Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enquanto país chorava, Congresso desfigurava pacote anticorrupção

Os deputados promoveram suas votações antipacote enquanto o país estava abalado com a tragédia que matou um time de futebol inteiro

O chamado pacote anticorrupção nasceu há um ano e meio. Os procuradores do Ministério Público listaram dez medidas que entendiam essenciais para apertar o cerco contra a corrupção e pediram apoio à população. Recolheram 2,4 milhões de assinaturas. O projeto chegou ao Congresso há oito meses. Passou por uma comissão da Câmara dos Deputados, onde foi depurado, com a exclusão de algumas medidas e, na madrugada de quarta-feira, precisou de poucas horas horas para ser desfigurado pelo voto dos parlamentares. Em vez de pacote anticorrupção, integrantes da base do governo e da oposição transformaram-no em uma maçaroca disforme que protege suspeitos de corrupção e amarra as mãos de quem quer pegá-los.

veja_2507

Pior do que o pacote aprovado, foi o momento escolhido para aprová-lo. Os deputados promoveram suas votações antipacote enquanto o país estava abalado com a tragédia que matou um time de futebol inteiro, a simpática, pequena e fulgurante Chapeconse, que voava para sua primeira glória internacional. Soou a milhares, talvez milhões de brasileiros, como uma provocação: esconderam-se atrás do biombo de uma tragédia para assaltar, mais uma vez, essa longa, dolorosa e antiga aspiração brasileira por uma vida pública correta e limpa. Reportagem de capa de VEJA desta semana detalha como se deu essa ação.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOSAndroid ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Boa tarde Brasil.
    No mínimo, envergonha o existir.
    A justiça de olhos cerrados, chegará á todos, de uma forma ou de outra, que ousaram atentar contra a pátria e seus cidadãos.

    Curtir

  2. Hamilton Jgs

    Esses caras não param de conspirar contra o povo. Espero que nas eleições futuras esta corja de parasitas sejam extintos através do voto. Eu faço minha parte, e mais 50 pessoas de minha familia e ciclo de amizades já concordam que votarão pela limpeza. E você ?Faça também sua parte, ´pois nós temos esta arma poderosa para acabar de vez esse bando de bandidos que na calada da noite conspiram contra o bem estar de nosso povo.

    Curtir

  3. Aires Britto numa brilhante espranação explicou que esta ex lei anticorrupção que virou pró corrupção poderá ser atacada por inconstitucionalidade pela mudança do tema e por fugir dos espírito e da essência do projeto de lei, bem como pela falta de debate dos artigos que foram enxertados e disvirtuados. Cabe ao MP entrar com ação de inconstitucionalidade ou mandado de segurança, pois feriu direito liquido e certo, enquanto o projeto ainda não virou lei

    Curtir