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Gestão Doria anuncia aumento da velocidade nas marginais 

Velocidade da faixa da direita na via local continuará a ser de 50 Km/h. As mudanças entrarão em vigor em 25 de janeiro

Por Eduardo Gonçalves
Atualizado em 21 dez 2016, 16h29 - Publicado em 20 dez 2016, 11h10

A equipe do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira que aumentará o limite de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros a partir do dia 25 de janeiro.

Conforme havia sido prometido durante a campanha, a velocidade máxima voltará a ser de 90 km/h na via expressa; 70 km/h na central e 60 km/h na local. A única diferença é que a faixa da direita da pista local terá a velocidade mantida em 50 km/h. Para veículos pesados, o limite será de 60 km/h na expressa e na central e de 50 km/h na local.

Além da mudança no limite de velocidades, o programa, batizado de Marginal Segura, prevê a implantação de dezessete lombofaixas, que são faixas de pedestres adaptadas em lombadas mais largas nas alças de acesso, e o uso de catorze radares-pistola para fiscalizar exclusivamente motociclistas.

O plano ainda abrange uma ação com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e outras secretarias para retirar ambulantes e moradores de rua das Marginais. As ações de adequação começarão a ser feitas em 2 de janeiro, no dia seguinte à posse do prefeito João Doria. O anúncio foi feito pelo futuro secretário de Transportes Sérgio Avelleda. 

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O novo secretário descartou a possibilidade de elevar o limite de velocidade de outras vias de São Paulo, que também foram alterados na gestão Fernando Haddad (PT). “Estamos eliminando todos os fatores de risco que hoje determinam os acidentes nas marginais, que são os motociclistas e os atropelamentos. A via foi projetada e tem condições geométricas para suportar essas velocidades”, disse Avelleda.

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Questionado sobre a queda no número de mortes após a redução aplicada por Haddad, o futuro presidente da CET, João Octaviano Neto, que também participava do anúncio, disse que a intenção é manter e até diminuir a ocorrência de acidentes.

De acordo com a CET, a quantidade de acidentes com vítimas caiu pela metade (52%) nas Marginais após a diminuição das velocidades. Foram 31 mortes contabilizadas de julho de 2015 a junho de 2016, ante 64 no mesmo período do ano anterior. O maior decréscimo ocorreu justamente na incidência de atropelamentos fatais, que foi de 24 para doze.

Representantes de movimentos de cicloativistas compareceram à coletiva desta terça para dizer que a medida deixará o trânsito mais inseguro para quem pedala. Os movimentos também informaram que entregaram ontem ao Ministério Público de São Paulo um documento com 300 páginas de estudos e artigos que reforçam necessidade de manutenção das velocidades nas Marginais.

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