Fernanda Furquim Nova Temporada

Nova Temporada

Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

sobre

Formada em Comunicação pela ULBRA, é jornalista e pesquisadora de séries de TV. Dentro deste tema, publicou o fanzine TV Land entre 1995 e 1997; a revista TV Séries entre 1997 e 2001 (que gerou um blog entre 2006 e 2010), e os livros Sitcom: Definição e História (2001) e As Maravilhosas Mulheres das Séries de TV (2008). Ministrou oficinas livres sobre a história da TV e das séries americanas.

As 10 Melhores Séries de 2010

Por: Fernanda Furquim

Ver comentários (127)

Mad Men (Foto AMC/Arquivo)

Todo final de ano são publicadas listas dos 10 melhores disso ou daquilo. Com o universo das séries não é diferente. Publicações americanas começam a listar as dez mais do ano contando com a opinião de seus críticos e de jornalistas que acompanham a programação de TV.

Para a revista Time, por exemplo, a lista publicada no dia 9 de dezembro elege “Breaking Bad”, “Mad Men”, “Parks and Recreation”, “Louie”, “Boardwalk Empire”, “Party Down”, “The Pacific” (minissérie), “The Good Wife”, “Rubicon” e “Terriers”, as duas últimas já canceladas.

Para a revista TV Guide, a lista é composta de 15 séries: “Mad Men”, “The Good Wife”, “Justified”, “Boardwalk Empire”, “Glee”, “Breaking Bad”, “Modern Family”, “Havaí 5-0″ (remake), “The Walking Dead”, “Community”, “Damages”, “Parks and Recreation”, “Terriers”, “Nikita” e “The Big C”.

Muitas publicações ainda não divulgaram suas listas, mas aqui vocês podem encontrar o Top 10 do AFI. Abaixo está ‘minha listinha’ de Top 10, com base na proposta e no desenvolvimento de conteúdo das séries.

1. Mad Men: trata-se de uma produção que consegue permanecer fiel à sua proposta e desenvolver seu conteúdo, apresentando questões pessoais e sociais que não ficam presas ou à mercê da vontade do público. Algo cada vez mais raro na TV que está levando até a produção a cabo a buscar as satisfações da audiência.

A maioria das séries tem um tempo de vida médio de cinco anos. Muitas são criadas com esse propósito. “Mad Men” também foi concebida para ter cinco anos, mas seu criador já avisou que está preparado para manter a história por seis temporadas, se necessário. A tendência de uma produção que chega ao quarto ano é perder o ritmo e declinar, trazendo falhas aqui e ali em seu desenvolvimento. Mas “Mad Men” vem crescendo e se consolidando a cada ano.

Atendo-se a um desenvolvimento interno dos personagens, eles se movimentam na trama, surpreendendo e mudando o rumo de suas vidas, de acordo com a época em que vivem. Nesta quarta temporada, temos a nova fase da vida de Don Draper. Profissionalmente bem sucedido, mas vivendo um caos pessoal. Porém, quando todos pensam que ele vai continuar caindo, Don toma uma decisão que promove uma reviravolta na sua vida. A pergunta que fica é: ele manterá um padrão de comportamento ou terá de fato mudado?

Em contrapartida, Betty continua caindo. Sua situação está longe de ser resolvida, já que ela ainda não olhou para si. Continua preocupada em manter as aparências como seu estilo de vida, construindo uma existência de acordo com os padrões da sociedade. O movimento que esta personagem faz na história retrata a revolução feminina do período, sem contundo levantar ‘a bandeira’.

A série é exibida nos EUA pelo AMC e no Brasil pela HBO. A quarta temporada já está disponível em DVD no mercado americano.

Breaking Bad (Foto AMC/Arquivo)

2. Breaking Bad: esta é uma produção que levei tempo para começar a assistir. Mas depois que se começa, não se consegue mais parar. O que mais chama a atenção, além da própria história, é a energia dos atores. Muitas são as séries que trazem um ótimo argumento e personagens, mas seus atores oferecem o mesmo nível de interpretação, prejudicando a evolução dos personagens e da história. Com isso, aqueles personagens que têm personalidades mais fortes ficam no mesmo nível daqueles que são mais fracos. Muitas vezes, para resolver isso, apela-se para a caricatura ou representação de um tipo. É necessário que cada ator encontre sua própria energia e a nivele às características de seu personagem, sem ignorar suas nuances. É o que acontece aqui.

Como se não bastasse, o desenvolvimento da história é excelente: um sujeito pacato que descobre ter câncer passa a se comportar como a própria doença ao destruir tudo que está ao seu redor. A montanha russa em que vive atinge sua família e seus amigos, que reagem a seu comportamento. Alguns o seguem, outros tentam resistir à sua força. Cada personagem é uma ‘célula’ que Walter vai destruindo conforme sua situação vai se deteriorando.  Interpretações e histórias são brindadas com uma belíssima fotografia.

A série é exibida nos EUA pelo AMC e no Brasil pelo AXN. A terceira temporada já está disponível em DVD no mercado americano.

Treme (Foto HBO/Arquivo)

3. Treme: será que sou a única que gostou dessa série? Não vejo críticos listarem essa produção em seus comentários sobre as melhores do ano. David Simon não consegue criar uma série ruim, mas nenhuma delas foi popular. “Homicide: Life on the Streets” foi subjugada por “Nova Iorque Contra o Crime”, série que conquistou público e crítica; “The Wire” passou despercebida pelo grande público, que na mesma época acompanhava “A Família Soprano”. E agora “Treme”, que está sendo ignorada até pela crítica.

É uma produção que traz um belo grupo de personagens, muito bem definidos. Cada um tem seus problemas e cada um segue suas próprias vontades, mas todos estão interligados pela mesma tragédia: a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans. Tentando refazer suas vidas, cada um reagindo ao seu modo, eles são pressionados pela força de uma cultura que domina o ambiente.

Sem exageros ou melodramas, a série conseguiu estabelecer em sua primeira temporada um universo rico, cheio de possibilidades, tal qual as produções anteriores de Simon.

A série é exibida nos EUA e no Brasil pela HBO. A primeira temporada já está disponível em DVD no mercado americano.

Rubicon (Foto AMC/Arquivo)

4. Rubicon: esta foi outra série que demorei para conferir. Tal qual sua narrativa, levei tempo para penetrar no universo proposto. Mas desde o primeiro episódio, os personagens e as situações que viviam seduziram.

Seu cancelamento, embora previsto, entristece. Nem tanto pela produção em si, que mostrou a que veio e teve uma conclusão, mas pelo fato de que o canal AMC provou que nem ele está disposto a investir em um segmento que prefere o tipo de conteúdo e narrativa apresentados na série.

“Rubicon” foi um oásis em meio aos blockbusters de espionagem, que seduzia por seu tom intimista com um tema que normalmente apela para situações explosivas e, muitas vezes, burras. Comentários sobre a série aqui.

A série foi exibida nos EUA pelo AMC e estreia no Brasil em 2011 pelo canal I.Sat. “Rubicon” está disponível em video-on-demand no mercado americano.

Men of a Certain Age (Foto TNT/Arquivo)

5. Men of a Certain Age: essa estreou nos EUA na virada de 2009, tendo poucos episódios exibidos em 2010, chegando ao Brasil ao longo do ano. A segunda temporada recém estreou na TV americana. O que mais chama a atenção é o fato de que, apesar de explorar o universo masculino, não utiliza uma linguagem que retrata um comportamento de aparências.

A série penetra no íntimo de três personagens que vivem a crise da meia idade. Sem verbalizar ou ‘tentar discutir a relação’ eles revelam sua intimidade diante do público. Medos, anseios, sonhos, desejos e formas de pensar ou julgar situações e pessoas são passadas para o público de forma simples, mas sincera, que atinge seu objetivo muito mais profundamente que  qualquer melodrama.

Delicada e sem exageros, a série define personagens e situações que poderiam facilmente cair no clichê, mas escapa deles por conseguir explorar a realidade na qual cada um deles vive.

Recusada pela HBO, a série foi parar na TNT, que geralmente busca por produções de aventura, processuais ou mesmo dramáticas mas com desenvolvimento superficial. Comentários sobre “Men of a Certain Age” aqui.

A série é exibida nos EUA pela TNT e no Brasil pela Warner. A primeira temporada já está disponível em DVD no mercado americano.

Justified (Foto FX/Arquivo)

6. Justified: esta é outra produção que surpreendeu. Anunciada como um faroeste moderno, ela vai além do ambiente no qual está inserida. Trabalhando a relação entre justiça, tradições e religião, a história introduz personagens que, muitas vezes, parecem não ter muita importância na trama, mas seus desenvolvimentos revelam ramificações e interesses pessoais que os transformam em parte essencial para o conjunto da obra.

A trama também é aparentemente simples mas, no decorrer dos episódios, percebe-se que ela está apoiada a um enrraizamento cultural, que leva as histórias a um outro caminho com um significado muito mais profundo.

Excelentes personagens, muito bem introduzidos e desenvolvidos nessa primeira temporada.

A série é exibida nos EUA pelo canal FX e no Brasil pelo Space.

Downton Abbey (Foto ITV/Arquivo)

7. Downton Abbey: esta é uma produção inglesa que também trabalha com os aspectos culturais de uma época. De forma delicada, sem exageros, vemos os personagens se desenvolverem e se definirem ao longo de comportamentos corriqueiros. Personalidades são apresentadas de forma sutil, muitas vezes restritas a um comentário, um gesto ou um olhar.

A série segue a narrativa de “Assassinato em Gosford Park”, mas sem o crime. Temos aqui a relação patrões e empregados dentro de uma mansão inglesa no final da década de 1910. Mantendo reminiscências da relação que existia entre proprietário e escravo, a forma de se colocarem no mundo começa a se alterar quando chegam ao local pessoas vindas de fora, trazendo novas ideias e comportamentos.

A influência é percebida  entre os empregados e patrões. Assim, tentando equilibrar suas vontades e sonhos com as imposições de uma sociedade que cobra um comportamento exemplar, os personagens vão se transformando lentamente. O elenco conta com a presença de Maggie Smith, como sempre, impagável.

A série é exibida na Inglaterra pelo canal ITV. A primeira temporada já está disponível em DVD nos mercados americano e inglês.

Wallander (Foto BBC/Arquivo)

8. Wallander: só três episódios da segunda temporada da produção inglesa em 2010, mas tal qual a primeira, marcantes. Mantendo o contraste de um belo visual com o a crueza do comportamento humano, a temporada desenvolveu ainda mais a situação de Wallander em seu trabalho e na relação com o pai, que sofre do Mal de Alzheimer.

As angústias do personagem não são consequências de um trauma sofrido na infância ou no passado recente. Elas são inerentes à sua natureza humana, mais sensível e desorganizada, levando-o a um conflito social e pessoal. Sem conseguir lidar com o ambiente em que vive, Wallander se fecha, se torna introspectivo, tratando a todos com mau humor ou impaciência, ao mesmo tempo em que parece estar resignado com o fato de que jamais conseguirá mudar.

A forma como Kenneth Branagh conduz essas nuances do personagem dão o tom da série e determinam o desenvolvimento de seu conteúdo. Nessa segunda temporada, ele mergulha ainda mais em seus conflitos e neuroses, que agora não estão restritas à relação com o pai, mas também com a filha, que começa a dar um rumo para sua vida.

A série é exibida na Inglaterra pelo canal BBC. A primeira temporada foi disponiblizada em DVD no Brasil. A segunda já foi lançada nos mercados americano e inglês.

The Good Wife (Foto CBS/Arquivo)

9. The Good Wife: quando começou parecia ser mais uma produção jurídica apoiada em debates entre advogados e promotores. Mas a trama que se desenvolve como pano de fundo tem conseguido explorar o potencial da série e de seus personagens, apoiada por um ótimo elenco.

Intimista e consistente, a narrativa conseguiu se desprender do escândalo que deu início à série, mostrando que por trás do fato existem muitas histórias e ramificações. Com isso, a história conseguiu ultrapassar os limites da narrativa processual, apresentando ao público uma trama de articulações políticas que questiona o comportamento ético de candidatos a cargos públicos. Em meio a esse universo, existe uma mulher que tenta se manter ilesa dos atos de terceiros. Assim, a série deixa de lado a ideia de que se trata apenas de uma série sobre uma mulher traída que precisa refazer sua vida.

A série é exibida nos EUA pela CBS e no Brasil pelo canal Universal. A primeira temporada será lançada em DVD no mercado brasileiro em abril.

Boardwalk Empire (Foto HBO/Arquivo)

10. Boardwalk Empire: apesar de achar que a série ainda não conseguiu atingir seu potencial nessa primeira temporada, ela teve um desempenho muito bom. Os primeiros episódios serviram apenas para apresentar os personagens com seus históricos e seus objetivos dentro da trama, situando o ambiente e a época. Dentro dessa visão, a série ofereceu um ótimo roteiro que conseguiu fazer um bom cruzamento entre as histórias de diversos personagens ficcionais com um ambiente e situações  históricas e pessoas reais. Caberá à segunda temporada dar a ‘partida’ no desenvolvimento da trama proposta.

O que me incomodou nessa primeira temporada foram as atuações de alguns atores que, em minha opinião, ainda não mergulharam nos conflitos internos de seus respectivos personagens. Mantendo um distanciamento seguro, eles atuam em um nível racional. Precisariam tomar para si as dores, angústias e solidão daqueles a quem interpretam, adotando uma atuação mais orgânica. Coadjuvantes como Aleksa Palladino (Angela), Dabney Coleman (Comodoro) e Jack Huston (Richard) conseguem fazer pela série o que os atores principais ainda não fizeram.

Pela forma como a história foi desenvolvida, a segunda temporada poderá estabelecer um nível de interpretação que colocaria a série no mesmo patamar que produções como “Mad Men”, “Breaking Bad” ou “Treme” (as três primeiras séries dessa lista).

“Boardwalk Empire” é exibida nos EUA e no Brasil pela HBO.

Séries que também valeram a pena conferir em 2010.

Comédias: “30 Rock”, “Modern Family” e “Parks and Recreation”.

Dramas: “Terriers”, “Sons of Anarchy”, “Damages”, “Thorne”, “Luther”, “In Treatment”,  “The Closer”, “Lone Star” e “Sherlock”.

Dramédias: “The Big C”, “Nurse Jackie”, “United States of Tara”, “Him & Her”, “Whites”, “Rev.”, “Afinal, o Que Querem as Mulheres?”, “Bored to Death”.

Ficção/Fantasia: “Doctor Who” e “Fringe”.
____

Por Fernanda Furquim: @fer_furquim

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. lucas

    kkkkkkkkkkkkkkk
    pior lista q ja vi

    CADE LOST ?????? A N° 1 DE TODAS

    CARA LOST SÓ DA ABERTURA EU COMEÇA ARREPIAR EU CHOREI QUANDO ACABOU
    QUASE ENTREI EM DEPRESSAO PQ QUERIA MAIS

    SÓ CONSEGUI SUPERAR DEPOIS Q VI 3 VEZES TODAS AS TEMPORADAS NOVAMENTE

    E ATE HJ É DIFICIL EU ASSISTIR OUTRA SERIE PQ EU FICO COMPARANDO COM LOST E NAO ACHO UMA Q CHEGUE AOS PÉS DE “LOST”

  2. Riza Fernandes

    E a Top das tops: Game of Thorones? Mexe com o intimo das pessoas. Ia dormir pensando nela, sonhava e acordava pensando nessa série. Não estou conseguindo acompanhar nenhuma porque ela é incomparável. Até a musica de abertura é inesquecível.

  3. daniela

    essa gente não sabe votar! essas sam, as pioooores series que eu jaa viiiiiii!!!!!!

  4. Rebeca

    1-House
    2-The Originals (Essa 1ª season foi tipo bem mais do que tudo que eu esperava.)
    3-Teen Wolf (foi uma série que me surpreendeu muito,a essa season 3ª foi melhor que a 1ª e a 2ª toda.)
    4-Arrow
    5-The Vampire Diaries (essa season não me agradou muito)
    6-Supernatural
    7-Breaking Bad
    8-Game Of Thrones
    9-The Big Bang Theory
    10-The mentalist

  5. Driele

    1- Believe
    2- Arrow
    3- Game of thrones
    4- The tomorrow people

  6. Ricardo

    1- House
    2- The mentalist
    3- How I met your mother
    4- The Big Bang Theory
    5- Friends

  7. sheldon

    ei vcs nunca ouviram falar de the big bang theory n?qual é!

  8. Lexie

    Gosto é igual c# cada um tem o seu. Sendo assim acho ridiculo quem fica criticando os outros por gostarem de alguma série. A série que você acha um “lixo” tem milhares/milhões de fãs.

    Recadinho só.

