Notas de falecimentos – Dezembro de 2016

Principais nomes que fizeram carreira ou tiveram presença significativa em séries de TV e que faleceram este mês.

Alan Thicke em 1986 (Foto: ABC/Arquivo).

Alan Thicke (1947-2016)

Ator da série Growing Pains, Alan Thicke faleceu no dia 13 de dezembro, aos 69 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Alan Willis Jeffrey nasceu no dia 1º de março de 1947 em Ontario, Canadá. Seus pais se divorciaram quando ele tinha apenas seis anos de idade. Mais tarde, sua mãe se casou com Brian Thicke, um médico de quem Alan adotou o sobrenome.

Ele chegou na TV em 1965, como roteirista de programas humorísticos, game shows e talk shows, nos quais também atuou como apresentador e coapresentador. Entre 1980 e 1983, apresentou seu primeiro talk show, The Alan Thicke Show; e entre 1983 e 1984 foi apresentador do Thicke of the Night, ambos no Canadá.

Elenco de 'Growing Pains' (Foto: ABC/Arquivo)

Elenco de ‘Growing Pains’ (Foto: ABC/Arquivo)

Em 1985, ele foi contratado pela rede ABC para integrar o elenco de Growing Pains, sitcom familiar na qual interpretou um psiquiatra que mantinha seu consultório em casa para poder ficar mais perto dos filhos, enquanto sua esposa, uma jornalista, saía para trabalhar.

A série foi um sucesso, sendo produzida até 1992, lançando as carreiras de Thicke, Kirk Cameron e Leonardo DiCaprio, que integrou o elenco da última temporada interpretando um garoto de rua que é adotado pela família.

Entre 1995 e 1996, o ator esteve no elenco de Hope & Gloria, sitcom que gira em torno da amizade de uma produtora de TV e uma cabeleireira. Thicke interpretou o apresentador de um talk show.

Ao longo de sua carreira, o ator também fez diversas participações especiais. Entre elas, O Barco do Amor, Um Amor de Família, Chefe Burke, remake de Quinta Dimensão, 7th Heaven, Son of the Beach, Eu a Patroa e as Crianças, Yes Dear, ‘Til Death, I’m in the Band, The L.A. Complex, How I Met Your Mother e, mais recentemente, Fuller House.

Alan Thicke em 2014 (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Alan Thicke em 2014 (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Em paralelo à sua carreira de ator e de apresentador, Thicke também foi compositor de temas de aberturas de séries, como Diff’rent Strokes e Vivendo e Aprendendo, em parceria com sua esposa Gloria Loring.

Em 2014, ele criou e estrelou a série Unusually Thicke, para o canal Pop. Trata-se de uma sátira aos reality shows que acompanha a versão ficcional de Thicke vivendo os altos e baixos de sua rotina ao lado de sua família.

O ator foi casado três vezes. A primeira com Loring, entre 1970 e 1984, com quem teve dois filhos, Brennan Thicke e o compositor Robin Thicke; a segunda com a ex-Miss Gina Tolleson, entre 1994 e 1999, com quem teve um filho, Carter William Thicke. Desde 2005 ele estava casado com a modelo Tanya Callau.

 

Barbara Tarbuck (Foto via IMDB)

Barbara Tarbuck (Foto via IMDB)

Barbara Tarbuck (1942-2016)

Atriz convidada de séries produzidas entre as décadas de 1970 e 2010, Barbara Tarbuck faleceu no dia 27 de dezembro, aos 74 anos de idade, vítima de Creutzfeldt-Jakob, doença neurodegenerativa que causa demência e distúrbios do movimento.

Barbara nasceu no dia 15 de janeiro de 1942, em Detroit, Michigan. Iniciou sua carreira artística quando ainda era criança, atuando em um programa infantil de uma rádio local. Após se formar em arte dramática pela University of Michigan, Barbara integrou o elenco de uma companhia teatral da Indiana University, com a qual atuou em diversas montagens locais. Nesta época, ela ganhou uma bolsa de estudos da London Academy of Music and Dramatic Art.

Barbara em 'American Horror Story' (Foto: Byron Cohen/FX/Arquivo)

Barbara em ‘American Horror Story: Asylum’ (Foto: Byron Cohen/FX/Arquivo)

A atriz chegou na TV no início da década de 1970, com participações em séries. Ao longo de sua carreira, ela foi vista em episódios de Dan Shay, A Família Walton, O Incrível Hulk, As Panteras, Dallas, Os Pioneiros, Quincy, Lou Grant, Mash, Newhart, St. Elsewhere, Cagney & Lacey, Dinastia, As Super Gatas, Falcon Crest, Knots Landing, O Homem Que Veio do Céu, Tiro Certo, Nos Bastidores da Lei, A Gata e o Rato, Anjos da Lei, Jornada nas Estrelas: a Nova Geração, Jornada nas Estrelas: Enterprise, Silk Stalkings, Contratempos/Quantum Leap, Guerra dos Sexos/Civil Wars, Picket Fences, Pacific Blue, O Desafio, Plantão Médico, CSI, Crossing Jordan, A Sete Palmos, Nova Iorque Contra o Crime, Arquivo Morto, NCIS, Medium, The Event, Journeyman, Glee, American Horror Story e Dexter, entre outras.

A atriz também integrou o elenco recorrente da novela General Hospital, interpretando uma personagem introduzida em um episódio de 1996, retornando entre 2002 e 2010.

Em 1980, ela se casou com o ator James Denis Connolly, com quem viveu até a morte dele em 2005. O casal teve uma filha, a produtora Jennifer Lane Connolly.

 

Don Calfa na década de 1970.

Don Calfa na década de 1970.

Don Calfa (1939-2016)

Ator convidado de série produzidas entre as décadas de 1970 e 2000, Don Calfa faleceu no dia 1º de dezembro, aos 76 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

Donald George Calfa nasceu no dia 3 de dezembro de 1939, em Nova Iorque. Ele iniciou sua carreira no teatro, onde se estabeleceu antes de estrear no cinema no final da década de 1960.

Don Calfa em 2012 (Foto: Albert L. Ortega/Getty Images)

Don Calfa em 2012 (Foto: Albert L. Ortega/Getty Images)

O ator chegou na TV em 1972 fazendo participações especiais em séries.

Ao longo de sua carreira, foi visto em episódios de Kojak, Baretta, Delvecchio, São Francisco Urgente, A Mulher Biônica, O Poderoso Benson, Barney Miller, Night Court, Carga Dupla, Chumbo Grosso, Histórias Maravilhosas, Assassinato por Escrito, Twin Peaks, Matlock, Barrados no Baile, Tal Pai Tal Filho, nova versão de Columbo, O Mundo é dos Jovens e Less Than Perfect, entre outras.

Entre 1977 e 1981, ele foi casado com a assistente de produção Trixie Flynn. A união terminou em divórcio.

 

Joseph Mascolo (Foto via IMDB)

Joseph Mascolo (Fotos via IMDB)

Joseph Mascolo (1929-2916)

Ator de Bronk e convidado em séries produzidas entre as décadas de 1960 e 1980, Joseph Mascolo faleceu no dia 8 de dezembro, aos 87 anos de idade, em consequência do Mal de Alzheimer.

Joseph Peter Mascolo nasceu no dia 13 de março de 1929 em Connecticut, filho de imigrantes italianos. Ele iniciou sua carreira artística como músico antes de estrear no teatro onde, na década de 1960, foi substituto de Neville Brand na peça Night Life.

Na mesma época, ele estreou no cinema e na TV, fazendo participações em teleteatros e séries. Ao longo de sua carreira, foi visto em episódios de Tudo em Família, Baretta, Lou Grant, Arquivo Confidencial, Kojak, Switch, O Incrível Hulk, Casal 20, Faro Fino/Crazy Like a Fox, Chumbo Grosso e Tiro Certo, entre outras. O ator também esteve na minissérie The Gangster Chronicles.

Mascolo em 2015

Mascolo em 2015

Entre 1975 e 1976, Mascolo integrou o elenco fixo de sua única série, Bronk, um drama policial criado pelo ator Carroll O’Connor (Tudo em Família) e estrelado por Jack Palace. Na história, ele interpreta o prefeito Santori.

Desde 1982, Mascolo integrava o elenco da novela Bold and the Beautiful, na qual ainda atuava.

O ator foi casado duas vezes. A primeira com Rose G. Maimone, entre 1953 e 1986, com quem teve um filho. A união terminou quando Rose faleceu. Desde 2005 o ator era casado com a produtora Patricia Schultz.

_______________________

No mês de dezembro também faleceram os atores Bernard Fox (recorrente em A Feiticeira e Guerra, Sombra e Água Fresca), Carrie Fisher (recorrente em Catastrophe), Debbie Reynolds (The Debbie Reynolds Show e recorrente em Will & Grace), Liz Smith (Lark Rise to Candleford, The Tunnel), Peter Vaugham (recorrente em Game of Thrones), Ricky Harris (recorrente em Todo Mundo Odeia o Chris) e Zsa Zsa Gabor (atriz convidada de séries).

Cliquem nas fotos para ampliar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s