Fernanda Furquim Nova Temporada

Nova Temporada

Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

sobre

Formada em Comunicação pela ULBRA, é jornalista e pesquisadora de séries de TV. Dentro deste tema, publicou o fanzine TV Land entre 1995 e 1997; a revista TV Séries entre 1997 e 2001 (que gerou um blog entre 2006 e 2010), e os livros Sitcom: Definição e História (2001) e As Maravilhosas Mulheres das Séries de TV (2008). Ministrou oficinas livres sobre a história da TV e das séries americanas.

TCM Estreia Combate no Vietnã

Por: Fernanda Furquim

Ver comentários (26)

No dia 6 de julho, às 20h, o canal TCM da TV a cabo traz de volta ao Brasil uma produção considerada um clássico ainda pouco reconhecido, visto que quase não há referências feitas a esta série. Trata-se, simplesmente, da primeira produção seriada que explora o dia a dia de um pelotão americano em plena Guerra do Vietnã.

Este foi um tema pouco abordado pelos seriados em função da polêmica que o conflito gerou e dos altos índices de rejeição. Os EUA começaram a enviar tropas ao Vietnã por volta de 1954, mas foi somente em meados de 1965 que os americanos embarcaram oficialmente no conflito no qual perdeu cerca de 57 mil soldados e onde, aproximadamente, 300 mil são considerados desaparecidos.

A série surgiu na esteira dos filmes produzidos para o cinema (aguarde postagem sobre a história da Guerra do Vietnã nas séries de TV). Criada por L. Travis Clark e Steve Duncan, a série é dividida em três partes. A primeira, situada em 1967, apresenta a história de um pelotão de infantaria da Firebase Ladybird e as missões que recebe de localizar e destruir o inimigo sem jamais fazer prisioneiros.

A segunda temporada leva o mesmo pelotão à Tan Sun Nhut, próximo à Saigon, onde tem a missão de proteger a cidade de qualquer ataque. Na terceira, o pelotão é transferido para Camp Barnett, onde realiza missões secretas no Camboja. A série encerra com a reconstrução da tentativa americana de resgatar militares feitos prisioneiros em Son Tay, próxima a Hanoy, em 1970.

Produzida entre 1987 e 1990, a série “Combate no Vietnã/Tour of Duty” foi mais uma a conquistar a crítica, mas ser ignorada pelo grande público. Os baixos índices de audiência forçaram o canal a transferir as filmagens do Havaí para Los Angeles quando a série foi renovada para a segunda temporada. Por curiosidade, a produção utilizou o mesmo estúdio onde a sitcom “Mash” foi filmada.

A CBS tentou elevar a audiência da série buscando conquistar o público feminino; assim, os roteiristas receberam a ordem de introduzir mulheres na trama e criar situações que possibilitassem relações amorosas entre os personagens.

Para que isso ocorresse, a produção precisou transferir o pelotão para uma base próxima à cidade de Saigon, onde viviam algumas das mulheres introduzidas na série. Entre elas, Alex Devlin (Kim Delaney), repórter de guerra, e Jennifer Seymour (Betsy Brantley), psicóloga. O leque de personagens também ampliou, possibilitando a introdução de civis, agentes da CIA, missionários, membros de gangues, enfermeiras e outros.

A resposta de público garantiu a renovação da série para uma terceira temporada, mas estava claro que a produção não passaria disso. Abrindo espaço em sua programação, a CBS fez o que todo canal faz quando busca um motivo para cancelar uma série aclamada pela crítica: transferiu-a para o sábado à noite onde precisou enfrentar a audiência de “As Supergatas/the Golden Girls”, produção aclamada pela crítica e pelo público.

“Combate no Vietnã” foi cancelada com 58 episódios produzidos, os quais já foram disponibilizados em DVD nos EUA. No Brasil, a série foi exibida pelo SBT, na mesma época em que chegou outra produção também situada no Vietnã: “China Beach”. Estrelada por Dana Delaney e Marg Helgenberger, esta série sobre uma equipe de enfermeiras teve melhor receptividade da audiência por tratar de histórias da Guerra sob o ponto de vista feminino e suas relações com os colegas de trabalho.

A série utilizou em sua trilha sonora várias músicas famosas da época situada na trama, a começar pela canção tema, “Paint it Black”, gravada pelos Rolling Stones em 1966. A música também foi utilizada no filme “Nascido para Matar/Full Metal Jacket”, de Stanley Kubrick, lançado três meses antes da série estrear.

“Combate no Vietnã” é estrelada por Stephen Caffrey, Terence Knox, Tony Becker, Miguel A. Nuñez Jr., Ramón Franco, Stan Foster, Dan Gauthier e Eric Bruskotter, e outros.

Entre os atores convidados estão Lee Majors, Angela Bassett, Tia Carrere, William Russ, Mako, Tamlyn Tomita, Robert Knepper, Talia Balsan, Olivia D’Abo, David Alan Grier, Anne Lockhart, Clyde Kusatsu, Kelly Hu, Richard Brooks, Soon-Tek Oh, Greg German, Carl Weathers e Len Lesser, entre outros.

Acompanhe o Calendário de Estreias.

(por: Fernanda Furquim)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Rodrigo

    Muito bom eu era pequeno mais lembrome muito bem uma das melhores seriado

  2. adilson marcos pereira

    Foi a melhor noticia que poderia nos dar,sou fâ incondicional deste seriado,tenho 6 dvds acisto desde 1987 e hoje com 44 anos ainda consigo me emocionar com algumas senas,as mesmas que vejo a 28 anos e não consigo deixar de ver um unico final de semana.Os meus cinceros respeitos a essa pessoa que teve essa idéia maravilhosa.29/01/2014

  3. Josedilton santos da paixão

    Foi com essa ótima série que eu passei a me interessar pelas histórias das grandes guerras,principalmente a guerra do Vietnã.Foi com essa exelente série que eu aprendi que um soldado só é um herói quando morre!

  4. mauro

    Foi a melho seri da época, até hoje vibro condo veje.

  5. ualas

    DOREI ASSISTIR ESTA SERIE ANTES DA LEI DA SENSURA PEGAR PESADO E RETIRAR TUDO QUE TEM VIOLENCIA OU E POLITICAMENTE INAPROPRIADO

  6. tereza

    adorei saber disso,pois amava assitir esse seriado,pena que a tv brasileira nao pensa que milhares de pessoas gostam desse tipo de serie mas a tv aberta deveria transmitir tambem,,,,,,

  7. crubelati

    ** EXCELENTE…!!!! **

  8. kelvin

    Ficariamos muito felizes se o seriado voltasse para a televisão aberta como na década de 80 no SBT. Obrigado.
    S E L V A !

  9. aguinaldo

    um excelente seriado que poderia voltar ;lembraria minha HUMILDE INFANCIA

  10. Dias

    O melhor seriado de guerra do Vietnã que existiu, pois mostra toda a verdade, mostra todo o sofrimento físico e psicológico que os soldados passaram além dos ensinamentos é claro. Lembrando que todos os soldados que foram para o vietnã foram voluntário, ou seja ninguem os obrigou a nada, foram e viram a realidade dura e crua que é uma guerra, uma guerra que não leva a lugar nenhum senão a destruição do ser humano como um todo.

  11. Doug

    Hoje eu estava assistindo TCM, estava assistindo os Três Patetas, deu comercial e passou o comercial da Série Combate no Vietnã, deu vontade de assistir porque eu gosto de filmes de guerra, então esperei dar 9:00 Hs.
    Quando começou a cena de abertura e que começou tocando a música dos Rolling Stones, gostei pra caramba, depois disso comecei a procurar aqui na net o nome da música, fiquei procurando até achar esse site, cliquei para assistir o vídeo no YouTube e na descrição do vídeo encontrei o nome da música.
    Essa música é muito boa, e foi bem utilizada na série.
    Pena que a geração do Rock está acabando =/
    Tenho 15 anos, e gostaria que continuassem a criar músicas assim.
    Quando eu nasci, o Guns n’ Roses, praticamente, já havia acabado, hoje eu gosto muito do Guns, mas só o da formação clássica.
    Não tem como não gostar de AC/DC, Slipknot, Black Sabbath, Iron Maiden, Rolling Stones.
    Sorte de quem pode acompanhar essa geração.
    Parabéns pelo Post.
    Obrigado.
    \m/

  12. claudia matos veloso

    não a como ver onlen pois gostomuitomas andei perdendo alguns

  13. chaves

    quero comprar toda sagua meu a avó lutou na segunda guerra queria voltar assitir toda serie

  14. cosmo

    Fantástica série,maravilhoso retorno….

  15. Alexandre

    Pessoal, realmente esse seriado tb marcou muito a minha infancia e gostaria de saber como comprar toda a série, se puderem me ajudar agraceço.

  16. neto

    Roney….me dê a dica de como comprar toda a série pelo os correios!!!
    Esta série marcou toda aminha adolescência!! Incluse fui sargento do Exercito Brasileiro tento um pouco da influência do filme

  17. Welliton Amaral

    É o melhor filme de guerra que já vi, e essa trilha sonora esquenta ainda mais as emoções ….. é um filme, mas que retrata a realidade de uma guerra. Homens corajosos e dedicados a perderem a própria vida para defender os interesses de seus países. Sou fã de todo ex-combatente….

  18. Big Z

    Este som é tudo cara, ainda mais com este video p/ quem gosta de filme de guerra como eu é o bicho.

  19. roney

    é pessoal,eu não perdia um episódio se quer,se alguém quer saber sobre a série eu a comprei toda semana passada; estou esperando chegar por sedex,apenas R$50,00 quem não se lembra do ten.taylor?tem varias falhas de filmagem ,mais as histórias são fantasticas,um abraço…

  20. Arthur

    fantástica série, eu adorava, e inventei uma bricandeira na chácara do meu pai na época, que hoje jogamos com paint ball, quando ouço a música de entrada me transporto para outro tempo.
    como adquirir a série completa? alguém sabe?

  21. nightriderlopes

    melhor seriado dos anos 80!passava nas noites do sbt!agora passa no tcm,mas legendado.mas tudo bem,o que importa é que voltou a passar…

  22. Brian

    O Nome da musica é Rolling Stones – Paint It Black

  23. wagner r.l. machado

    boa noite via a muitos anos atras este filme, e gostaria se possivel descobrir o nome de uma das musicas , so lembro da strof – bébébébébé, bébébé nao sei se vai ajudar muito mais muito obrigado.
    obs uns dos filmes mais bem feitos ate hoje sobre a 2ª guerra.

  24. Antonio Eduardo

    Uma pena que no lugar de TOUR OF DUTY estao apresentando uma serie mais antiga COMBAT, que eh sobre a segunda guerra mundial, na Europa e em preto e branco. O pior eh que ainda nao caiu a ficha pra turma do TCM, pois COMBAT ja esta na grade de programacao.

  25. Ney

    Pessoal esta serie era otima não perdia nenhum ep, pena que não virar com a dublagem original…

  26. Viviane

    Fê,
    Vc sabe se essa série vem com a dublagem original?

    Resposta: Oi Vicky, segundo o canal, será legendada em português.