  9. Alane Rocha Rodrigues

    Minha lista:
    1-The Vampire Diares
    2-The Originals
    4-Hause
    5-The Mentalist
    6-Supernatural
    7-CSI
    8-Icarly
    9-Eu,a patroa e as crianças
    10-The Vampire Diares milhoes de vezes

  10. Frederico Lima

    Já ouviu falar em Game of Thrones? A sua relação é uma piada…

  11. cory miranda

    1:Prison Break
    2:Glee
    3:Heroes
    4:Lost
    5:The Vampires Diares
    6:Smallville
    7:Sobrenatural
    8:Kyle Xy
    9:Teen wolf
    10:True Blood

  12. maria luiza

    1:Glee
    2:The Vampire Diaries
    3:Gossip Girl
    4:Supernatural
    5:True Blood
    6:Chuck
    7:Teen Wolf
    8:Pretty Little Liars
    9:Smalville
    10:Kyle Xy

  13. anne karoline

    lá vou eu de novo e se for preciso umas mil vezes onde esta a minha paixão eterna,a melhor de todas,a mais fantástica “sobrenatural” sem ela tudo fica como “avião sem asa fogueira sem brasa”

  14. Randi Roberto

    A série Prison Break foi épica! Com um final surpreendente e espetacular, a ponto de fazer homem -daquele bem ‘machão’- chorar. kkkk

  15. Reyonne Nathan

    Meu Top 10
    1:The Walking Dead
    2:The Vampire Diaries
    3:Arrow
    4:Supernatural
    5:Game of Thrones
    6:Chuck
    7:Teen Wolf
    8:Spartacus
    9:Smalville
    10:The Following

  16. isaac

    poque diabos alguem poem ( todo mundo odeio o cris,csi,lost ,Smalville,The vampire diaries,Once upon a time e outros podres) como melhor serie fala serio,talves por não ter acesso a outras boas,então dis isso, e OBRIGADO Jad TUA LISTA gostei.

  17. helida

    não assisto todas elas,meu tope 10 e assim:
    1:Sobrenatural
    2:The vampire diaries
    3:Loste
    4:American Horror Story
    5:Fallen
    6:Grimm
    7:Once upon a time
    8:CSI Las Vegas
    9:Dexter
    10:Smalville

  18. Lol

    Não concordo com esta lista, não vi nenhuma destas séries, e não me arrependo…..
    DEvia de ser assim:
    The vampire diaries,
    the secret circle
    Chuck
    Fringe
    Ossos
    Terra Nova
    NCIS
    força especial:Havai
    Supernatural
    Smalville

  19. Sandra

    Mad Men a melhor!!! Tbém é a minha preferida, sou totalmente vicida!

  20. bianca

    Devia ser assim:
    1-Gossip Girl
    2-Two Alf The Men
    3-Chuck
    4-Alfinetadas
    5-Elas&Eu
    6-Todo Mundo Odeio O Cris
    7-The Diares Vampires
    8-Ugly beth
    9-V Visitantes
    10-CSI

  21. allanS2séries

    amooooo Two a Half and Man S2…

  22. allanS2séries

    cade TWO AND A HALF MAN,SUPERNATURAL,DEXTER,CHUCK,que lista mais estranha.
    OBS:TWO AND A HALF MAN foi considerada a melhor série de 2011, e consiguiu entrar para a história por ser a segunda série de maior audiencia nos (EUA)e a primeira da história em dados de audiencia mundial!!! Por isso que S@ de paixão essa série! :D

  23. milena

    the vampire diaries com serteza

  24. Jade

    1ª The Vampire Diares
    2ª Pretty Little Liars
    3ª Supernatural
    4ª Chuck
    5ª Kyle xy
    6ª Gossip Girl
    7ª Heroes
    8ª Smalville
    9ª Feiticeiros de Waverly Place
    10ª CSI

  25. gabriel

    a melhor series e chuck Supernatural Two and a Half Man Top3

  26. Renan

    Dessas Series ai só assisti Breaking Bad.

    Minha Lista –

    1 – Supernatural , Dexter , The Walking Dead , Prison Break , Todo mundo odeia o Chris , Criminal Minds , CSI , Breaking Bad. Gosto de todas e assisto todas se tiver tempo

  27. Kika

    Será que só eu gosto de desperate housewives? assisti todas as temporadas?!?

    dexter ( a melhor)
    desperate housewives
    sex and the city
    drop dead diva
    americas next top model
    a cura (alguem sabe se terá continuação?)
    the voyce
    project glee

  28. Ever

    Faltou Supernatural,The Vampire Diares,Gossip Girl , Pretty Little Liars Glee,House & Two and a Half Man & todo mundo odeio o chris

  29. Ever

    Faltou Supernatural,The Vampire Diares,Gossip Girl , Pretty Little Liars Glee,House & Two and a Half Man

  30. Coronel

    E esses retardados ficam postando as suas séries preferidas, COMO SE ALGUÉM TIVESSE PERGUNTADO. Parabéns pela lista, está muito bem formulada e só com séries de ‘adulto’. Infelizmente, muitos aqui parecem não ter crescido, e insistem em falar em GLEE, VERONICA MARS, SUPERNATURAL, CSI, TWO AND A HALF MAN, SIMPSONS… Vão ver Disney Channel e não encham o saco!

    OBS: Alguns parecem ter dificuldade em entender que NÃO EXITE NENHUMA SÉRIE CHAMADA DR. HOUSE, O NOME DA SÉRIE É HOUSE MD!!!

  31. Geovanne

    quem e a criança q escolhe BOA SORTE CHARLIE BIG TIME RUSH BRILHANTE VITORIA E OS FEITICEIROS DE HAVERLY PLACE
    E logico q sobrenatural e a melhor de todas
    e two and a half man e a segunda
    tem gente q tem q crescer!!!!!!!!!!!!

  32. Giovana

    eu nunca ouvi falar de nenhuma dessas series, mas das que eu assisti as 10 melhores seriam:
    -the vampire diaries
    -glee
    -pretty little liars
    -Ncis
    -Brilhante Victória
    -Big time Rush
    -Csi
    -Bones
    -Feiticeiros de waverly place
    -Boa sorte Charlie

  33. Jad

    Ops.. esqueci do Fringe.. Não pode ser uma lista de 11? hehe…

  34. Jad

    Todas as séries citadas são boas,mas já que estamos falando de preferencias, aqui vai a minha lista:
    1 – The mentalist;
    2 – The Walking Dead;
    3 – House;
    4 – Person of Interest;
    5 – Sherlock;
    6 – Mike e Molly;
    7 – Two and Half Men;
    8 – Eureka;
    9 – Family Guy;
    10 – The Simpsons.
    Por enquanto são essas, apesar de que algumas, neste ano, deixaram à desejar…

  35. Allisson

    Sem dúvida, as séries citadas são realmente muito boas, mais das que eu acompanho e acompanhei o top 10 seria:
    1 – Supernatural
    2 – Prison Break
    3 – The Mentalist
    4 – Breaking Bad
    5 – Mad Men
    6 – Two and Half Men
    7 – Todo Mundo Odeia o Cris
    8 – Eu, a patroa e as crianças
    9 – Band of Brother
    10 – Os Simpson (eterna)

  36. Marceleza

    …ainda em tempo seguem aqueles que escolhi para acompanhar:

    1. The Walking Dead (Tornou-se minha série favorita)
    2. American Horror Story (Para mim foi uma surpresa, pois não dava nada para esta série antes de vê-la)
    3. Terra Nova (Apesar de achar que existem muitas falhas de roteiro, acho os personagens bem carismáticos)
    4. The Big Bang Theory (Mesmo estando no quinto, penso que ainda mantêm uma boa qualidade)
    5. Two and a Half Man (Estou dando uma chance ao Ashton, mas não sei não, o Charlie é único)
    6. Boardwalk Empire (HBO sempre com material de qualidade, trilha sonora impagável)
    7. Person of Interest (Achei ótima a proposta da série)
    8. Dexter (Não consigo tirar da minha lista)
    9. Fringe (Uma das minhas favoritas)
    10. Game of Thrones (Li os livros e tiro o chapéu para esta série, quem não viu deveria dar uma chance)

    P.S.: Séries que tive de sacrificar por falta de tempo e/ou interesse (ser tornaram repetitivas e/ou sem graça) – House, CSI, Supernatural, Breaking Bad.
    P.S.2: Gostaria da sua opinião sobre a série “Workholic”, vale a pena parar para ver?

  37. Marceleza

    …talvez (penso eu) fazer uma lista das 10 melhores do ano, alguns anos atrás fosse mais fácil, mas hoje em dia não, e além disso você nunca vai conseguir agradar à todos os gostos, e não é somente pela quantidade de séries que existem (que são muitas) mas pela qualidade de boa parte delas, a vantagem é que existe uma diversidade enorme para todos os gostos e desgostos, a desvantagem é que não existe tempo hábil (no mundo) para acompanhar tudo que queremos (a não ser que sua profissão seja ver séries), sendo assim o único jeito é escolher algumas delas e colocar no seu “set list” semanal (e aquelas que ficam fora da lista se tornam como “ficantes”, ou seja, se der tempo e não tiver nenhum compromisso importante, a gente assiste, mas sem compromisso)….

  38. Milenah

    Sou mais uma que nao conheço as serias acima…mas aqui vai as minhas preferidas:
    1. The vampires diaries
    2. The Walking Dead
    3. Prision Break
    4. Games of thrones
    5. The secret cicle
    6. On tree hill
    7. Spartacus
    8. Sobrenatural
    9. Dexter
    10. friends

  39. Digoh

    Para mim:
    1- Supernatural
    2- glee
    3- The Walking dead
    4- Terra Nova
    5- Big Bang Theory
    6- American Horror story
    7- Prison Break
    8- Icarly
    9- Todo mundo odeia o Chris
    10- CSI

  40. lucas

    LUCAS
    Para mim:
    1-supernatural
    2-two and half man
    3-the walking dead
    4-house
    5-nikita
    6-chuck
    7-friends
    8-entourage
    9_fringe
    10-the big bang theory

    poderia falar mais outras 10

  41. Neto

    Para mim:
    1- Lost
    2- The Walking Dead
    3- Dexter
    4- 24
    5- Twin Peaks
    6- Rome
    7- House
    8- Breaking Bad
    9- Criminal Minds
    10- Damages

  42. Luciana

    Para mim e meu marido:
    1- Game of Thrones
    2- Walking Dead
    3- American Horror Story
    4- Modern Family
    5- Wilfred
    6- Big Bang Theory
    7- Two and a Half Man
    8- Lost
    9- Friends
    10- Heroes

  43. Humberto

    Para mim:
    1-The Walking Dead
    2-Two and a Half Man
    3-Game of Thrones
    4-Breaking Bad
    5-Prison Break
    6-Todo Mundo Odeia o Chris
    7-Uma Família da Pesada
    8-Chuck
    9-Friends
    10-Bones

  44. kleber

    1. supernatural
    2. prison break
    3. lost
    4. diaries vampires
    5. fringe
    6. greys anatomy
    7. rome
    8. The walking Dead
    9. todo mundo odeia o cris
    10. arquivo x

  45. Henrique Contini

    Séries de ficção
    1 – Game Of Thrones
    2 – SmallVille
    3 – Supernatural
    4 – The Walking Dead
    5 – Spartacus
    Tem outros sériados muito bons que recomendo, Heroes, Merlin, Lost, True Blood.

    Comédia
    1 – The big bang theory
    2 – Two and a half man
    3 – Friends
    4 – Chuck
    5 – Psych
    A quem diga que Chuck e psych não é um seriado de comédia, mas eu só assisto eles pra dar risada…E também nessa lista caberia outros com, chaves/chapolim, Eu a patroa e as crianças, Maluco no pedaço, mas coloquei as séries mais novas, pq esses outros acho que todo mundo já assistiu.

    Sobre aquelas séries policiais eu não gosto, é só ligar a TV em qualquer jornal que vai ser igualzinho.

  46. EMBarros

    Fica minha sugestão:
    1- Primeval (ótima, vale a pena)
    2- CSI – Miami
    3- Cold Case
    4- SobreNatural
    5- House
    6- Lost
    7- Terra Nova
    8- Prison Break
    9- Bones
    10- O Mentalista

  47. Helena

    Pra mim as melhores sao
    -the vampires diaries season 1,2,3
    -the secret circle
    -glee season 1,2,3
    -smallville
    -NCIS

  48. thayna

    pra mim as 11 melhores serie são
    -the vampires diaries
    -bones
    -glee
    -sobrenatural
    -dois homens e meio
    -chuck
    -todo mundo odeia o chris
    -as visões da raven
    -hellcats
    -lie to m
    – the mentalist

  49. lorena

    olha e vo fala uma coisa a serie que me fes ter varias reaçoes ao longo foi so uma sobrenatural que a o longo dela chorei,sorri,fiquei com raiva,fiquei pensativa, e eu acho que quem nunca assistiu assista conserteza e uma otima serie!!!!

  50. lorena

    na minha opiniao sao:
    1°-supernatural
    2°cold case
    3°-lost
    4°-gossip girl
    5°-prison break
    6°-buffy
    7°-the vampire diaries
    8°-chuk
    9°-glee
    10°-modern family