Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Encontrada caixa-preta do avião que caiu com Teori, diz FAB

Aeronáutica diz que equipamento será encaminhado ao Cenipa para investigação; força aérea havia considerado que o aparelho não existia por não ser exigido

A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em Paraty que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas. O gravador será agora encaminhado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), em Brasília, para avaliação.

“A equipe de investigadores da Aeronáutica localizou nesta sexta-feira o gravador de voz (cockpit voice recorder – CVR) da aeronave PR-SOM, acidentada em Paraty”, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB), em nota.

Na noite de quinta feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo.

Segundo a assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo de aeronave não é obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou que ele não o possuía. A inexigibilidade de caixa-preta também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Anac explica que existem dois tipos de equipamentos que integram a caixa-preta: um registra os sons na cabine e o outro, os dados de comando da aeronave. Pela legislação, o C90GT não precisaria ter nenhum desses dispositivos, mas o avião acidentado possuía o gravador de voz.

“Informamos que a aeronave PR-SOM possuía o gravador de voz, embora o equipamento não fosse obrigatório para o modelo C90GT, com operação privada”, disse a agência em nota a VEJA.

A aeronave registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada em 2006 e estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, que também morreu no acidente. Os certificados estavam em dia, conforme dados da Anac. O registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril deste ano.

O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center. De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo o mundo, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes. 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Geroldo Zanon

    Quando abrirem a caixa preta do avião que estava o TEORI ai mesmo que o LULA VAI SER PRESO

    Curtir

  2. Osvaldo S. Ribas

    Notícia incorreta, este modelo de aeronave não possuí caixa preta, só voice recorder. (gravador de voz)

    Curtir

  3. Rosete Schumacher

    Até ontem não existia caixa preta ou coisa parecida.
    É óbvio que isto é mentira.
    Bandidos desta magnitude são experientes e não deixam pistas.
    Ou seja, são campeões em distorções.
    E quem não concordar ou não aceitar a “recompensa ” para calar…..morre.
    Simples assim.
    Qualquer pensamento fora desta linha é hipocrisia.

    Curtir

  4. Rosete Schumacher

    Até ontem não existia caixa preta ou coisa parecida.
    É óbvio que isto é mentira.
    Bandidos desta magnitude são experientes e não deixam pistas.
    Ou seja, são campeões em distorções.
    E quem não concordar ou não aceitar a “recompensa ” para calar…..morre.
    Simples assim.
    Qualquer pensamento fora desta linha é hipocrisia.
    Não, eu não disse isso anteriormente.

    Curtir