Blogs e Colunistas

28/12/2009

às 3:23 \ socialmedia, twitter

O presente de natal do Twitter: Mixer Labs

twitter1

O Twitter revelou o seu presente natal. A rede social adquiriu a Mixer Labs, empresa criada por dois ex-funcionários do Google e especializada em um serviço popular no exterior com possibilidade de ganhar dimensões no Brasil: a geolocalização.

Mixer Labs é conhecida no mundo web pela criação do Geoapi.com, serviço que permite um desenvolvedor adicionar facilmente dados de geolocalização para qualquer aplicativo feito para celular. Logo, fica fácil entender o motivo da aquisição.

Aos poucos, o Twitter quer ampliar fronteiras do acesso ao computador e criar a possibilidade de inserir em sua rede um serviço que localize geograficamente pessoas que produzam mensagens na rede de até 140 caracteres. Ou seja, qualquer internauta cadastrado na ferramenta teria a condição de visualizar de onde os internautas tuitam.

O plano do uso da geolocalização é um sonho dos fundadores do Twitter. Desde agosto, Biz Stone demonstra a intenção de ter um recurso oficial de rastreamento, funcionalidade já popular com os norte-americanos que possuem BlackBerry e acessam o Twitter pelo UbertTwitter, serviço de produção e visualização de mensagens de seus amigos.

No Brasil, o uso cada vez mais comum da geolocalização pode ser reflexo no futuro do que será o acesso móvel à internet. Segundo dados do IBGE, apenas 5% dos 170 milhões de telefones celulares têm acesso a internet. A massificação da tecnologia 3G, que chegou ao mercado nacional há alguns anos, auxilia no discurso de que o celular pode ser o maior meio de acesso à internet no país.

Os termos financeiros do acordo entre Twitter e Mixer Labs ainda não foram divulgados, mas trata-se da primeira iniciativa do Twitter após descobrir que terminará 2009 no lucro. Segundo reportagem da Bloomberg, os acordos feitos com Google e Bing para indexação de conteúdo do Twitter nos sites de busca geraram aproximadamente 50 milhões de reais. É a revalorização da pesquisa em tempo real.

Foto: Jez.

Veja também
Três temas que movimentaram a web em 2009

Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

3 Comentários

  1. Lígia

    -

    28/12/2009 às 16:40

    Nossa cada vez mais ultrapassando barreiras e andando mais rápido! Daqui a pouco tecnologia de ponta será a privacidade!


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados