Enquete: Janot age certo ao pedir a saída de Gilmar do caso Eike?

Procurador-geral da República alegou que ministro tem de ser impedido porque a mulher dele, Guiomar Mendes, é sócia do escritório que defende o empresário

Na segunda-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que afaste o ministro Gilmar Mendes da função de relator do habeas corpus pedido pelo empresário Eike Batista e que anule todas as decisões tomadas por ele no processo, inclusive a que determinou a sua soltura em abril.

Janot questiona a isenção de Gilmar pelo fato de a sua esposa, Guiomar Feitosa Lima Mendes, ser sócia do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, que presta serviços a Eike em processos no âmbito cível. O empresário teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio, na Operação Eficiência, desdobramento da Operação Lava Jato no Estado, em janeiro. Ele foi solto por decisão monocrática de Gilmar em abril.

O procurador solicitou que o impedimento de Gilmar seja analisado pelo plenário do STF. Também pede que sejam ouvidos em depoimento o ministro, sua mulher, Eike e Bermudes. Agora, cabe à presidente da Corte, Cármen Lúcia, decidir quando levará o caso a julgamento.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira, Gilmar negou haver irregularidade. “O ambiente, como se percebe, está confuso. Ao que estou informado, o escritório em que ela trabalha representa Eike Batista em processos cíveis, o que não tem nada a ver com o tema colocado. Nem cogitei de impedimento até porque não havia. Eu já tinha negado habeas corpus do Eike. E ninguém lembrou que eu poderia estar impedido. Isso mostra a leviandade e o oportunismo da crítica”, disse.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. eliomar Sousa

    Gilmar Mendes Vergonha Nacional e Reinaldo Azevedo tbém

    Curtir

  2. Faço minhas as palavras de Eliomar S., para ser polida e manter um nível publicável.

    Curtir

  3. Ricardo Silva

    O JUDICIÁRIO É PODER MAIS PODRE DESTE PAÍS. TODOS ROUBAM E MUITO.

    Curtir

  4. Diogo Ribeiro Diogo

    Porque antes negou e agora acatou? Todos eles precisam serem ouvidos mesmo e o PGR está corretíssimo. As viagens à Berlim estão fazendo efeito até hoje? Com a palavra a drupa Gilmar & Guiomar!

    Curtir

  5. Gilmar deve ser investigado.

    Curtir

  6. PAUNOMOLUSCO

    Fora Gilmar, o ventríloquo do blogueiro!

    Curtir