Blogs e Colunistas

13/12/2011

às 12:54 \ twitter

Com novo visual, Twitter quer ser a grande ágora da web

Recentemente, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter e atual CEO da companhia, convidou a imprensa para apresentar uma série de novidades do serviço. Entre as inovações reveladas – como a instalação dos 700 funcionários da empresa em um novo escritório, em São Francisco –, o destaque foi a nova interface do microblog, já disponível para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS e, nas próximas semanas, para usuários que acessam a plataforma na web. O projeto valoriza a essência do microblog: compartilhamento e discussão de histórias.

Leia também: Descubra o melhor horário para ‘tuitar’

A nova interface (imagem acima) se resume a três grandes áreas: Início (página principal com mensagens de seguidores), Conectar (onde estão os conteúdos que citam o perfil do usuário) e Descobrir (que apresenta a cadastrados os temas mais populares). Segundo Ryan Server, diretor de plataformas da empresa, as alterações oferecem uma navegação mais simples e, ao mesmo tempo, mais rica. “Em um mundo onde o Facebook e o Google estão competindo em recursos, o Twitter tem que se concentrar em ser simples”, afirma.

De fato, o microblog cumpriu o objetivo. Ao renovar sua página, conseguiu agregar, na seção Descobrir, informações suficientes para esclarecer os temas em pauta na rede  – passo crucial para que o microblog se mantenha dinâmico. A empresa quer acabar com a pecha de que ajuda apenas a construiur “monólogos” na rede, uma espécie de palco virtual para surdos. O recurso é a isca para convidar seu fiel escudeiro, o usuário, a intensificar sua atividade.

Para dar mais credibilidade aos tópicos mais comentados, conhecidos como Trending Topics, o Twitter se apoia em informações publicadas em blogs e sites de notícia de credibilidade. Com ajuda deles, indica os conteúdos mais propagados na rede. É a tentativa de assumir o posto de “grande praça da web”, por onde circulam todos os assuntos relevantes da internet graças à agilidade de clicar de seus usuários. É o boca a boca moderno.

Se a rede for bem-sucedida, pode atrair mais anunciantes e, consequentemente, investimentos. Pelo jeito, a tática pode dar certo.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

3 Comentários

  1. Rogger

    -

    05/01/2012 às 22:41

    eu já consegui usar esse novo twitter, pesquisando no google “twitter for iphone”. só que não fica definitivo ainda. mas enfim… essas poucas vezes que usei achei muito bom! mais interativo, aparecem algumas notícias relacionadas aos TTs. além do visual ser aconchegante, ele é semelhante ora pra iphone, ora pra android ou web. muito bom, tá de parabéns o twitter!

  2. Claudio Lazzarini

    -

    13/12/2011 às 21:32

    Tudo que vem para melhorar,sera bem vndo,espero que tenha sucesso,parabens !!

  3. Josemar Silva

    -

    13/12/2011 às 15:08

    Eu quero logo o novo twitter. Ahhh
    Tomara que as semanas passem mais rápido.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados