Blogs e Colunistas

29/08/2010

às 12:00 \ dica, socialmedia, twitter

Descubra o endereço original de um link encurtado

A febre de microblogs como o Twitter reanimou um serviço que estava encostado nos porões virtuais: os encurtadores de links. É fácil entender por que isso aconteceu. Com a popularização da rede de 140 caracteres, enxugar caracteres na mensagem a ser enviada se tornou essencial – e as extensas URLs jogavam contra essa lógica.

Se facilitam a vida do usuário, os encurtadores adicionam um problema à vida deles: uma vez que o novo código com a URL encurtada substitui a URL original, não é mais possível ler o endereço expresso no link – para onde seremos enviados ao clicar sobre ele. Ou seja, não é mais possível ter nenhuma pista sobre o responsável pelo link. É um prato cheio aos piratas virtuais, que distribuem na rede sites e links mal intencionados que podem infectar o seu computador ou mesmo celular.

Alguns serviços partiram para o contra-ataque, com o objetivo de afastar o usuário de terrenos virtuais perigosos. É o caso do URL X-ray. A partir do endereço encurtado, o site permite visualizar antecipadamente o endereço original para onde o usuário será levado.

O seu uso é simples: copie o link encurtado, cole-o no site e aperte o botão “X-Ray”. Em resposta, você verá uma imagem semelhante à exibida abaixo.  É uma forma de saber previamente se o destino merece ou não ser visitado.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

4 Comentários

  1. Fábio Martin Herenyi

    -

    29/08/2010 às 23:48

    A Revista Veja sempre nos trazendo informações relevantes.
    Parabéns Revista Veja.

  2. Paulo Amato - SP

    -

    29/08/2010 às 18:52

    Preferimos uma solução de gerenciamento e monitoramento remoto mais completa como o LanEmpresa por exemplo, ele inventaria e monitora tudo na rede: sites e programas acessados, redes sociais, impressões, históricos de inventário, captura teclas digitadas, bate-papos, telas, orkut, msn, twitter, emails trocados, câmeras, fotos; enfim, rastreia, gerencia, audita, bloqueia e faz o monitoramento completo em tempo real de tudo que é acessado na empresa, bem mais simples e funcional!

  3. Renan Zacarias

    -

    29/08/2010 às 18:52

    mesmo assim…fica mais fácil visitar a página e depois fechá-la se não for interessante.

  4. Hugo

    -

    29/08/2010 às 15:19

    Outro serviço semelhante:
    http://www.untiny.com/

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados