Enquanto país chorava, Congresso desfigurava pacote anticorrupção

Os deputados promoveram suas votações antipacote enquanto o país estava abalado com a tragédia que matou um time de futebol inteiro

O chamado pacote anticorrupção nasceu há um ano e meio. Os procuradores do Ministério Público listaram dez medidas que entendiam essenciais para apertar o cerco contra a corrupção e pediram apoio à população. Recolheram 2,4 milhões de assinaturas. O projeto chegou ao Congresso há oito meses. Passou por uma comissão da Câmara dos Deputados, onde foi depurado, com a exclusão de algumas medidas e, na madrugada de quarta-feira, precisou de poucas horas horas para ser desfigurado pelo voto dos parlamentares. Em vez de pacote anticorrupção, integrantes da base do governo e da oposição transformaram-no em uma maçaroca disforme que protege suspeitos de corrupção e amarra as mãos de quem quer pegá-los.

veja_2507

Pior do que o pacote aprovado, foi o momento escolhido para aprová-lo. Os deputados promoveram suas votações antipacote enquanto o país estava abalado com a tragédia que matou um time de futebol inteiro, a simpática, pequena e fulgurante Chapeconse, que voava para sua primeira glória internacional. Soou a milhares, talvez milhões de brasileiros, como uma provocação: esconderam-se atrás do biombo de uma tragédia para assaltar, mais uma vez, essa longa, dolorosa e antiga aspiração brasileira por uma vida pública correta e limpa. Reportagem de capa de VEJA desta semana detalha como se deu essa ação.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOSAndroid ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Vamos para as casas deles, vamos para os seus escritórios, Conwell depôs uma rainha corrupta na Inglaterra, com certeza muitos de nós brasileiros juntos podemos tirar essa corja que assalta o país de Brasília

    Curtir

  2. Magrão Forte PTralha Cadeia

    Esse Rodrigo Maia perdeu a chance de fazer história para o bem do país, por uma vaga promessa de continuar no cargo até 2018. Tomará que seus eleitores lembrem disso em 2018.

    Curtir

  3. Walter Matos de Oliveira Jr

    Talvez a maior canalhice que já vi nos meus 65 anos. Como reforço às manifestações populares, sugiro que a Veja on line publique em destaque, durante vários dias, como votou cada “excelência”, para que os eleitores não se esqueçam em 2018.

    Curtir

  4. Num ato como esse, o Congre$$o está dizendo: FECHE-ME! Esses bandidos, paradoxalmente, são os maiores agressores da Democracia.

    Curtir

  5. Marco Alves Monteiro

    Morrem 81 pessoas a cada 10 horas no país. A maioria pobre, sem fama, não dão “ibope” nos meios de comunicação e só os próximos a eles choram. Mas morrem alguns famosos em meio a alguns nem sequer bem conhecidos e isto ligado a algo icônico como o futebol e milhões de idiotas são manipulados pelos meios de comunicação e passam a mostrar como são humanitários e compassivos. Os mesmos que passam diante de pessoas abandonadas nas ruas e não fazem nada por elas e que poderiam adotar crianças órfãs, mas preferem pagar fortunas para conseguir um filho biológico.

    Curtir

  6. tem muita gente que se beneficia da corrupção. Mas este ato no dia do acidente foi uma das atitudes mais lamentaveis que já vi. Este exemplo tem que figurar nos livros de história no futuro… Uma pequena casta que legisla e governa só para ela

    Curtir

  7. Rui Telmo Fontoura Ferreira

    Prezados Senhores,
    Paz e Bem!
    “O Brasil precisa voltar a ser uma Nação!”
    Cordialmente,
    RT

    Curtir

  8. Napoleao Gomes

    Oh guilhotina, como você é justa!

    Curtir

  9. Dimitri Molotov

    Em algum momento, considerou a hipótese de que algo iria mudar? Tolinho…não representam você! Representam, sim, apenas os próprios interesses

    Curtir

  10. Antonio Manzano Filho Manzano

    OS RATOS SEMPRE FORAM COVARDES E OPORTUNISTAS. AGEM NA CALADA DA NOITE

    Curtir

  11. Luis Claudio Barcelos

    “Cheguei definitivamente a conclusão que nossos partidos políticos são verdadeiras facções criminosas homiziadas em um lugar chamado congresso nacional”.

    Curtir

  12. Escoria, pisaram em cima dos 2 milhões de assinaturas da população. Inimigos da Pátria. Que futuro terá o Brasil com essa organização criminosa que comanda o País.

    Curtir

  13. JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Todos para a rua.O preço da Cidadania é a eterna vigilância dos nossos “representantes”.A Classe Média, a “Espinha Dorsal” de uma sociedade democrática,não pode se omitir, sob pena de ser levada de roldão pelos maus políticos que manipulam facilmente os menos favorecidos socialmente(presa fácil para inescrupulosos exploradores).

    Curtir

  14. Alberto Ferreira

    VAMOS USAR AS REDES SOCIAIS PARA FAZER UMA CAMPANHA PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES:
    “VAMOS TIRAR TODOS DE LÁ” – CONGRESSO A CASA DA CORRUPÇÃO.
    VAMOS LEVAR FAIXAS PARA OS ESTÁDIO DE FUTEBOL, PANFLETAR, ETC…, PRECISAMOS NOS LIVRAR DESSA CORJA.

    Curtir

  15. Palavras do profeta Miqueias, cerca de 750 aC: “Com as mãos prontas para fazer o mal o governante exige presentes,
    o juiz aceita suborno,
    os poderosos impõem o que querem;
    todos tramam em conjunto.
    O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos.
    Agora reinará a confusão entre eles.”
    TEM ALGUMA SEMELHANÇA COM OS DIAS ATUAIS?

    Curtir

  16. Adilson Silva

    Esse Congresso, com a exceção de uns poucos, é a maior gangue de bandidos que já se viu! É a maior concentração de bandidos por metro quadrado do mundo!

    Curtir

  17. joao pereira de oliveira

    Rodrigo Maia disse que a sociedade é o que menos importa na sua declaração, vote nele?.

    Curtir

  18. housekeeping

    Luiz Nunes 01 dez 2016 – 22h43: que tal aeroporto de Brasilia?

    Curtir

  19. Jorge Afonso

    O povo exige a renúncia dessa quadrilha antes que aconteça o pior. Antes que alguém cometa uma desgraça com toda essa quadrilha reunida. É O FIM!!!

    Curtir

  20. glauco arias

    O CONGRESSO NÃO SE IMPORTA NEM UM POUCO COM OS MORTOS DA CHAPECOENSE.
    O CONGRESSO NÃO SE IMPORTA NEM UM POUCO COM OS MILHÕES DE DESEMPREGADOS, COM OS MILHÕES NAS FILAS DOS HOSPITAIS, COM OS MILHÕES QUE ESTÃO SOFRENDO OS EFEITOS DA INFLAÇÃO E DA RECESSÃO QUE ELES CRIARAM.
    O CONGRESSO NÃO SE IMPORTA COM OS MILHÕES DE ELEITORES QUE FORAM ENGANADOS QUANDO FRAUDARAM AS ELEIÇÕES.
    O CONGRESSO SÓ SE IMPORTA EM SALVAR A SI E OS MILHÕES QUE ROUBARAM DA POPULAÇÃO.

    Curtir

  21. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Sai bandidos, entra bandidos e o Brasil permanece no caos e ainda não chegou ao fundo do poço. Aliás, será que este poço tem fundo?

    Curtir

  22. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Uma pergunta: o Brasil é governado por bandidos?

    Curtir

  23. Jorge Afonso

    O POVO EXIGE A RENÚNCIA DA CORRIOLA DO CONGRESSO POR DESSERVICOS HUMILHANTES À NAÇÃO. FORA QUADRILHA ROUBALHISTA!!!!

    Curtir

  24. Ataíde Jorge de Oliveira

    RoLLePTa_RüÇÇa!

    Curtir

  25. Ana Paula De Melo

    Por que esses dois jornalistas publicam essa sandice? O pacote não foi desfigurado pro mal, leis que foram limadas são dignas de uma república bolivariana!

    Curtir

  26. Fernando Cesar Romo Rojas

    Todos os Politicos que Lutam para desfigurar , Pacote Anticorrupção estam enrolados , na Lava Jato , VERGONHA o PT Que tanto defendia a Etica na Politica e o Primeiro a Aprovar esta Sacanagem , e os outros partidos seguem a mesma linhia VERGONA , VERGONHA

    Curtir

  27. Franklin de Paula

    PSDB, PMDB, PT, PP, PDT. PC bouço, comunistas, esquerdistas, populistas, canhotos, que dizem ser da esquerda, bolivarianos, CAMBADA de PILANTRAS. SÃO SÓCIOS.

    Curtir

  28. Bando de canalhas! Canalhas! Não tenho outra palavra pra descrever o que sinto por esses corruptos. Tirando uns poucos que tem moral, o resto é um bando de sem-vergonhas. Antes tivessem eles sofrido aquele acidente de avião, não fariam a menor falta. Eis aqui uma brasileira extremamente indignada e principalmente com aquele Gilmar Mendes. Foi comprado? Está envolvido na Lava-Jato? Não basta ser honesto, tem que parecer honesto senhores senadores. Nojo de vocês.

    Curtir

  29. De volta as ruas senhores brasileiros! 04/12, domingo, vamos mostrar aos canalhas do governo quem manda neste país! #somostodosmoro

    Curtir

  30. Quantas asneiras ditas tanto pelos “jornalistas” quanto por quem comenta. Meu DEUS… o que a “VEJA” se tornou: Carta Capital???

    Curtir

  31. Boa tarde Brasil.
    No mínimo, envergonha o existir.
    A justiça de olhos cerrados, chegará á todos, de uma forma ou de outra, que ousaram atentar contra a pátria e seus cidadãos.

    Curtir

  32. Hamilton Jgs

    Esses caras não param de conspirar contra o povo. Espero que nas eleições futuras esta corja de parasitas sejam extintos através do voto. Eu faço minha parte, e mais 50 pessoas de minha familia e ciclo de amizades já concordam que votarão pela limpeza. E você ?Faça também sua parte, ´pois nós temos esta arma poderosa para acabar de vez esse bando de bandidos que na calada da noite conspiram contra o bem estar de nosso povo.

    Curtir

  33. Aires Britto numa brilhante espranação explicou que esta ex lei anticorrupção que virou pró corrupção poderá ser atacada por inconstitucionalidade pela mudança do tema e por fugir dos espírito e da essência do projeto de lei, bem como pela falta de debate dos artigos que foram enxertados e disvirtuados. Cabe ao MP entrar com ação de inconstitucionalidade ou mandado de segurança, pois feriu direito liquido e certo, enquanto o projeto ainda não virou lei

    Curtir