Blogs e Colunistas

10/02/2012

às 17:25 \ Biografias, Falecimentos

Peter Breck (1929-2012)

Peter Breck em 1967

Ator da série Big Valley, Peter Breck faleceu no dia 6 de fevereiro, aos 82 anos de idade, no Canadá onde vivia desde a década de 1980. A informação foi divulgada por sua esposa Diane Bourne Breck ao site The Big Valley Writing Desk, mantido por fãs da série produzida entre 1965 e 1969. Horas depois, o Hollywood Reporter confirmou a notícia.

No site oficial do ator, sua esposa divulgou em 2010 que Peter sofria de demência (provavelmente mal de Alzheimer) e já não era mais capaz de participar de convenções. Ele tinha problemas para falar e escrever e sua memória já estava parcialmente apagada.

Em seu e-mail para o site, Diane não informa a causa da morte de Peter, que estava internado em um hospital no Canadá desde o dia 10 de janeiro deste ano.

Joseph Peter Breck nasceu no dia 13 de março de 1929, em Harvehill, Massachussetts. Filho de músicos, que costumavam viajar por várias cidades americanas como membros de uma banda de jazz, Peter foi criado por seus avós. Mais tarde, depois que seus pais se divorciaram, Peter foi viver com a mãe e seu padrasto, um editor de jornal. Peter se formou em arte dramática pela Universidade de Houston, iniciando sua carreira no teatro regional.

Elenco de 'Big Valley': (E-D) Linda Evans, Lee Majors, Peter Breck, Barbara Stanwick e Richard Long. Destes, apenas os dois primeiros ainda estão vivos.

Estreou no cinema depois que Robert Mitchum o viu em uma peça e o convidou a trabalhar no filme Thunder Road, de 1958. Contratado pela Warner Brothers, Peter estreou na TV ainda na década de 1950, com participações em diversas séries de TV.

Ao longo de sua carreira, foi visto em episódios de Gunsmoke, Patrulha Rodoviária, 77 Sunset Strip, A Caravana, O Paladino da Justiça, Xerife de Cochise, Aventura Submarina, Bronco, Hawaiian Eye, Surfside 6, Lawman, Cheyenne, Quinta Dimensão, Mr. Novak, Bonanza, O Marcado, Perry Mason, O Homem de Virgínia, Smith & Jones, Missão: Impossível, SWAT, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Vega$, O Incrível Hulk, Os Gatões, A Ilha da Fantasia, Duro na Queda e Dupla Explosiva/L.A. Heat, entre outras.

Entre 1959 e 1960, estrelou sua primeira série, Black Saddle, originalmente batizada com o título de Lawgun, na qual interpretou um pistoleiro que se torna advogado. Entre 1960 e 1962 ele foi Doc Holliday, em vários episódios de Maverick.

Peter em 2009

Mas ele ficaria mais conhecido dos fãs de série por interpretar Nick Barklay, filho do meio de Victoria (Barbara Stanwick) na série Big Valley. Após seu cancelamento, o ator tentou voltar com a série The Secret Empire, produzida em 1979, mas cancelada com apenas 12 episódios. Desde então, seus trabalhos na TV ficaram limitados a participações especiais em diversas produções.

Além de ator, Peter também investiu na carreira de cantor, chegando a gravar alguns álbuns. Na década de 1970 ele montou sua própria produtora, a Breck Entertainment, com a qual produziu filmes independentes.

Peter se casou com Diane em 1960, com quem teve um filho, Christopher, que faleceu vítima de leucemia na década de 1980.

Nesta época, o casal vivia em Vancouver, no Canadá, onde Peter mantinha uma escola de teatro, a The Breck Academy, com a qual montava peças regionais. Após a morte do filho, ele se afastou da carreira e das atividades da Academia, fazendo trabalhos esporádicos.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados