Encontrada caixa-preta do avião que caiu com Teori, diz FAB

Aeronáutica diz que equipamento será encaminhado ao Cenipa para investigação; força aérea havia considerado que o aparelho não existia por não ser exigido

A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em Paraty que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas. O gravador será agora encaminhado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), em Brasília, para avaliação.

“A equipe de investigadores da Aeronáutica localizou nesta sexta-feira o gravador de voz (cockpit voice recorder – CVR) da aeronave PR-SOM, acidentada em Paraty”, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB), em nota.

Na noite de quinta feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo.

Segundo a assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo de aeronave não é obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou que ele não o possuía. A inexigibilidade de caixa-preta também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Anac explica que existem dois tipos de equipamentos que integram a caixa-preta: um registra os sons na cabine e o outro, os dados de comando da aeronave. Pela legislação, o C90GT não precisaria ter nenhum desses dispositivos, mas o avião acidentado possuía o gravador de voz.

“Informamos que a aeronave PR-SOM possuía o gravador de voz, embora o equipamento não fosse obrigatório para o modelo C90GT, com operação privada”, disse a agência em nota a VEJA.

A aeronave registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada em 2006 e estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, que também morreu no acidente. Os certificados estavam em dia, conforme dados da Anac. O registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril deste ano.

O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center. De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo o mundo, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes. 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. ViP Berbigao

    kkk Mais um pouco e vão obter a confissão por parte dos destroços do avião. .. kk

    Curtir

  2. Ô Veja… Não é caixa preta é apenas um “Voice Recorder”.

    Curtir

  3. Tadeu Passarelli

    Agora VAI demorar muitíssimo para saber a verdadeira causa da queda. O avião que “voa até com um motor só” (o que é verdade) estava na aproximação final, na reta de chegada, no planeio final, poderia chegar até sem potência, ou com pouca. Saiu fumaça…

    Curtir

  4. Marco Alves Monteiro

    Realidade 1 X 0 Teorias de Conspiração. Vejam se aprendem a usar jornalismo como fonte de informações em redes sociais, seus bananas que ficam divulgando blogs sujos, mentirosos e fajutos.

    Curtir

  5. Não entendi porque o avião ficou todo destruído.
    E porque o piloto não pousou simplesmente na água. O King Air é perfeitamente capaz disso. Mistério… CENIPA queremos ver seu trabalho!

    Curtir

  6. Paulo Feitosa

    muito estranho esse acidente, ta cheirando um cala boca, muito nego graudo envolvido, lamentavel, tomara que essa geração de politicos ja morra e que os novos sejam diferentes

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    “um avião que voa com um motor só”….é para isso que servem os Bi-motores !!

    Curtir

  8. Luciano Bandeira

    Estranho ñ é mesmo ………. primeiro ñ tinha e agora aparece hehehehe , mais um pouco eles acham até o Boeing que caiu a 2 anos atrás matando mais de 200 pessoas

    Curtir

  9. Primeiro não tinha… Agora já tem…

    Curtir

  10. Rafaela de Souza

    Isso nos leva a pensar que a FAB está envolvida na queda do avião! Pelo visto tem muito a ser descoberto. Espero que as gravações da caixa preta não tenham sido editadas.

    Curtir

  11. A “ANAC” não exige que haja a caixa-preta???!!!…Mas as leis internacionais sim, ou o Brasil é auto suficiente para diagnosticar o que houve em um acidente aéreo? …Duvido …Outro que teria problemas seria o dono do avião que disseram, morreu junto, ai a “ANAC” cobraria dele, mas morreu, ou de alguém da família ou empresa se for o caso, por não ter o instrumento…Fala sério né gente…affffff

    Curtir

  12. Roberto Hoog

    Caixa preta é uma coisa, gravador é outra. Ele não possui “caixa preta”, mas possui gravador de voz.Este último disponibiliza apenas os dialogos, enquato a caixa preta registra os dados de voo e da aeronave.

    Curtir

  13. Aloisio Barros

    A Veja poderia fazer um grande favor a todos nós: ou acaba de uma vez com os comentários (não sei pra que servem afinal pois não tem interação da revista) ou elimine os comentários idiotas, babacas de uns aqui. Não falem sem saber.

    Curtir

  14. Renato Valente

    O PILOTO TINHA ANOS DE EXPERIÊNCIA NO TRAJETO SP-PARATY!! TEORI ZAVASCKI FOI ASSASSINADO!!! O BRASIL VAI ESCLARECER O ASSASSINATO DE TEORI ZAVASCKI!!!!

    Curtir

  15. Victor Porto

    Duvido que esclareçam esse “acidente”. Até hoje PC Farias, Celso Daniel, Eduardo Campos, e outros que foram claramente “queima de arquivo”, são tratados como “morte morrida”.. Esse vai ser só mais um “acidente” com muitas coincidências pra gente guardar na memória. Detalhe, no dia da morte do ministro, o PT anuncia a candidatura de São Lula à presidência em 2018.. Seria mais uma mera coincidência?

    Curtir

  16. Não tinha nada gravado em 3,2,1…

    Curtir

  17. o combinado era pra o ministro ser devorado pelo uma tubarão ou uma LULA tubarão não aparece em Paraty já LULA tem um ninho.

    Curtir

  18. Não vai dar em nada e não vai ter intervenção militar, não enquanto o General Villas Lobos estiver no comando.

    Curtir

  19. Orlando Esteves

    Sou treinado neste tipo de equipamento e atesto a confiabilidade deste avião! Todo acidente é fruto não de uma única mas de uma série de eventos , na reportagem se menciona onze acidentes com este tipo desde 2010, dois foram na mesma região, nas mesmas condições! Vamos aguardar o CENIPA! Lamento a morte do colega e de todas as vidas perdidas!

    Curtir

  20. Paulo Santos

    Esquisito esse raciocínio: vejamos, se existe a possibilidade de existir tal acessório como em um carro existem os “opcionais”. Parte-se do princípio que primeiro checa-se a informação se existe ou não tal opcional. Até para não passar uma falta de conhecimento. Era o caso de dizer: a aeronave não tem previsto tal acessório, mas dependendo de quem a adquiriu tal equipamento poderá ser colocado.

    Curtir

  21. Geroldo Zanon

    Quando abrirem a caixa preta do avião que estava o TEORI ai mesmo que o LULA VAI SER PRESO

    Curtir

  22. Osvaldo S. Ribas

    Notícia incorreta, este modelo de aeronave não possuí caixa preta, só voice recorder. (gravador de voz)

    Curtir

  23. Rosete Schumacher

    Até ontem não existia caixa preta ou coisa parecida.
    É óbvio que isto é mentira.
    Bandidos desta magnitude são experientes e não deixam pistas.
    Ou seja, são campeões em distorções.
    E quem não concordar ou não aceitar a “recompensa ” para calar…..morre.
    Simples assim.
    Qualquer pensamento fora desta linha é hipocrisia.

    Curtir

  24. Rosete Schumacher

    Até ontem não existia caixa preta ou coisa parecida.
    É óbvio que isto é mentira.
    Bandidos desta magnitude são experientes e não deixam pistas.
    Ou seja, são campeões em distorções.
    E quem não concordar ou não aceitar a “recompensa ” para calar…..morre.
    Simples assim.
    Qualquer pensamento fora desta linha é hipocrisia.
    Não, eu não disse isso anteriormente.

    Curtir