Blogs e Colunistas

13/06/2011

às 16:06 \ facebook, pesquisa

Facebook perde usuários nos EUA, mas dispara no Brasil

O Facebook é pródigo em números impressionantes. São mais de 600 milhões de cadastrados e cerca de 680 milhões de visitantes únicos por mês. Nesta segunda-feira, contudo, surgiu uma informação curiosa acerca da rede social de Mark Zuckerberg. Segundo levantamento realizado pelo Inside Facebook – blog que não possui laços oficiais com a rede –, pela primeira vez, o site registrou uma redução no número de visitantes nos Estados Unidos e no Canadá.

O site teria perdido seis milhões de visitantes (cadastrados ou não) entre os americanos, caindo de 155 milhões para 149 milhões entre a primeira semana de maio e a primeira de junho. No Canadá, a sangria foi de 1,5 milhão de visitantes.

Simultaneamente, o Facebook cresce em outras nações – com destaque para o Brasil, mais uma vez. O país registrou 19 milhões de visitantes na primeira semana de junho, crescimento de 10% em relação ao mês anterior. Depois, aparecem México (7,6%), Tailândia (7,1%), Índia (6,7%) e Colômbia (6,4%). Confira o infográfico abaixo.

Alguns analistas apostam que a explicação dos fenômenos é simples: a rede social já atingiu seu limite nos mercados desenvolvidos, onde suas operações são mais antigas, e avança rapidamente entre aqueles em desenvolvimento, desbravados depois. Há quem diga ainda que o retrocesso nos EUA e no Canadá reflete as questões enfrentadas pelo Facebook sobre privacidade.

Reforça essa tese parte dos comentários publicados no CNET (em inglês), importante site americano focado em tecnologia. Os usuários dizem que, de fato, deixaram a rede devido às repentinas mudanças nas configurações pessoais.

Confira os países que registraram o maior avanço do Facebook em junho:

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

4 Comentários

  1. Wilhelm

    -

    18/06/2011 às 11:25

    Mas esse gráfico está nota 10!

  2. felipe

    -

    14/06/2011 às 9:54

    Mais uma vez vemos que os brasileiros, estão mais preocupados com redes sociais do que com bons livros, uma boa música ou uma boa notícia. Bem se tratando de coisas supérfluas o nosso país bate o recorde mais que desgosto.

  3. Alziro Ribeiro da Silva

    -

    13/06/2011 às 19:35

    Tenho usado mais o facebook e msn, orkut um pouco menos..

  4. Leandro

    -

    13/06/2011 às 19:32

    Parabéns pra quem fez esse gráfico heim?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados