O Orkut imita o Facebook. E vice-versa

Orkut terá compra e venda de bens virtuais. E fica parecido com Facebook
Nos últimos meses, Orkut e Facebook vem travando uma batalha inusitada: a de copiar um ao outro. Assim, os adversários emulam modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos usuários do oponente. Foi assim com o recente lançamento da ferramenta de grupos do Facebook; foi assim também com a valorização dos “aplicativos sociais”, como Colheita Feliz, no site do Google.
Preocupado com o crescimento vertiginoso do Facebook no país, o Orkut voltou a atacar. Desta vez, anunciou um precioso recurso que dará sobrevida aos desenvolvedores de aplicativos sociais. Serviços atrelados ao site terão agora compra e venda de bens virtuais. Nesta operação, todos saem ganhando: o desenvolvedor, que criou um produto; o cadastrado, que irá desfrutar de novos objetos para inserir em seu game; e, claro, o próprio Google.
Na prática, o mecanismo permite comprar produtos para aperfeiçoar a atividade on-line dos cadastrados. No Facebook, o modelo é muito usado por jogadores do Farmville, game em que o usuário administra uma fazenda. Nele, é possível comprar árvores, sementes, animais e outros itens que o diferenciam dos demais jogadores. Tanto no caso do Orkut quanto no do Facebook, o pagamento pode ser feito via boleto bancário e cartão de crédito. Segundo o Google, os desenvolvedores ficam com 90% do valor das transações. O gigante de buscas leva o restante.
A estratégia evidencia o rumo que o Orkut começa a tomar. Em agosto, a rede social fez mudanças em suas páginas para dar visibilidade aos aplicativos sociais. No mesmo mês, adquiriu por 70 milhões de dólares a Jambool, empresa de pagamentos on-line para games. O fruto dessa estratégia foi anunciado na edição brasileira do Developer’s Day 2010, encontro anual de desenvolvedores e entusiastas de novas tecnologias que discute a possibilidade de criar recursos a partir de serviços criados pelo Google. Difícil acreditar que tenha sido coincidência…
Leia também
O presente do Facebook impressiona. E o futuro?


Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda
Governistas devem convocar Perillo e já admitem expor Agnelo
Eduardo Saverin, o brasileiro do Facebook, conta sua história
Webber herda pole de Schumacher em Mônaco; Massa é o sétimo
Moda: segunda geração




Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
10 Comentários
Antonio
-07/05/2011 às 19:15
Fulano, concordo totalmente.
ps: Guaraná Jesus é da Coca-Cola.
fulano
-13/12/2010 às 17:29
Achar que o Facebook está copiando o Orkut é o mesmo que acreditar em conto-de-fadas, e o artigo falha em deixar claro o que é que está sendo copiado aí. O recurso de grupos é igual ao recurso de listas que o Facebook já tinha; é um pecado de redundância, não de copiar um concorrente.
Chamar o Orkut de “concorrente” do Orkut é até um elogio. Facebook tem aproximadamente 10 vezes mais usuários ativos do que o Orkut, e sabe que vai engolir a mídia social online do Brasil em breve sem ter de fazer muito esforço. Facebook já sabe que é o site de mídia social número 1 nos mercados em que pode faturar mais; eles estão mais interessados em adicionar novos recursos que extendem suas capacidades e atropelam plataformas de terceiros (como o Places fazendo o que o FourSquare fazia) do que ficar atacando nichos de mercado que já tem seu “equivalente”.
Assim como a Coca-cola não liga pra quem toma e prefere Guaraná Jesus, o Facebook não se importa com Orkut.
Yzadora
-05/12/2010 às 15:06
Eu uso tanto o Orkut quanto o Facebook, mas o Facebook é meu favorito, sem dúvida!
Daniela
-31/10/2010 às 21:02
Orkut em breve vai ser que nem o ICQ: ninguém mais lembra dele depois do MSN…
Giancarlo Biagini
-31/10/2010 às 18:05
Orkut já deu. Já passou a novidade. Já foi aquela sensação legal de encontrar quem há muito você não via. Facebook é a evolução, são os contatos mais próximos. Informação/Diversão. Orkut virou pornografia e discussão. Facebook é alto nível. Até quando todos do orkut estiverem nele. Aí inventarão outra rede social.
@MarcioLuisBR
-31/10/2010 às 16:09
Já faz um certo tempo que o Orkut vem me cansando.
Tenho preferido o Facebook, por achá-lo mais prático.
Luiz Henrique Moreira Souza
-31/10/2010 às 15:12
O Google faz de tudo pra melhorar, mas pelo fato da maioria dos usuários não saberem usarem usar ou localizar determinada função ou serviço, massacram o Orkut. O facebook já que é uma coisa nova e soar Gringo, todos estão migrando. Independente dos ataques.. Mas uma coisa não muda, a maioria dos usuários brasileiros usam o orkut, e usam o orkut com referencia..
Regis Alves
-30/10/2010 às 20:10
Orkut não voltou a atacar. Está parado e adora ficar parado. Muda, fica uma porcaria, todo mundo reclama e continua parado. Adoraria ver o orkut atacando.