações Estruturadas, considerado um departamento da propina da Odebrecht. As suspeitas de novas benesses em favor de Lula teriam intermediação do pecuarista José Carlos Bumlai, já preso na Lava Jato. Investigadores que atuam no caso estimam que este flanco da apuração superaria o que foi descoberto de Lula sobre o tríplex no Guarujá e sobre o sítio de Atibaia. Os novos indicativos envolvem um prédio que seria destinado ao ex-presidente. A Odebrecht chegou até a comprar o terreno em benefício do petista.

Batizada de Operação Omertà, em referência ao pacto de silêncio dos mafiosos, a fase da Lava Jato que prendeu o ex-ministro recolheu evidências de que Palocci atuou deliberadamente para garantir que o Grupo Odebrecht conseguisse contratos com o poder público. Em troca, dizem os investigadores, o ex-ministro e seu grupo eram agraciados com propina. A atuação de Palocci foi monitorada, por exemplo, na negociação de uma medida provisória que proporcionaria benefícios fiscais, no aumento da linha de crédito junto ao BNDES para a Odebrecht fechar negócios na África e em uma interferência na licitação para a compra de 21 navios-sonda para exploração da camada pré-sal.

Em agosto, VEJA revelou que, em suas negociações para a colaboração premiada, o ex-marqueteiro petista João Santana se dispôs a dizer aos investigadores do petrolão como os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega – Mantega foi alvo da 34ª fase da Lava Jato na última semana – haviam se encarregado de negociar o caixa paralelo na campanha de Dilma em 2014. Palocci é o personagem principal de um dos capítulos da delação de João Santana. Nele, além da “conta” que o ex-ministro detinha com empresas investigadas no petrolão, Palocci seria delatado ao lado do braço-direito Juscelino Dourado, que distribuía parte do dinheiro do caixa dois.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. alexandre coutinho pagliarini

    bravo moro! alexandre pagliarini

    Curtir

  2. Arnaldo Nogueira

    Quero ver o chefão na cadeia. Quando isso vai acontecer??

    Curtir

  3. toni bettine

    Esse Moro é de Deus. Tem a coragem e a ousadia de Abraão, Isaque e Jacó. Os advogados estão desesperados, porque estavam acostumados com juízes bunda mole.

    Curtir

  4. ROMANO PIACERE

    Nossa!…como ele está com a aparência envelhecida!
    Se Deus quiser,agora atrás das grades,vai ficar mais ainda!…

    Curtir

  5. Eramir Soares Coelho

    Coitado ! Será que lá pelo menos , servem Romanée Conti !

    Curtir

  6. Falta o patrão dele…

    Curtir

  7. Roberto Machado de Assis

    Lá ele vá papa kentinoux friexkkk

    Curtir

  8. Parabéns senhor Juiz Mora!!!O senhor é um homem de Deus!!!!Obrigada pela sua coragem e por limpar a nossa Nação destes corruptos!

    Curtir

  9. Juvenil Neves

    O cara vem de uma prefeitura do interior de SP e em pouco mais de 8 anos torna-se multimilionário, depois que entrou no governo. Interessante. Esse país é maravilhoso com essa gente. Por isso, a gana, a luta para serem eleitos ou o seu grupo assumir os governos. Os cofres dos Estados e municípios viram propriedades deles. Acorda, povo.

    Curtir

  10. carlos ramos

    Mais um companheiro no xadrez. E agora Lula, vai dizer que não sabia de nada? Tchau querido!!!!

    Curtir

  11. Januario Neto Souza Neto

    Há que surpresa! todo mundo já sabe qual a decisão do moro e, a que ele omite e prevarica quando é partido dele o PSDB.

    Curtir

  12. O petê tem medo que Temer consiga tirar o país da crise, é a turma do quanto pior melhor!

    Curtir

  13. Joari Normando

    esse porco, asqueroso e ladrão, deveria ficar enjaulado, que é a condição para um delinquente dessa espécie, que esse canalha apodreça na cadeia! na esperança que os demais em breve vão ao encontro desse pústula!

    Curtir

  14. Fábio Luís Inaimo

    Surpresa seria se Levandowisk tivesse esse tipo de atitude, surpresa seria se Toffoli tivesse essa atitude, surpresa seria se barroso tivesse essa atitude, surpresa seria se Fachin tivesse, se barroso tivesse, se Zavaski tivessem a mesma atitude, Não tem pois são todos juízes PETRALHAS !

    Curtir

  15. Fábio Luís Inaimo

    Irresponsáveis inconsequentes aqueles que defendem criminosos ladrões da democracia!

    Curtir

  16. Micky Oliver

    E o outro italiano, o Guido? Não vai voltar pra cadeia não, Moro?

    Curtir

  17. Elias Estevam

    Eu juro que vi. No carro que trazia o Sergio Moro tinha um adesivo: A serviço do PSDB.

    Curtir

  18. Fábio Luís Inaimo

    Um Juiz que se presta , é um juiz a serviço do Brasil, Moro representa esse Juiz. Levandowisk, Toffoli, Zavascki, Barroso, Fachin et catreva representam o crime organizado pelo PT.

    Curtir

  19. Elias Estevam

    Se eu fosse listar as roubalheiras da turma do PSDB esse espaço não caberia. Mas a justiça só vale para alguns. Esse país está mesmo fadado ao fracasso. A burguesia vai imperar enquanto os os mais desafortunados voltarão a ser esquecidos em suas insignificâncias. No mais eu quero é ir embora, no mais.

    Curtir

  20. Fábio Luís Inaimo

    O PSDB esteve 8 anos no poder com FHC, o PT cavocou atacou e foi contra tudo que se fazia, inclusive o plano Real, não se comprovou nada, não pegaram nada, nem com dossiês falsos nem com aloprados, nada.Agora às portas do chilindró vem com essa conversinha mole!

    Curtir

  21. Fábio Luís Inaimo

    Se a justiça valesse mesmo não teria um só politico do PT solto, só estão livres graças aos togados vermelhos da vergonha!

    Curtir

  22. E o canalha, bêbado?? qdo é que vai ser preso??? Estou achando que é mais fácil a vaca tossir, do que acontecer algo ao parasita safado. Somos um país de covardes.

    Curtir

  23. Falta o Chefão da quadrilha, o Lula, sua familia e a parte da facção criminosa ora Ministros do STF.

    Curtir