Fernanda Furquim Nova Temporada

Nova Temporada

Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

sobre

Formada em Comunicação pela ULBRA, é jornalista e pesquisadora de séries de TV. Dentro deste tema, publicou o fanzine TV Land entre 1995 e 1997; a revista TV Séries entre 1997 e 2001 (que gerou um blog entre 2006 e 2010), e os livros Sitcom: Definição e História (2001) e As Maravilhosas Mulheres das Séries de TV (2008). Ministrou oficinas livres sobre a história da TV e das séries americanas.

O reencontro do elenco de ‘Terra de Gigantes’

Por: Fernanda Furquim

Ver comentários (112)

(E-D) Gary Conway, Deanna Lund, Don Matheson, Kurt Kazner, Heather Young, Don Marshal e Stefan Arngrim

Um dos clássicos de Irwin Allen para a TV, a série Terra de Gigantes ainda é uma produção cultuada por fãs em vários países do mundo. Muito antes do computador e dos efeitos em CGC, a série impressionou o público com seus efeitos especiais.

A série já foi lançada em DVD nos EUA e na Inglaterra, mas o Brasil continua sem previsão de quando disponibilizará Terra de Gigantes para o mercado nacional.

A última informação divulgada pela Fox era a de que a empresa ainda não tinha autorização da matriz para lançar as demais séries de Irwin Allen no Brasil. Com isso, os brasileiros têm apenas Perdidos no Espaço em sua coleção de DVD.

Produzida entre 1968 e 1970, Terra de Gigantes era situada no futuro, mais precisamente no ano de 1983. Durante uma viagem a Londres, a nave Spindrif passa por uma tempestade eletromagnética.

Após pousar a nave em uma clareira, os pilotos Steve Burton (Gary Conway) e Dan Erickson (Don Marshall), a aeromoça Betty Hamilton (Heather Young) e os passageiros Mark Wilson (Don Matheson), um empresário do ramo da eletrônica, Valerie Scott (Deanna Lund), uma milionária, Alexander Fitzhugh (Kurt Kaznar), um militar reformado que acabara de roubar uma grande soma em dinheiro, e Barry Lockridge (Stefan Arngrin), um órfão que viaja com seu cãozinho Chipper, descobrem que estão presos em um mundo habitado por gigantes.

Sem condições de voltar para seu próprio mundo, eles tentam sobreviver mantendo-se à parte desta sociedade, que lembra a do comunismo. Tecnicamente mais avançados, os pequeninos se tornam uma ameaça para os gigantes. Assim, eles são considerados foragidos, sendo perseguidos pelo Inspetor Kobick (Kevin Hagen), da S.I.D., que está determinado a capturar os pequeninos.

Enquanto isso, o grupo da Terra busca uma forma de consertar sua nave para poder voltar para casa. Nesse meio tempo, encontram alguns gigantes (amigos e inimigos), bem como diversos animais que, por mais insignificantes, representam perigo de morte. Ao longo do caminho, o grupo também encontrou outros pequeninos, que caíram naquele lugar antes deles.

Por 51 episódios produzidos, os atores precisaram escalar objetos gigantes e lidar com os diversos cenários criados especialmente para a série, que forjavam o mundo dos gigantes. Em 1970, a série foi cancelada, em função dos altos custos de produção.

Terra de Gigantes também serviu para marcar o encontro entre Deanna e Don Matheson, que após a produção da série se casaram. Eles tiveram uma filha, Michelle Matheson, que também é atriz. Mas a união terminou em divórcio.

(E-D) Stefan, Don Marshall, Deanna, Gary, Heather e Don Matheson em 2011

Após o cancelamento, cada ator seguiu seu rumo. Alguns continuaram a fazer participações especiais em episódios de séries, mas com o tempo acabaram se afastando da TV. A maioria se afastou na década de 1990. O único que ainda faz participações é Stefan, que vive no Canadá. Seus trabalhos mais recentes são episódios do remake de V, Supernatural, Fringe e The Killing.

Kazner faleceu em 1979, após uma longa carreira no teatro e diversas participações em episódios de séries de TV; e Hagen morreu em 2005, tendo atuado também em Os Pioneiros, na qual interpretou o Dr. Baker, médico de Walnut Grove. Os dois morreram vítimas de câncer.

Atualmente, Conway é proprietário do Carmody McKnight Winery, vinhedo localizado em Paso Robles, Califórnia. Nascida Patricia Kay Paterson, Heather Young abandonou o nome artístico pelo qual é conhecida e passou a utilizar o nome de Patricia York. Ela se afastou da TV para cuidar dos filhos. Nos últimos anos, investiu em uma carreira de cantora, chegando a gravar um CD com músicas country, e atua em teatro regional. Deanna passou a dar aulas de interpretação e escreve matérias para algumas publicações.

Mas, nos últimos anos, os fãs que frequentam convenções de séries têm tido a oportunidade de encontrar todo o elenco de Terra de Gigantes reunido, algo que não ocorria desde a produção de The Fantasy World of Irwin Allen, documentário de 1995 para o qual faltou apenas a participação de Heather.

As fotos que mostram o reencontro dos atores foram divulgadas por Stefan Arngrin e Deanna Lund. Cliquem nas duas primeiras fotos para ampliar. 
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

(E-D) Heather, Don Matheson, Deanna, Gary, Don Marshall e Stefan em 2010

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. kelly chiabotto

    quando era criança sempre ficava olhando pelos cantos para ver se não conseguia encontrar algum pequenino,,,,

  2. FONTANA 44757905904

    .. HÁ LUGARES DOS QUAIS SEMPRE ME LEMBRAREI…

  3. Fátima

    Saudades dessas séries divinas. Que bom que posso reassistí-los no canal 13 da TV fechada para matar a saudade.

  4. Julio Miglioli

    Que saudades dessas series,hoje é só novela fazendo hapologia a tudo que não presta.

  5. marcocos quixaba da silva

    vou definir como inesquecível.
    se eu tivesse recurso receberia todos na minha humilde casa e agradeceria pessoalmente a todos por tudo.

    parabéns a todos por esta lembrança magnífica.

  6. Dário Bispo

    Não se vê filmes assim ultimamente, pena que a série terminou muito cedo por ter custos autos. Poderiam ter feitos mais filmes, a série teria sido longa e divertida. Filmes bons como antigamente e que a gente mesmo depois de longas décadas nunca esqueceu e sempre estará na nossa memória. Pena que a gente não consegue ver mais na TV essa série sensacional dos anos 68 a 70, não passam mais estes filmes incríveis. Eu assisti muitos deles na FOX, mas hoje não passam mais na TV. Fica aqui meu abraço a todos que lembraram e comentaram essa incrível série. Parabéns a todos.

  7. Isis

    Não se faz filmes bons como antigamente/ deixa saudades infância

  8. roberto casal

    nunca na vida vou esquecer esta serie, faz parte da minha vida.show

  9. ilza monteiro

    Eu amava essa serie e esses personagens…com certeza fizeram parte da minha infância que saudade!

  10. Abel B C Filho

    Caro Ivan Bismarck, as séries a que vc se refere, estão sim, disponíveis no mercado brasileiro para compra, todas elas originais. O TUNEL DO TEMPO, primeira temporada, volumes 1 e 2 (30 episódios); TERRA DE GIGANTES, em 2 temporadas, sendo a primeira volumes 1 e 2 (26 episódios) e a segunda, volumes 1 e 2 com 25 episódios. Quanto, VIAGEM AO FUNDO DO MAR, somente as duas primeiras temporadas foram liberadas em um total de 4. Espero, Ivan, que vc tenha boa sorte!!

  11. Celso Rodrigues

    Srta. Fernanda Furquim,

    Obrigado, mas muito obrigado mesmo por trazer uma lembrança tão sublime como esta.
    Quando se é ainda criança, vivemos momentos únicos aos quais somente percebemos o valor, depois que passa.
    Cada dia, cada experiência vivida, são de fato únicos e especiais. Seria tão bom se pudéssemos prestar mais atenção em cada instante antes que passem. Que terminem..
    Está aqui uma grande lição à aprender.
    Esta série marcou momentos felizes da minha infância..
    Muito obrigado.

  12. Abel Barros

    Terra de Gigantes foi uma das melhores séries dos anos 1960, juntamente com Perdidos no Espaço e O Túnel do Tempo. Não é, portanto, de estranhar que todas foram produzidas pelo gênio Irwin Allen. A lamentar, só o fato de que nenhuma delas, teve um final.

  13. FRANKLIN MAGANO

    E MUITO BOM SABER QUER NO PASSADO TINHA PROGAMAÇÕES BOAS .E FIZ PARTE DESSAGERAÇÃO .INFELISMENTEOS PROGAMAS DE HOJE NEM CHEGA PERTO DAS BOAAS PROMOGAÇÕES QUE TINHA TERRA DE GIGANTES,TUNEL DO TEMPO .PERDIDOS NO ESPAÇOE OUTROS MAS .INFELISMENTE A CRIANÇANDA DE HOJE PERDE O QUE ERA BOM NO PASSADO.

  14. Juno

    A Deanna continua linda.

  15. CARLOS ALBERTO DE CARVALHO

    PESSOAL EU ADORAVA ESSES SERIADOS. JEANIE É UM GÊNIO, FEITICEIRA, BONANZA, TUNEL DO TEMPO, TERRA DE GIGANTES, SHAZZAM, TARZAN, ILHA DA FANTASIA, BARETA, CASAL 20, KUNG FU E TANTOS OUTROS. A IDADE É CRUEL CONOSCO, QUE SÓ FAZ A GENTE LEMBRAR DE UMA ÉPOCA, QUE NÃO VOLTA MAIS. EU TENHO NET, SÓ QUE EU PROCURO ESSES SERIADIOS E SÓ PASSA O BONANZA E O RESTO NÃO TEM. ALGUÉM AÍ SABE ONDE PASSA ALGUMA SÉRIE DESSAS NA NET?
    OBRIGADO.

  16. Marcos Candido da Silva

    curti muito os filmes terra degigante
    Quando era crianca muito bom.mesmo
    Tenho saudades
    Quando descobri que estava passamdo no cal 50 os filmes deles eu adorei
    Vejo todos que posso mto bom.mesmo

  17. josé carlos ferreira de souza

    Estou assistindo essa série Fantástica, Terra de Gigantes 1° temporada, e tbm já tenho a 2° temporada em português completa.
    Tenho vários outra temporada completas antingas, quem quiser pode falar comigo que dou com maior prazer.
    Vocês podem me achar no facebook pelo meu nome completo que está ai no comentario.
    abraços.

  18. Fernando Gaiotto

    Fernanda Furquim. belo trabalho como sempre!!! se para nós que assistiamos e hj estamos na faixa dos 47 a 50 anos , já pensou para os atores que hj estão bem velhinhos???pena que o tempo não volte de verdade , a não ser na imaginação , quando estamos assistindo a estas séries…quanta saudades hein galera? abs a todos

  19. Nonato Pereira

    Muito bom lembrar deste seriado, que com certeza marcou a infância/adolescência de muita gente. Incrível como nos anos 60/70 foram produzidos tantos seriados de ótima qualidade. Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo Mar, Bonanza, Daniel Boone, Zorro, Missão Impossível, Planeta dos Macacos e muitos outros. Sou um eterno fã dos seriados desta época, sempre que posso, procuro acompanhar naqueles canais que oferecem estes seriados antigos. Costumo dizer que são seriados que serão eternamente lembrados por aqueles que tiveram o privilégio de curtir em sua infância/adolescência, tantas aventuras.

  20. francisco augusto

    Oi boa noite nossa como eu era feliz e não sabia , aqueles tempos dourados todos nos inocente , assistir todos os episódios da década, ate hoje não perco um deles assisto quase todo dia, imaginando eu naquele tempo, voltando ao passado , eu encontrei esses dias uma loja que vende quase todos as series já estou completando a minha coleção também gostava muito da mulher maravilha amos todos vcs. quando eu assitia esses episódios da terra de gigantes eu ficava procurando se eles existia mesmo perto de minha casa tinha um matagal e eu sempre procurava se achava um deles nossa cada imaginação que criança tinha como diz o passado jamais votara abraço pra todos….

  21. solmar rosa dos santos

    muitas saudades desses tempos não perdia nenhum episódio de terra de gigantes. deveriam produzir novos seriados o mais idêntico possivel com os nomes originais da série.

  22. Elton Maia

    Estou com 51 anos e nunca esqueci essa série, quando criança esperava ansioso o horário para assistir as aventuras desses tripulantes. Hoje graças à internet e as facilidades já se pode ter as séries prediietas em casa. Muito bom, ótimo, parabéns, já não se faz mais filmes e séries como antes. Matei a saudade!

  23. fernando claudio soane

    Parabens para o Blog de fernanda Furquim.Um dos mais completos que tive oportunidade de entar.Também mato saudades destes seriados no canal TV Brasil.Não podemos esquecer de outro seriado que fez muito sucesso e não é reprisado pelo canal que é Jornada nas Estrelas, que também é muito bem enfocado pela Fernanda.Quem sabe teremos oportunidade de assistilo neste canal!

    Resposta – Muito obrigada pelas visitas e pelo comentário! Abs.

  24. joao paulo

    nao tem problema no canal rede brasil passa essas series ; como kungfu; terra de gigantes ; tunel do tempo ; james west; perdidos no espaco e super maquina e bonanza e muito maneiro ei galera nao percam todo dia das 9 horas da noite as 11 da noite de segunda a sabado nao percam na rede brasil!!!

  25. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues

    eu acho realmente uma pena que a fox não lancem as séries viagem ao fundo do mar o túnel do tempo e terra de gigantes

  26. jose maria pmenta

    È com grande satisfação que escrevo á muito tempo gostaria de saber sobre os atores de terra de gigantes minha infância passei assistindo esse seriado não perdia um ,muito obrigado por proporcionar tantas alegrias a mim…

  27. Jossemir Ferreira

    Eu fazia nave de pau no quintal. Uma plataforma em madeira e uns rádios velhos e quebrados para simular os controles. Minhas irmãs, eu e mais um casal de irmãos, todos na faixa dos oito ou nove anos e brincávamos a valer simulando aquelas sacudidas das naves de Terra de Gigantes ou Perdidos no Espaço.
    Tenho as duas temporadas da Terra de Gigantes a segunda não esta muito boa, mas a primeira é original. Eu amo tanto que a uso para praticar meu inglês. Assisto repetidas vezes e quer saber…não me canso.
    Sou feliz por ter nascido em 1964, mas acho que seria mais feliz se tivesse nascido em 1957.
    Amo todos vocês que escreveram nesta coluna.

  28. Osvaldo Ribas

    Juntamente com Perdidos no espaço, Viagem ao fundo do mar, e Túnel do tempo, Batman e Robin, Daniel Boone e Tarzan estas séries me faziam correr desesperado para casa depois da aula para chegar em tempo de ligar a tv e ver os episódios que passavam as 17:30. Bons tempos.

  29. Ricardo

    maravilhoso, VEJA de parabéns, abraços a todos que fizeram seus comentários e vida longa para que possamos continuar revendo essas series que marcaram uma época, e digo mais foi de “ouro”, rever nossos heróis do passado e sempre poder fazer uma viagem no tempo, não tem preco, obrigado.

  30. FRANCISCO EDYHENE

    A QUEM POSSA INTERESSAR TENHO A COLEÇÃO DO TERRA DE GIGANTES COMPLETA SE ALGUEM TEM VONTADE DE OBTER ME LIGUE 085 30373639 FORTALEZA VC VAI PAGAR SO AS CUSTAS DA POSTAGEM SERA A COBRAR

  31. cesar lara

    sempre gostei!so fa!adoro.

  32. analucia

    eu estou assistindo na tv brasil, gosto muito, lembro de qdo era criança e tinha medo dos gigantes rsrsrs

  33. Eduardo M. Ribeiro

    Neste momento estou assistindo Terra de gigantes. Mesmo sabendo sobre quase todos os episódios, não canso de assisti-los. Vale à pena.

  34. Gilson da Silva Vaz

    Maravilhosa essa série; eu tive infância e adolescência decente graças a DEUS. Valeu!

  35. Alex

    Assisto até hoje no canal 50 Rede Brasil esse seriado e outros mencionados aqui …
    Todos os comentários assino embaixo , época única !

  36. Fernando

    Lindo!!! emocionante!!! junto com Tunel do tempo , Zorro (capa e espada) , perdidos no espaço e viagem ao fundo do mar , traz recordações de uma época de ouro.uma inoc~encia , pois hj assistindo as cenas mais duras , era algo até que inocente para os padro~es de hj. saudosismo???? sim , mas tudo o que foi bom tem que ser lembrado e duvido quem não solte klágrimas ao assistir e relembrar..tenho a coleção do túnel do tempo e gostaria muito a coleção de terra de gigantes….abs a todos…saudades!!!!!

  37. VALDIR

    MUITO MIL MAIS MIL MESMO E MINHA INFÂNCIA

  38. Alfredo Rodrigues Maia Filho

    Muito legal esse seu blog, me faz relembrar a infância e a adolescência que traz saudade BOA, um tempo que parecia mais “leve” sem tanta coisa ruim que hoje nos chega diariamente, sim, sou saudosista de coisas boas. Obrigado pelo trabalho, parabéns e vida longa.

  39. Dogival Jose dos Santos

    Maravilhosa serie qdo pequeno não perdia um epsodio sinto saudades. Ah se pudesse voltar no tempo!

  40. wellington alves da costa

    foi uma época maravilhosa,quantas saudades.como gostaria reviver estes momentos.

  41. Fernando

    Só quem viveu nessa época, é que pode sentir uma nostalgia que dói na alma !! Realmente, eram séries que a gente vivia intensamente os perigos que nossos “heróis” eram submetidos. Eu tambem procurava “pequeninos” nos jardins, praças, bueiros, …..kkkkkkkkk. Era muuuuuuuuito bom. Além de Terra de Gigantes, o Tunel do Tempo foi tambem um marco na minha infancia-adolescencia. Os anos 60 e 70 me marcou de forma positiva, pois eu queria ser um deles e ter a mesma idonidade dos nossos “herois”. Perdidos no Espaço, Zorro (capa-espada antigo) tambem fazem parte de meus sonhos. Parabens a todos que escreveram nesse site, pois vejo que têm o mesmo pensamento e sentimento que eu. Um abraço fraternal a todos.

  42. PAULO Roberto da Silva Alves

    A série ¨ Terra de Gigantes ¨ começou em 68 e acabou em 70.Eu comecei a assistir a série em 1972, quando tinha 16 anos, as temporadas eram reprisadas naquela época (início dos anos 70) e lógico, adorava! Achava as garotas da série , umas gatas, e eram lindas de fato! Foi uma época maravilhosa! Quem viveu o início dos anos 70 , uma época de tremenda efervescência cultural, seja na televisão ou na musica, jamais esquece! Séries como Viagem ao fundo do Mar, Túnel do Tempo, Perdidos no Espaço, mexiam com o imaginário de toda criança e adolescente daquela época. E os atores destas séries eram pessoas queridas de todos nós! Verdadeiros ídolos! Eu, por exemplo, era apaixonado por Barbara Eden, a famosa Jeannie! Uma série que tinha outra linha, mas que encarnava como ninguém o espírito dos anos 60 e inícios dos anos 70. Um época de sonhos e de certa inocência,um mundo onde nossos heróis viviam aventuras e nós com eles. Irwin Allen, foi um gênio do entretenimento e da emoção. Realmente o meu abraço apertado a toda esta geração que aí está e que viveu esta época indescritível, inesquecível e de grande emoção! Uma saudade que até dói, o tempo muda e as gerações mudam e dentro de cada tempo fica um sentimento eterno pelos heróis, nossos heróis que se foram e ainda residem em todos nós. É o ano de 1983 (um mundo futuro) , a nave Spindrif está perdida, em uma tempestade eletromagnética, estamos caindo no desconhecido! Ali,começava para todos nós, uma grande aventura! Com certeza, ninguém nem no pior dos sonhos conceberia naquela época este nosso terrível mundo atual. O futuro daquela época era outro, era o futuro das nossas queridas séries que se foram como lágrimas no meio da chuva.

  43. Matheus Zugaib

    Lágrimas caíram de saudades e satisfação por eu ter vivido essa época pois nasci em 1961 e essa década foi muito criativa para a tv e cinema. Tenho esses atores como se fossem meus amigos ou parentes. Eu tenho a série completa em dvd e é uma das minhas favoritas. Parabéns pelos eventos que reúnem essa galera.

  44. Luiz

    Um lembrete, grato pela jornalista Fernanda Furquim, por essa postagem arrebatadora de Terra De Gigante, e que a Fox consiga essa matriz para disponibilizar mais episódios.

  45. Luiz

    Só tenho apenas um DVD com duas séries, mais vale a pena são duas recordações preciosas.

  46. márcia

    Nossa sem palavras é como diz Cazuza o tempo não para.

  47. PROFESSOR ROCHA

    FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO COLEGA, SERGIO. E COMPLETO, AGRADECENDO A REVISTA VEJA, POR FAZER ESTA REPORTAGEM.

  48. Alberto

    tenho tdos os dvd da serie
    pena que na série eles nunca conseguiram voltar a terra
    ou voltaram??
    não sei bem se alguém souber de alguma coisa me diga por e mail

  49. nelson ribeiro

    Simplismente fascinante, cheguei a me arrepiar…saudades de tudo dessa epoca…

  50. Sergio

    Parabéns a reportagem e a VEJA de postar essas fotos atuais, que nos faz lembrar junto com milhares de pessoas que vivenciaram esses momentos inesquecíveis em nossas infâncias. Terra de Gigantes como outras da épocas, são séries atemporais, apesar dos efeitos especiais hoje em dia existirem, a graça de se rever tudo em Terra de Gigantes é lembrar como nos sentíamos quando crianças e víamos isso e ouvindo a dublagem em português nos faz sentir uma nostalgia maravilhosa! Me lembro que todos iam correndo para casa para ver os episódios quando crianças. Os efeitos e as construções dos cenários ainda hoje impressionam se levarmos em consideração a época que foram construídos, junto com os atores que formavam um verdadeiro time de vencedores, dando tudo pela série, e pelo grande criador IRWIN ALLEN. Parabéns a todos que participaram dessa série, sou eternamente grato e guardarei para sempre os episódios, inclusive, a cada ano, eu revejo todos os episódios como se eu nunca tivesse visto. Ah, que nostalgia inigualável … Vou assistir agora o episódio S01E11, novamente como se nunca tivesse visto … em português … privilégio para poucos sortudos e caçadores de relíquias que não devem ser esquecidas … Obrigado a todos, e que legal ver tantos comentários aqui !