Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-ministra é condenada a pagar 10 mil para Alexandre Frota

Ator abriu processo por danos morais após ser criticado por Eleonora Menicucci. Ex-ministra relembrou entrevista de Frota relatando um suposto estupro

A Justiça de São Paulo condenou a ex-ministra de Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci, a pagar 10 mil reais de indenização por danos morais ao ator Alexandre Frota. Eleonora chefiou a Secretaria de Política para as Mulheres no governo Dilma. Frota processou a ex-ministra após ela criticar a reunião que o ator teve com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em maio de 2016.

Na ocasião, Eleonora se referiu a Frota como “estuprador” devido a uma entrevista que o ator concedeu em um programa de TV aberta relatando, em tom de piada, o suposto estupro de uma mãe de santo. Frota disse que a mãe de santo “apagou” durante o ato. A ex-ministra disse que Frota “não só assume ter estuprado, mas faz apologia ao estupro”.

Na decisão, do dia 19 de abril, a juíza Juliana Nobre Correia escreveu que a crítica proferida pela ex-ministra só seria aceitável se tivesse relação com o episódio – no caso, a reunião de Frota com o ministro Mendonça Filho para tratar sobre um projeto relacionado à educação.

“Nota-se que a audiência com o Ministro da Educação solicitada pelo autor se fundamentou na apresentação de projeto relacionado à educação.O Ministro da Educação recebeu o requerente, cumprindo seu dever de atender qualquer do povo. Assim, como a audiência solicitada pelo requerente ao Ministro da Educação contou com tema específico – apresentação de projeto relacionado à educação, o direito de crítica da requerida deveria ser direcionado ao projeto relativo à educação – motivo da visita, mas houve derivação para a pessoa do autor”, escreveu a juíza.

"Diversidade": Mendonça com Frota

“Diversidade”: Mendonça com Frota (reprodução/Reprodução)

A juíza, então, julgou procedente e fixou pagamento de 10 mil reais com correção monetária e juros de mora a partir da data de publicação.  “No momento em que se constata que houve ataque à pessoa do requerente, com referência a situação de estupro envolvendo o autor em contexto que envolvia simples audiência aceita pelo Ministro da Educação para tratar de projeto relacionado à educação apresentado pelo autor, verifica-se a viabilidade do pleito a título de danos morais, como forma de restaurar a ordem jurídica, pois restou caracterizada situação de efetiva desvinculação da narrativa da autora em relação ao tema da visita do autor ao Ministro da Educação, de modo que nasce a possibilidade de reparação a título de danos morais”, decidiu.

Em nota publicada no Facebook, a ex-ministra afirmou que a decisão proferida pela juíza revolta todas as mulheres. “Tal sentença assinada por uma mulher, me condenando a pagar 10 mil reais com correção, revolta a todas as mulheres, pois o estupro é crime hediondo e inafiançável. Lamentavelmente a condenação não atinge só a mim, mas as mulheres que lutam há séculos contra o estupro, contra as violências de gênero e hoje em nosso pais contra as perdas de direitos que o governo golpista tem imposto, sobretudo a nós mulheres”, escreveu.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos MOraes

    10 mil é muito pouco pelo que fizeram e ainda fazem à nação! MAM

    Curtir

  2. Amilcar Carvalho

    Então mete a mão no bolso e paga a indenização com o dinheiro mamado nas tetas do governo.

    Curtir

  3. João José da Silva Neto

    Mulher sapiens!!! Kkkkk Manifestação dela totalmente fora do contesto. Tá explicado por que foi ministra da Dilmanta.

    Curtir

  4. Ronaldo Magnavacca

    Sra Eleonora, o chororô é livre. Mas tem que pagar a multa…..ao contrario do que se pensa que a julgadora iria amenizar o lado feminino, ledo engano, o juiz(a) se pauta nos dados….

    Curtir

  5. Manuel Geraldo Martins

    Se ela tivesse ganho a causa ela seria a vencedora, mas como perdeu, todas as mulheres se revoltaram. Eu não vi nem a Dilma, sua ex-chefe se revoltar porque ela vai ter que pagar ao Frota pela língua solta na hora errada. Esses populistas são assim, acham que são Deuses protegidos pelo povo pobre.

    Curtir

  6. Antonio Augusto Simoes

    Essa mulher é uma comunista sem vergonha e despudorada na vida privada. Esquerdopata, sociopata e mentirosa contumaz, como todo comunista.

    Curtir