Caixa socorreu Odebrecht com R$ 350 mi no Itaquerão, diz jornal

Segundo a 'Folha de S. Paulo', banco estatal comprou debêntures para ajudar a empreiteira na construção do estádio

O jornal Folha de S. Paulo informou neste domingo que a Caixa socorreu a Odebrecht com 350 milhões de reais para a construção do Itaquerão, o estádio do Corinthians que foi palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o jornal, o repasse aconteceu em uma transação sigilosa por meio da compra de debêntures – títulos de crédito para a captação de recursos – emitidas pela construtora. O ex-presidente do Corinthians e atual depurado federal Andrés Sanchez (PT-SP) confirmou ao jornal o negócio, mas disse que não iria comentar.

A transação funciona como um empréstimo e a Odebrecht terá de devolver o dinheiro com juros. Contudo, não há prazo para quando a Caixa receberá de volta os recursos.

Originalmente, o plano de construção do Itaquerão previa um financiamento de 400 milhões de reais do BNDES e outros 420 milhões em créditos cedidos pela Prefeitura de São Paulo – os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs). O dinheiro do BNDES, porém, só foi liberado em março de 2014 – três meses antes do Mundial –, enquanto os CIDs atrasaram por causa de uma ação judicial. Com o rombo nas contas, veio o socorro da Caixa.

Ainda de acordo com a Folha, o então presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht atuou diretamente para conseguir o empréstimo, pressionando a Caixa a liberar o dinheiro mesmo com poucas garantias. O executivo hoje está preso em Curitiba na Operação Lava Jato.

Procuradas pelo jornal, Caixa e Odebrecht não comentaram a operação.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Tarcisio Lima

    A Caixa socorreu a Odebrecht ??!!!
    Quem precisa de socorro é o povão!!!

    Curtir

  2. Napoleao Gomes

    É preciso tirar COM URGÊNCIA o FGTS desse antro de corrupção chamado CEF!

    Curtir

  3. ISRAEL BEIGLER

    Provavelmente, em algum momento a CEF venderá estas debêntures para o fundo de pensão de seus funcionários: a FUNCEF. É por isto que, periodicamente, todos fundos de pensão m,patrocinados por estatais, quebram. E nós contribuintes iduotad bancamos o rombo com o dinheiro de nossos impostos !

    Curtir

  4. Mais um roubo na conta do LADRÃO SAFADO chamado LULA!

    Curtir

  5. cesar augusto oliveira

    Como esse estádio pertence ao governo federal, o Temer poderia realizar um leilão e construir alguns hospitais .

    Curtir

  6. Apoiadissima a ideia do Cesar Augusto. Leilão do estádio e o dinheiro transformado em pelo menos 3 grandes hospitais para o povo! Concordo também que já passou da hora de se tirar o FGTS da Caixa Econômica Federal. Tirar a chance de qualquer governo, de Direita, de Esquerda ou de Centro usar e abusar do dinheiro público através desses bancos Públicos como a CEF, o Bco do Brasil e o BNDS. Aliás, até quando teremos que seguir vendo a CEF queimar dinheiro público “dando” dinheiro para clubes de futebol? Foi realizada licitação para isso? Qual o Real Retorno sobre esse investimento? Quem vai medir? Quando? Quem avaliará os resultados? Proponho uma auditoria seria como a da KPMG por exemplo, para analisar isso. Já passou da hora de privatizarem esses bancos de mentira!!! Quero ver se a Oderbrecht não pagar esse empréstimo, se o Andrés Sanches e o Lula pagarão a conta com seus bens pessoais. Porque se isso não acontecer, eu e todo o povo brasileiro é que teremos que pagar. Até as pessoas que defendem esses bandidos pagarão a conta e ainda “morrerao” (sic) mas filas dos hospitais.

    Curtir

  7. wilson de souza lima

    Todo mundo já sabia que o Corinthians sempre teve ao seu lado o tal do apito amigo. E sabe-se agora que pôde contar também, neste e provavelmente em outros apertos, com a caneta amiga. Em prejuízo da população.

    Curtir

  8. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Divulga logo os nomes dos responsáveis para agente ficar sabendo e pedir a prisão deles, e vamos fazer leilão do estadio que é do povo brasileiro, e não de time de futebol.

    Curtir

  9. O que significa dizer que , mesmo indiretamente , o estádio foi construído com dinheiro público e assim deve sofrer uma CPI para investigar cada centavo da construção…

    Curtir

  10. Weliano Pires

    Esperaram 114 anos para ter um estádio, que pudessem chamar de seu. Quando o estádio ficou pronto, vira caso dd polícia, pois, além de ter sido construído com o dinheiro do contribuinte, ainda houve dinheiro da CAIXA para empreiteiro corrupto.

    Curtir

  11. Mais um presentinho deixado pelo PT. Paga, Brasil.

    Curtir

  12. Francisco Lemos

    Por essas e outras o Brasil e tao caro. Pagamos os juros mais caros do mundo, a gasolina (mistura de enxofre e agua) mais cara do mundo, etc…
    O Brasil e governado por gangues que se alternam no poder. O otario pagador de impostos sustenta essa mamata….

    Curtir

  13. Diego Mendes

    Por causa deste estádio o Corinthians estará com sérios problemas. Tinha o Pacaembu, agora tem uma encrenca.

    Curtir