Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índio suspeito de abusar de menores na BA é preso

Por Marcela Bourroul Gonsalves

São Paulo – O índio tupinambá Fidelcino dos Santos, de 67 anos, foi preso na manhã de ontem, acusado de abusar de oito meninos e meninas da tribo, com idades que variam entre três e 11 anos. Entre as crianças está uma garota com síndrome de Down, de sete anos.

O homem vive na tribo Patiburi, localizada em Boca do Córrego, a 67 quilômetros de Belmonte (BA). Segundo a Polícia Civil, os abusos vinham sendo praticados há aproximadamente um ano e foram descobertos após a mãe de uma menina de três anos ter procurado a cacique da tribo, Maria do Carmo Querino Santos, conhecida como Kátia, para denunciar o fato. A cacique decidiu averiguar e acabou tomando conhecimento sobre outros abusos semelhantes por parte de Fidelcino, que era tido na aldeia como uma pessoa acima de qualquer suspeita.

De acordo com a titular da Delegacia Territorial de Belmonte, delegada Teronite Bezerra, ele ameaçava as vítimas com um facão e dizia que mataria os pais das crianças caso fosse denunciado. A Polícia Militar (PM) foi chamada e o criminoso, preso em flagrante, conduzido para a delegacia da cidade. De acordo com a delegada, será pedida sua transferência para Porto Seguro, por motivo de segurança.