Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Censo 2010 já contabilizou 79% da população brasileira

O Censo 2010 já contabilizou 79% da população brasileira. Desde o dia 1º de agosto, quando começou a coleta, até a última sexta-feira, 56,6 milhões de domicílios em todo o país foram visitados. O total equivale a 151,4 milhões de brasileiros, segundo informou nesta segunda-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta dos dados prosseguirá até o próximo dia 31 de outubro. Os trabalhos contam com a participação de 190.000 recenseadores, que deverão visitar um total de 58 milhões de casas em 5.565 municípios até o fim de outubro.

A rapidez na coleta é fruto da tecnologia desenvolvida pelo IBGE para este censo, que consiste em um computador de mão. O aparelho contém não somente os questionários eletrônicos (não mais feitos em papel), mas também a lista dos endereços que o recenseador deve percorrer e um GPS, com detalhes sobre o entorno da região

Famílias menores – No primeiro balanço do Censo 2010, divulgado há um mês, o IBGE informou que, com apenas 23 dias de coleta, foi possível verificar que as famílias brasileiras estão diminuindo.

Em média, há 3,39 pessoas vivendo em cada domicílio, ante um índice de 3,79 do censo anterior, realizado em 2000. O número não é definitivo, mas confirma a tendência de estreitamento da pirâmide etária brasileira, ou seja, de diminuição da predominância dos jovens em relação ao total da população.