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Por Duda Monteiro de Barros
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A estratégia por trás do vídeo viral do Magazine Luiza

Clipe postado na página do Facebook da loja de Avaré bombou - e foi feito por vendedoras que, ao contrário do que possa parecer, não brincam em serviço

Por Fernanda Bassette
Atualizado em 20 jul 2017, 14h57 - Publicado em 19 jul 2017, 17h49

Um grupo de vendedoras de uma loja da rede varejista Magazine Luiza, em Avaré, na Grande São Paulo, está divertindo a internet com vídeos amadores para anunciar promoções na loja. O mais recente deles, publicado na última sexta-feira (14), alardeava uma promoção de uma máquina de lavar roupas através de uma coreografia tosca e desajeitada parodiando o sucesso Sua Cara, das cantoras Anitta e Pabllo Vittar.

Na paródia, as vendedoras anunciam a redução no preço do produto e o parcelamento em até 15 vezes. O vídeo postado na página do Facebook da loja de Avaré viralizou e já acumula mais de 280 mil visualizações, 3,3 mil comentários e outros milhares de compartilhamentos. Se consideradas as outras páginas que compartilharam o vídeo, o número de visualizações ultrapassa 1 milhão. O sucesso foi tanto que apenas a loja de Avaré vendeu dezessete unidades da máquina de lavar no dia da promoção.

Segundo Camila Sales, vendedora especial da loja e uma das responsáveis pela elaboração dos vídeos, a unidade tem feito vários vídeos amadores desde fevereiro do ano passado. O primeiro deles, conta, foi uma paródia com a música Metralhadora, da banda Vingadora, com direito a coreografia e performance dos vendedores. O vídeo atingiu 25 mil visualizações e o número de curtidas na página da loja no Facebook saltou de cinquenta para 800 em apenas um dia.

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“No começo o pessoal tinha vergonha e medo de pagar mico. Mas a repercussão foi tão grande que continuamos fazendo. É tudo bem amador, eu gravo com meu celular, edito e jogo na rede. Mas é bem divertido”, conta Camila.

Estratégia de marketing

A realização dos vídeos publicitários amadores não é uma ação isolada e sim uma estratégia de marketing da rede Magazine Luiza como um todo e faz parte da transformação digital que a rede busca. Segundo Ilca Sierra, diretora de marketing da varejista, a rede incentiva que as todas as suas 800 lojas promovam os vídeos atraindo os clientes e premia aquelas que realizam os vídeos com maior número de visualizações. Os prêmios podem ser em dinheiro ou mercadorias.

“O Magazine Luiza sempre deu autonomia para que os seus gerentes fizessem o marketing local. A gente acredita que essa é uma ferramenta que gera empatia e proximidade com a comunidade. Estando no século 21, não dava para não incluir cada gerente nosso nas ferramentas digitais”, explica Ilca.

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Diante dessa estratégia de transformação, na metade de 2015 foi criado o programa Maga Local, que estimulou todas as lojas a criarem suas próprias fanpages dentro do Facebook para divulgação de promoções das lojas. “Criamos uma verdadeira legião de especialistas em mídias sociais. Pode deixar muito marqueteiro de cabelo em pé, mas acreditamos que essa é uma ferramenta muito poderosa para a marca”, afirmou Ilca.

Segundo Ilca, o projeto Maga Local tem feito as lojas migrarem da publicidade tradicional para os vídeos amadores. Essa autenticidade dos vídeos gera uma conexão emocional direta com o cliente. Tem cliente que vai na loja procurando um vendedor específico do vídeo. Eles estão virando celebridades locais”, afirmou. Desde o início do projeto, 94 mil vídeos já foram postados totalizando mais de 150 milhões de views, segundo a rede.

A loja em que Camila trabalha já foi premiada quatro vezes graças ao sucesso dos seus vídeos – o prêmio mais recente foi uma TV de 50 polegadas, que elas venderam e dividiram o dinheiro. “Desde o começo eu abracei a ideia e fiquei insistindo para o pessoal participar. Não acho que estamos pagando mico. Somos vendedores, dependemos da venda. A gente tem que conquistar o cliente”, afirmou Camila.

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A vendedora acredita que a performance e a coreografia das paródias seja o diferencial dos vídeos que elas fazem. “As pessoas estão cansadas da mesmice. Essa não é uma propaganda comum, é diferente, bem humorada e está funcionando”, afirmou.

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