Incêndio em boate deixa 245 mortos no Rio Grande do Sul

Outras 48 pessoas estão hospitalizadas, informou o major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello

Um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou 245 mortos na madrugada deste domingo, segundo policiais e bombeiros que estão no local. As chamas teriam começado durante um show pirotécnico, no encerramento da apresentação de uma banda. O prédio tinha grande quantidade de material de isolamento acústico, que produz fumaça tóxica em contato com o fogo.

Outras 48 pessoas recebem atendimento, esta manhã, em hospitais da região. O trabalho de rescaldo no local ainda está sendo feito. Bombeiros afirmam que a maior parte das mortes se deu por asfixia.

No momento do incêndio, por volta das 2h deste domingo, havia entre 1.000 e 2.000 pessoas na casa noturna, a maioria jovens e adolescentes. As primeiras informações são de que o cantor da banda que se apresentava na boate acendeu um sinalizador que atingiu o teto. A partir daí, o fogo se espalhou rapidamente.

Segundo o jornal local Diário de Santa Maria, acontecia na boate uma festa dos cursos de Agronomia, Veterinária, Pedagogia e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No local, também ocorria a festa de um bloco de carnaval da cidade, o Nagandaya.

Policiais, guardas municipais e militares estão no local, em um total de aproximadamente 10 forças de segurança. “Os bombeiros estão fazendo o rescaldo e procurando outras vítimas. Não podemos precisar o número exato de vítimas. A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica”, afirmou o comandante geral do Bombeiros, coronel Guido de Melo. Os corpos são levados para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, porque não há espaço suficiente no Instituto Médico Legal da cidade.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse, através do twitter, que irá a Santa Maria ainda na manhã deste domingo. ‘Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, disse o governador pelo microblog.

(Atualizado às 11h25)

(Com Estadão Conteúdo)