Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filme ‘Borg vs McEnroe’ esquenta quadra de tênis

Com Shia LaBeouf, produção acompanha embate que marcou a história do esporte

A silenciosa e aparentemente fria quadra de tênis ganhou a temperatura de uma ensaiada luta de gladiadores no filme Borg vs McEnroe, em cartaz no Brasil. Ponto para o cineasta dinamarquês Janus Metz, que pegou uma das histórias mais marcantes do esporte e conseguiu ampliar a narrativa, entrando na intimidade dos jogadores, ao mesmo tempo em que filmou com vigor a encenação da final de 1980 no torneio de Wimbledon.

No evento, o sueco Björn Borg, quatro vezes campeão e número 1 do mundo, encara o nova-iorquino John McEnroe, um esquentado rapaz que busca seu primeiro título no campeonato e também a promoção de segundo para melhor do mundo. O quarto set do jogo é de tirar o fôlego até de quem nada manja de tênis.

Na ficção, Sverrir Gudnason dá vida ao frio Borg, que vive um radical rito de passagem entre a adolescência e a vida adulta. Irritadiço e de uma família humilde, o rapaz precisa aprender a conter suas emoções à flor da pele para encontrar um lugar no esporte, que não só demanda autocontrole, mas é também destinado a um determinado padrão social de comportamento – como deixa claro o primeiro clube onde ele treina na Suécia.

Já McEnroe serve com perfeição no rebelde Shia LaBeouf. O ator-problema de Hollywood dá ao esportista os nervos que fizeram dele um prato saboroso para a mídia da época. Em um caminho contrário ao do rival, McEnroe se mostra um garoto calmo e controlado na infância, conduta que muda com a insistente cobrança dos pais para que ele seja o melhor. A força emocional então é medida com a mesma relevância que o poder dos braços dos atletas — fator decisivo para o resultado daquele jogo, e de outros que aconteceriam entre eles.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s