Blogs e Colunistas

06/12/2011

às 12:05 \ facebook

Facebook volta a investir na geolocalização

Nesta segunda-feira, o Facebook deu um passo que mostra que o serviço quer ser mais do que uma rede social: contratou os principais executivos e funcionários do Gowalla, serviço virtual baseado em geolocalização. A negociação decreta o fim do Gowalla. Com a compra, o site de Mark Zuckerberg agrega inteligência: seu objetivo é ressuscitar o Places, um dos maiores fracassos da história da rede social. De quebra, abre uma nova batalha no mundo dos negócios – desta vez, contra o Foursquare.

Leia também: Nos EUA, Facebook sofre seu mais duro revés

O Facebook recrutou os fundadores do Gowalla, Josh Williams e Scott Raymond, além de alguns funcionários de ponta equipe – o produto criado ou até mesmo o banco de dados dos usuários do site não entraram no acordo. Todos integrarão, a partir de janeiro, o QG do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia.

É aí que o Places entra em cena. Lançado em agosto de 2010, o recurso não ganhou apelo popular e foi descontinuado em setembro. Perdeu espaço para seu rival, o Foursquare, que já superou a marca de 10 milhões de cadastrados. Agora, com a inteligência do Gowalla a seu lado, o Facebook pode tentar dar o troco.

A recente aquisição do Facebook segere ainda que outro plano da rede social está em curso: a construção do próprio telefone celular. Para uma empresa que já detém o maior acervo de histórias entre seres humanos na internet, acrescentar a localização geográfica é um incremento importante; dar a chance aos usuários de fazer isso a partir de um celular, um dispositivo móvel por excelência, é um passo lógico.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados