Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dono da JBS gravou Temer dando aval para pagar silêncio de Cunha, diz jornal

'Tem que manter isso, viu?', teria dito o presidente ao saber de mesada para ex-presidente da Câmara, segundo jornal O Globo

Em acordo de delação premiada firmada com a Procuradoria-Geral da República, o dono da JBS Joesley Batista gravou um áudio em que o presidente Michel Temer aparece dando aval para o pagamento de uma mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo na tarde desta quarta-feira.

Segundo a reportagem, Temer teria indicado na frente de Joesley o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para solucionar um assunto da J&F (holding que controla a JBS), cujo conteúdo não foi revelado. Depois, Rocha Loures teria sido filmado recebendo uma mala com 500.000 reais enviada por Joesley.

Ainda de acordo com o jornal, o empresário teria afirmado a Temer que estava pagando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada para eles ficarem calados. Os dois estão presos — Cunha na Operação Lava Jato; e Funaro na Operação Sépsis. Diante desta afirmação, Temer teria dito: “Tem que manter isso, viu?”.

Aos procuradores, Joesley esclareceu que não foi o presidente que determinou os pagamentos a Cunha e Funaro, mas que ele tinha conhecimento do esquema, cujo objetivo era silencia-los. O áudio teria sido gravado na noite do dia 7 de março, quando Joesley se encontrou com Temer no Palácio do Jaburu. O empresário estava com um gravador no bolso.

Para fechar a delação premiada com a PGR, Joesley Batista se prontificou a entregar áudios e vídeos como prova. Outros seis executivos da empresa também participaram do acordo. Segundo o jornal, eles realizaram ações combinadas com os investigadores, que acompanharam de longe os crimes para conseguir o flagrante.

A delação premiada dos executivos da JBS está nas mãos do ministro do STF Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte — cabe a ele homologar o acordo. Na última quarta-feira, os irmãos Joesley e Wesley Batista se reuniram com o ministro para dizer que as revelações à procuradoria foram feitas por livre e espontânea vontade, conforme prevê a legislação.

 

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jorge Iório

    A oposicao esta euforica com as ultimas noticias mas, eles tambem tem telhado de vidro. Das maos de que governo que a JBS recebeu bilhoes via BNDES a ponto de se tornar uma das maiores empresas do mundo? Nao e mais nem uma questao, e uma certeza. Temos que promover uma limpeza geral ūna politica se quisermos um pais melhor para as futuras geracoes.

    Curtir

  2. Almir Bohana

    Os dois irmãos Batista não valem o chão sujo e nojento em que pisam. São tão canalhas quanto os
    políticos que se deixam corromper. E acho que todos, sejam quem for, devem pagar pelos seus
    crimes. Só uma observação. Os Batista deveriam também falar sobre os empréstimos fraudulentos
    que tomaram no BNDES e sobre medidas provisórias que beneficiaram suas empresas. E o que vai
    acontecer com eles? simples.Morar em Nova York e em uma das avenidas mais caras no mundo.
    Cínicos e canalhas de marca maior. Deveriam ser presos, e por muito tempo.

    Curtir

  3. Fernando Cesar Romo Rojas

    E Isso que e lava Jato , Parabens Tudo Politico Corrupto tem que ser Preso , E Não uma Investigação Seletiva como Prega o PT Cana para Todos LULA , AECIO, DILMA , TEMER , ETC ETC ETC TUDO LADRÃO

    Curtir

  4. kennedy matheus

    E incrível e inadmissivel que esse sujo, corrupto, ilegitimo, impopular, e muitos outros mais adjetivos que nao me cabe citar aqui continue ileso “BLINDADO” falam de Aécio, Loures,Lula,Dilma,Mantega, mas o tal de Temer continua sendo blindado por essa midia terrorista que afunda mais e mais o país, TENHO NOJO DE SER BRASILEIRO,tô pensando em mendigar na Europa a fora que deve ser melhor que morar nesse país, socorro meu Deus ,afundados no oceano da corrupçao

    Curtir

  5. Rodson Layne Luiz Barbosa

    Será que vamos ter a felicidade de ver esses bandidos disfarçados de políticos (Lula, Temer, Aécio e companhia) na cadeia!?!?!?

    Curtir