Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estudante que criou logotipo em homenagem a Jobs nega plágio

O estudante de design de Hong Kong que criou o logotipo em homenagem a Steve Jobs que se tornou sensação na Internet negou nesta terça-feira ter copiado o trabalho de outro artista.

O logotipo de Jonathan Mak, que exibe a silhueta de Jobs como uma mordida na maçã que é o logotipo da Apple, espalhou-se pela rede após a morte do empresário, na semana passada. Mas o estudante de 19 anos deparou-se com acusações de plágio, depois que internautas afirmaram que um logotipo similar já havia sido criado por um designer britânico conhecido na rede como Raid71.

“Fiz o meu melhor para garantir que a ideia não havia sido usada antes, ao procurar por termos como ‘Apple, Steve Jobs, logo e silhueta” antes de publicar meu desenho”, disse o estudante. Ele afirmou que não conhecia o trabalho de Raid71 até ser alertado por leitores de seu blog.

“Não nego que ele tenha criado o desenho antes de mim, mas chegamos ao mesmo design de forma independente”, assinalou Mak. Os dois logotipos têm dimensões diferentes, e o designer britânico usou uma maçã preta, em vez da branca de Mak.

O estudante de Hong Kong recebeu dezenas de milhares de e-mails, comentários em seu blog e ofertas de emprego depois que publicou seu logotipo na Internet.