Blogs e Colunistas

15/05/2010

às 15:29 \ Lançamentos em DVD

Chega ao Brasil a 5ª e Última Temporada do Agente 86

Após meses de insegurança, os fãs de Maxwell Smart, criação de Buck Henry e Mel Brooks, terão a tão aguardada 5ª e última temporada de “Agente 86/Get Smart”. A série que marcou época e definiu o gênero satírico chega em um box contendo todos os 26 episódios produzidos pela CBS.

As quatro primeiras temporadas foram produzidas pela NBC que cancelou a série. Resgatada pela CBS, “Agente 86″ ganhou uma nova abordagem. Na 4ª temporada, Max se casa com sua parceira, a agente 99. Na quinta, acompanhamos as atividades dos dois agentes, agora marido e mulher, bem como a chegada dos gêmeos, os quais não tiveram grande interferência na narrativa da série; serviram apenas para apresentar o lado familiar do casal. A idéia dos filhos seria mais tarde resgatada com a série “Agente 86″ dos anos 90, na qual um dos filhos se torna agente secreto do CONTROLE, agora chefiado pelo próprio Max.

Voltando ao Box da quinta temporada, encontraremos nele os episódios mais lembrados pelos fãs da série por ter sido a temporada que mais reprisou nos canais brasileiros. Isso porque foi a única fase da série que teve sua dublagem em português preservada. Não se sabe ao certo o que ocorreu com a dublagem das quatro primeiras temporadas, mas a da quinta, sobreviveu até o ano passado, quando foi exibida pela última vez pelo canal TCM.

O canal do grupo Turner reprisou a série na íntegra após ela ter sido exibida anos antes pelo Multishow que a transmitiu em inglês com legendas, e pelo antigo canal Retrô TV que chegou a transmitir alguns episódios da fase produzida pela NBC, com a dublagem original, a qual estava supostamente perdida; bem como a quinta temporada com a voz em português de Bruno Netto. Ao chegar no TCM os fãs ouviram pela última vez a voz desse dublador que conseguiu captar o tom de voz e interpretação do ator Don Adams à perfeição. Era como ouvir o ator americano falando em português.

Por que digo última vez? Porque pouco depois que a Warner começou a lançar a série em DVD, o TCM tirou a série do ar, mas antes, alertou o público do que estava para acontecer. Em sua última reprise pelo canal, a quinta temporada foi exibida com a redublagem que já tinha tomado conta das quatro primeiras temporadas.

A demora em se lançar a quinta e última temporada da série, a qual foi agendada anteriormente, mas sempre cancelada, fez o ‘alerta vermelho’ soar. Será que a Warner faria com Max o mesmo que fez com “The West Wing”, encerrando o lançamento da série em DVD faltando a última temporada? Após meses em suspense eis que chega às prateleiras do mercado brasileiro a última temporada de “Agente 86″ …totalmente redublada!!! Não sobrou um único episódio com a voz de Bruno Netto e seus colegas da época. Para piorar, ao serem contatados a respeito, a distribuidora afirma, categoricamente, se tratar da dublagem original. Ela é sim, a que foi exibida na TV, mas no TCM no ano passado, não aquela dos anos 60 aos 90.

A presença da redublagem no último box é a quebra da promessa da Warner. No evento do lançamento da série em DVD, realizado na FNAC, representantes do canal garantiram que a última temporada traria o resgate da dublagem original. Mais uma promessa de distribuidora não cumprida! Rumores não confirmados indicam que a demora em lançar a última temporada foi em função da distribuidora decidir se ela seria disponibilizada com a dublagem original ou a redublagem. Esses mesmos rumores não confirmados indicam que a decisão em se utilizar a redublagem se deu por um único motivo: a uniformidade do áudio; tanto para as vozes, quanto para a qualidade técnica.

Ainda não há informações sobre o paradeiro da dublagem original que tinha conseguido sobreviver até 2009, não merecendo sequer entrar no box como uma quarta alternativa de áudio para os fãs mais velhos que a acompanharam por quatro décadas. Um valor agregado que pode ter sido jogado no lixo. O que posso dizer sobre isso: é realmente exaustivo ser fã de séries, em especial clássicas, em um mercado que não conhece e nem faz questão de conhecer esse segmento, embora deseje profundamente explorá-lo até o caroço.

Como última esperança: fica aqui a sugestão para a Warner. Se e quando, decidirem lançar um pacote com a série completa, incluam a dublagem original como áudio Extra; por mais preconceitos que vocês possam ter com relação à qualidade técnica do material. Não se limitem a jogar em uma caixa de papelão os discos que sobraram na primeira venda, para poderem ofertá-lo como um novo lançamento com o título de Série Completa.

Em compensação, é justo dizer que “Agente 86″ foi a única série clássica lançada no Brasil com um grande volume de material Extra. Por serem antigas, essas séries não tiveram o privilégio que as novas têm. Material Extra para esse tipo de produto é raro, ao menos no Brasil. “Agente 86″ teve erros de gravação, entrevistas e comerciais (tanto da série, quanto estrelados pelos atores) em cada um dos boxes. Na verdade, a quantidade de material foi aumentando a cada box lançado.

