Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Caixa socorreu Odebrecht com R$ 350 mi no Itaquerão, diz jornal

Segundo a 'Folha de S. Paulo', banco estatal comprou debêntures para ajudar a empreiteira na construção do estádio

O jornal Folha de S. Paulo informou neste domingo que a Caixa socorreu a Odebrecht com 350 milhões de reais para a construção do Itaquerão, o estádio do Corinthians que foi palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o jornal, o repasse aconteceu em uma transação sigilosa por meio da compra de debêntures – títulos de crédito para a captação de recursos – emitidas pela construtora. O ex-presidente do Corinthians e atual depurado federal Andrés Sanchez (PT-SP) confirmou ao jornal o negócio, mas disse que não iria comentar.

A transação funciona como um empréstimo e a Odebrecht terá de devolver o dinheiro com juros. Contudo, não há prazo para quando a Caixa receberá de volta os recursos.

Originalmente, o plano de construção do Itaquerão previa um financiamento de 400 milhões de reais do BNDES e outros 420 milhões em créditos cedidos pela Prefeitura de São Paulo – os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs). O dinheiro do BNDES, porém, só foi liberado em março de 2014 – três meses antes do Mundial –, enquanto os CIDs atrasaram por causa de uma ação judicial. Com o rombo nas contas, veio o socorro da Caixa.

Ainda de acordo com a Folha, o então presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht atuou diretamente para conseguir o empréstimo, pressionando a Caixa a liberar o dinheiro mesmo com poucas garantias. O executivo hoje está preso em Curitiba na Operação Lava Jato.

Procuradas pelo jornal, Caixa e Odebrecht não comentaram a operação.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Mais um presentinho deixado pelo PT. Paga, Brasil.

    Curtir

  2. Francisco Lemos

    Por essas e outras o Brasil e tao caro. Pagamos os juros mais caros do mundo, a gasolina (mistura de enxofre e agua) mais cara do mundo, etc…
    O Brasil e governado por gangues que se alternam no poder. O otario pagador de impostos sustenta essa mamata….

    Curtir

  3. Diego Mendes

    Por causa deste estádio o Corinthians estará com sérios problemas. Tinha o Pacaembu, agora tem uma encrenca.

    Curtir