Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Belém: áudio sugere doação não declarada de R$ 2,15 milhões

Ex-integrante do Sindicato das Transportadoras afirma que o dinheiro foi doado pela entidade ao prefeito e candidato à reeleição, Zenaldo Coutinho (PSDB)

O prefeito de Belém e candidato à reeleição, Zenaldo Coutinho (PSDB), teria recebido 2,15 milhões de reais do Sindicato das Transportadoras de Belém para a sua campanha, que não foram declarados à Justiça, segundo indica uma gravação entre um ex-integrante da entidade e o dono de uma fornecedora de combustíveis.

Em uma ligação telefônica, o dono da fornecedora de combustíveis Londrina Petróleo, Washington Lima, afirma a Alfred Lima (sem parentesco), ex-associado do sindicato, que soube que Zenaldo recebeu 2 milhões de reais para a campanha. Alfred responde: “Bem, aí eu não sei. Eu sei que o sindicato deu 2 milhões… 2 milhões e 150 mil”. O dono da fornecedora ainda pergunta: “Mas pra essa?” E o ex-membro responde: “Pra essa eleição para prefeito”. À Justiça Eleitoral, o candidato declarou apenas 720 122,34 reais em recursos recebidos até a publicação desta reportagem e nenhum centavo do sindicato.

Veja a gravação:

Durante a conversa, Washington afirma que “esse negócio está muito direcionado para o seu Jacó … tudo foi fácil para ele… não teve ponta lá em cima?”. O empresário se refere à facilidade com que a empresa Belém Rio Transportes, cujo proprietário é Jacob Barata, passou a operar nas linhas públicas na capital paraense nos últimos anos. Desde 2012, quando Zenaldo Coutinho assumiu a prefeitura, a participação da empresa no transporte público de Belém triplicou de 20% para 62%. Em 2014, por exemplo, quatro empresas de ônibus deixaram de operar por conta de novas exigências da prefeitura. Quase todas as linhas foram repassadas à Belém Rio.

Na sequência, Washington pergunta se o atual prefeito recebeu dinheiro para favorecer a transferência das linhas para a Belém Rio. Alfred diz não saber responder, mas que tinha conhecimento de um repasse de 2 150 000 reais para a campanha do prefeito, através do Sindicato das Transportadoras.

A assessoria de Zenaldo Coutinho nega ter recebido dinheiro do sindicato. Afirma que a gravação é antiga e que foi manipulada.

O Sindicato das Transportadoras de Belém diz que Alfred Lima é apenas um ex-associado, que nunca integrou a sua diretoria (como aparece na gravação) e também nega que tenha feito qualquer doação para o prefeito de Belém.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rogerio Araújo

    Ué cadÊ os batedores de panela de Belém que são contra a corrupção ?

    Curtir

  2. Marcos Binelli

    PSDB é a mesma farinha de saco que o PT. Dois partidos ditos ‘socialistas’, mas na verdade ajuntamentos de quadrilheiros e incompetentes que se protegiam. Agora chamar o PSDB de partido de direita, vão estudar um pouco. E outra, tem muita ‘figura’ deste partido que deve ir para trás das grades também…’Seu’ Aécio é um….

    Curtir

  3. José Carlos Pons

    E a Put……., continua

    Curtir

  4. Januario Neto Souza Neto

    Nada, roubo só acontece no PT E LULA! PSDB é o partido mais honesto dos partidos existentes no mundo.

    Curtir

  5. Fábio Luís Inaimo

    Que esta noticia já esta aqui faz uma semana só pros petralhas de plantão virem aqui vomitar suas asneiras. Em um partido descente errou tem que pagar seja quem for. Não colocar em cargos com foro privilegiado como o PT vinha fazendo.

    Curtir

  6. Marco Alves Monteiro

    Vim aqui só pra confirmar que haveria petralhinhas e mortadelas (aqueles que “não leem a Veja porque ela só publica mentiras – ESSA notícia é mentira também, mortadelas?) viriam aqui defender seus bandidos de estimação. Agora fica cada dia mais difícil os mortadelas e seus manipuladores dizerem que a Veja só publica coisas contra o PT e que a justiça não prende criminosos do PSDB e de outros partidos. Idiotas e cínicos. P.S.: Os batedores de panela de Belém estão…em Belém. E para cada crime cometido por alguém do PSDB existem 100 cometidos por PTistas. Mas onde está sua indignação contra os crimes do lula e de dilma?

    Curtir

  7. esse negocio de eu ouvi falar fala sério até eu posso ligar pra alguém e dizer que ouvi falar e gravar tudo direcionando a conversa cadê o crime nisso

    Curtir