Nessa quinta temporada temos um disco de Extras composto por um material que inclui o Memorial à Don Adams, realizado em 2005, um ano após sua morte; TV Land Awards de 2003, “The Andy Williams Show”, produzido em 1966 que contou com a participação de Don Adams, comerciais variados produzidos nos anos 80 e 90 e estrelados pelos atores que fizeram a série; bem como uma raríssima cena de bastidores na qual Don Adams recebe a notícia de que sua esposa deu à luz. Além, é claro, dos erros de gravação e depoimentos de atores.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

10 Comentários

  • Livio Lee

    -

    15/5/2010 às 17:46

    Fica a minha certeza absoluta que não compro NENHUMA série antiga redublada.

  • fernando

    -

    15/5/2010 às 18:26

    oi fernanda gostaria de saber se vc tem alguma informaçao sobre the closer a quinta temporada em dvd aki no brasil e se o filme do sex and the city 2 vai ser distribuido aki no brasil pela logomarca da warner bros no caso do primeiro ter sido da playarte???? se vc tiver alguma informaçao sobre essas 2 duvidas eu agradeço….

  • Spockhur

    -

    15/5/2010 às 20:29

    A Warner realmente cometeu um grande erro. Um descaso enorme com os fãs e colecionadores de dvds!

  • Nelson

    -

    16/5/2010 às 4:52

    Estava pensando em começar a comprar os boxes mesmo com a redublagem, mas essa notícia foi um banho de água fria. Se a dublagem existe, não há motivo para não colocar. Por mim vão mofar nas prateleiras. As dublagens clássicas de séries e desenhos são um patrimônio cultural nosso que está sendo perdido. A Warner é uma vergonha. Os boxes de Looney Tunes foram 99% redublados. As dublagens impagáveis do Pernalonga, Patolino e outros não se ouve mais nem na TV aberta. Depois reclamam dos downloads na internet e da pirataria. Fazer o que se não respeitam o desejo do consumidor? Custa tanto entender que a dublagem faz parte da nossa cultura?

  • leiferiksen72

    -

    16/5/2010 às 16:41

    É uma pena mesmo. Ainda mais porque sei de um colecionador que possui todas as 5 temporadas da série com a dublagem antiga.Em muitos episódios, o áudio não está lá essas coisas. Mas, quase nada é tão bom quanto resgatar o melhor da nossa memória afetiva, certo?

  • JOSE RENATO

    -

    16/5/2010 às 20:04

    Eu já esperava por isso. Fico muito chateado por não ter a dublagem original em nenhuma temporada. Como tenho ums 40 episódios com a dublagem OIGINAL, não fico assim tão chateado. Como eu disse em outro post, colecionar séries no Brasil é um parto…. Falta total de respeito com tudo e com todos. Pelo menos essa saiu inteira. Tem as de Jornada nas Estrelas (Deep Space Nine e Voyager) que sairam apenas as duas e três temporadas de sete no total….. Vontade de sumir dessa m* de país!!!!!!!!Quando é que vão nos respeitar? Acho que nunca, pois não temos respeito nem por nós mesmos, votando nesses m* de políticos!!!!Pasisinho sem futuro esse….

  • JOSE RENATO

    -

    17/5/2010 às 23:03

    Para não falar que sou xiita, a REDUBLAGEM 2008/2010 ficou muito boa. Para quem não conviveu com a dublagem original, como meus filhos, acham que está muito legal!!!! E está mesmo…. O que custava colocar uma segunda dublagem como PRESENTE para os mais experientes como eu e muitos outros? Fizeram isso com Jeanie é um Genio e ficou ótimo – Dublagem original. Mas o que falta no fundo é respeito e um pouco de boa vontade. Tenho sempre a sensação que esses burocratas são um bando de preguiçosos e incopetentes…Fernanda, desculpe o desabado do post anetrior!!!! (sorry)….

  • Alan

    -

    8/7/2010 às 15:29

    Eu adoro as séries antigas, sou um devorador voraz de DVD, mas NÃO COMPRO série antiga sem a dublagem original, com certeza as produtoras estão deixando de vender por causa deste “pequeno” detalhe!!!

  • Allan

    -

    27/1/2011 às 19:02

    Essa Warner tá mesmo pisando na bola. Gosto dessa série mas não vou comprar nenhuma temporada por não ter a dublagem original. Pelo menos tenho um episódio gravado da Rede 21, da quinta temporada, com a dublagem original, para matar a saudade. Outro descaso é com a série CHIP’s que só teve duas temporadas em DVD até agora. Houve promessa de lançar a terceira temporada, mas até agora nada. Toma jeito Warner!

  • Gil

    -

    17/9/2012 às 21:00

    Sou radical nesta questão! Estão cometendo um crime contra a cultura deste país! Desculpem o termo, mas são pessoas inescrupulosas e ordinárias. Agente 86, Jornada nas estrelas, Os apuros dePenélope, Tartaruga Touchê, Zorro, O inspetor, A formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, filmes clássicos de John Wayne, Jerry Lewis, etc… Falta de respeito! Só visam o dinheiro, e nada mais. Desculpem toda essa raiva, mas ela é verdadeira e procede. Minhas memórias sentimentais não estão à venda! Está na hora desses canalhas aprenderem a ter respeito com o povo do Brasil.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados