Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deltan sofre ‘retaliações indevidas’ de Lula, diz AGU

Ex-presidente acusa procurador de danos morais, baseado na entrevista na qual Dallagnol afirma que ele era o 'comandante máximo' da corrupção na Petrobras

Para a Advocacia-Geral da União (AGU), o procurador da República Deltan Dallagnol é vítima de “retaliações indevidas” por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi feita em contestação anexada ao processo movido pelo petista contra Deltan, em que Lula pede 1 milhão de reais de indenização por danos morais. O ex-presidente cita a emblemática apresentação em PowerPoint, em que o procurador o acusou de ser o “comandante máximo” do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Na avaliação da AGU, a ação de Lula pode comprometer “a independência e o funcionamento adequado do Ministério Público”, se autores de ações, como o procurador, estiverem “sujeitos a retaliações” dos acusados. Advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins afirmou, por meio de nota, que o processo movido não diz respeito à ação, “por mais estapafúrdia e frívola que seja”, mas, sim, pelas suas falas transmitidas pela televisão, em uma questão fora das suas atribuições.

Martins contesta, também, o fato de Dallagnol ser defendido pela AGU, justamente por não considerar que a acusação esteja dentro das atividades profissionais do procurador. O órgão público alega que defende Deltan a pedido dele, com base em lei que autoriza agentes da administração pública federal a contar com a defesa dos advogados da União. Para a AGU, a ação trata das atribuições de Dallagnol.

Entrevista coletiva

Outro ponto de discordância entre os advogados do ex-presidente Lula e a Advocacia-Geral da União diz respeito ao caráter da entrevista coletiva concedida pelo procurador. Para Cristiano Zanin Martins, Deltan tratou de tema “estranho” à denúncia que informava na fala aos jornalistas, enquanto a AGU alega que ele obedeceu ao princípio de publicidade da Lei de Acesso à Informação e ao regulamento do MPF, que determina aos procuradores que expliquem casos de grande alcance.

Por fim, os advogados da União alegam que a apresentação feita por ele tinha finalidade de “proporcionar explicações mais didáticas” e contestaram o valor estabelecido para a ação, considerado desproporcional e superior a casos que envolvem morte. Os defensores de Lula acreditam que o comportamento do procurador “afronta as garantias constitucionais que o Ministério Público tem o dever de defender”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Se fossemos nós, cidadãos comuns, já estávamos vendo o cão chupando manga, mas como é Lula…

    Curtir

  2. Severino de Araújo Ferreira

    Estão demorando demais prender o Lula.

    Curtir

  3. Esorso Elizabeth

    Não está preso pois não dá para aprisionar alma penada. E é bom que assim permaneça, vagando eternamente, sem apartamento, sem sítio, sem cobertura, sem tostão para sustentar seus vícios, tendo como companhia o rebotalho , a massa marginal e desprezível que amealhou.

    Curtir

  4. francisco salim alves penin

    Lula plantou pepinos. Agora, quer colher rosas…

    Curtir

  5. Carol Ximenes

    Ninguém esta acima da lei, se Dallagnol for inocente será inocentado e quem vai cair em descredito é a própria defesa de Lula. Se ele realmente não fez nada de errado, o que a AGU teme? Queria saber como uma instituição seria como a AGU se emporcalha desse jeito por um servidor sujo e partidarizado como esse.

    Curtir

  6. Uagnis Sousa

    Se a. Moda. Pega. Ninguém mais. Será condenado. Pois. Bastaria. Se. Entrar. Com. Ação. Contra. O. Juiz. Ou. Promotor. E. Tudo. Isto é. Que. Detesta. De. Golpe

    Curtir

  7. Gilmar Lopes Vieira Vieira

    É UMA PENA QUE O BRASIL NÃO É COLÔNIA DE PORTUGAL SE FOSSE ESSE MOLUSCO JÁ TINHA SIDO ENFORCADO EM PRACA PÚBLICA..

    Curtir

  8. QUANDO se tem MUITO dinheiro para gastar com advogados … QUANTOS advogados , sera , que o sr lula tem ??????

    Curtir

  9. Fernando Cesar Romo Rojas

    Nossa que Memtira , A Petrobras se AUTO ROUBO , o Dinheiro ia sozinho para as Contas dos Corruptos ,

    Curtir

  10. rodrigo ribeiro dos santos

    Não vejo a hora desse capítulo fecha na história do Brasil.

    Curtir