Blogs e Colunistas

23/05/2013

às 0:00 \ Biografias, Falecimentos

Morre Steve Forrest, ator da série ‘S.W.A.T.’

Steve Forrest em 1965

Intérprete do Tenente Hondo na série S.W.A.T., Steve Forrest faleceu no dia 18 de maio, aos 87 anos de idade. A notícia foi divulgada pelo Hollywood Reporter, que não informou a causa da morte.

Embora muitos se lembrem dele por S.W.A.T., o ator também estrelou O Barão, produção britânica da década de 1960. Ao longo de sua carreira, Forrest ainda seria visto como ator convidado em diversas séries clássicas da TV.

William Forrest Andrews nasceu no dia 29 de setembro de 1924, em Hutsville, Texas. Filho de Annis e Charles Andrews, um pastor batista, o ator era o mais novo de treze irmãos.

Forrest prestou o serviço militar servindo no exército participando da 2ª Guerra Mundial como sargento. Após o conflito, ele foi morar em Los Angeles, onde estudou arte dramática na UCLA.

O ator se uniu ao grupo do La Jolla Playhouse em San Diego onde durante a apresentação da peça Goodbye Again ele foi visto por Gregory Peck, ator já consagrado em Hollywood. Peck o indicou para um teste de atores na MGM, onde ele foi contratado para fazer parte do elenco do estúdio.

Forrest em 1957

Ele iniciou sua carreira no cinema fazendo pequenos papéis e figuração em filmes da década de 1950. O ator estreou na TV em 1956, fazendo participações em teleteatros e séries.

Ao longo de sua carreira ele foi visto em episódios de Alfred Hitchcock Apresenta, Além da Imaginação, Culpado ou Inocente?, Histórias do Velho Oeste, O Homem de Virgínia, Inferno nos Céus, Rawhide, O Fugitivo, A Lei de Burke, Cimarron Strip, Bonanza, Chaparral, Os Audaciosos, The F.B.I., Missão: Impossível, Nichols, Smith & Jones, O Sexto Sentido, Histórias Fantásticas, Hec Hamsey, Têmpera de Aço, São Francisco Urgente, Galeria do Terror, Centro Médico, Gunsmoke, O Jogo Perigoso do Amor, Casal McMillan, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Cannon, Os Novatos, A Ilha da Fantasia, Hotel, Sonhando Acordado, Nos Bastidores da Lei, Columbo, The Client, Promised Land e Team Knight Rider, entre outros.

(E-D) Robert Urich, Mark Shera, Steve Forrest, James Coleman e Rod Perry em 'S.W.A.T.'

Entre 1966 e 1967 Forrest estrelou O Barão, a primeira série britânica exibida a cores. Esta era uma adaptação da obra de Anthony Morton para o canal ITV da Inglaterra, que teve um total de 30 episódios.

No original, o Barão era o apelido de um ladrão inglês de jóias que, ao se apaixonar, decide largar a vida do crime, passando a trabalhar como assistente de agentes da Scotland Yard.

Na versão televisiva, o Barão é um americano que cresceu em um rancho. Vivendo na Inglaterra, ele é conhecido como John Mannering, um negociante de antiguidades. A cada episódio John é chamado pelo chefe do serviço de inteligência para atuar como espião do governo britânico em missões diversas.

A presença de Forrest no elenco garantiu a venda da série para os EUA, onde foi exibida pela rede ABC. Bem recebida na Inglaterra, O Barão não conseguiu conquistar a audiência americana, que a cancelou. Sem o investimento da ABC, a série não conseguiu seguir em frente, sendo também cancelada na Inglaterra.

Em 1975, Forrest estrelou sua segunda série, S.W.A.T., produção de Aaron Spelling que acompanhava a rotina de trabalho de uma equipe especial da polícia. Forrest era o Tenente Dan Harrelson, conhecido como Hondo, líder da equipe formada por Jim Street (Robert Urich, já falecido), Dominic Luca (Mark Shera), T.J. McCabe (James Coleman) e David Kay (Rod Perry), conhecido como Deacon.

Forrest em 2003

A série teve apenas duas temporadas e trinta e sete episódios produzidos. Apesar da curta duração, se tornou um clássico, sendo principalmente lembrada por seu tema de abertura. Em 2003, ela ganhou uma versão cinematográfica estrelada por Colin Farrell e Samuel L. Jackson, que interpretou o personagem de Forrest, agora sargento, mas também conhecido como Hondo. Forrest fez uma pequena participação no filme, interpretando o motorista do caminhão da S.W.A.T.

Na TV, o ator ainda faria participações recorrentes em Dallas, primeira versão, onde interpretou Wes Parmalee, um sujeito que aparece no rancho Southfork dizendo ser Jock Ewing. Alegando ter sobrevivido ao acidente de helicóptero que matou o chefe da família Ewing, ele teria passado por uma cirurgia plástica. Entre 1986 e 1996 o ator fez diversas participações em Assassinato por Escrito, onde interpretou diferentes personagens a cada episódio.

No cinema, o ator esteve em filmes como O Palhaço, O Sabre e a Flecha, Meu Filho, Minha Vida, Estrela de Fogo, A Viuvinha Indomável, O Mais Longo dos Dias, Mamãezinha Querida, Os Espiões que Entraram Numa Fria, entre outros.

O ator afastou-se da carreira no início da década de 2000. Forrest se casou com Christine Carilas em 1948, com quem ainda vivia. O casal teve três filhos, Michael, Forrest e Stephen Andrews.

Cliquem nas fotos para ampliar.

No primeiro vídeo, cenas de ‘O Barão’; no segundo, ‘S.W.A.T.’.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

6 Comentários

  • Edson Rodrigues

    -

    23/5/2013 às 7:43

    Pouca gente se recorda, mas “O Barão” foi exibido entre nós, pela TV Bandeirantes, Canal 13 de São Paulo, em 1967/68. Como no Brasil não existiam transmissões em cores, as películas fornecidas vieram em preto e branco. Dois longas foram “gerados” com base em episódios da série. Ao que parece, não foram exibidos nos circuitos comerciais de cinema do Brasil. Mas lembro que um deles – The Man in a Looking Glass, de 1966 – foi exibido na Rede Globo, nos anos 70, sob o título “Homem no Espelho”.

  • Edson Rodrigues

    -

    23/5/2013 às 8:18

    Detalhes da história: a série a que muitos hoje se referem como “Alfred Hitchcock Apresenta” foi exibida no Brasil nos 60 sob o título SUSPENSE. E Rawhide – apesar de Clint Eastwood – passou quase despercebida entre nós quando exibida na segunda metade dos 60 pela TV Record sob o título de COURO CRÚ.

  • Paulo Telles

    -

    23/5/2013 às 12:53

    Um outro detalhe importante não mencionado na matéria, por sinal bem redigida: Steve Forrest era irmão mais novo do ator clássico DANA ANDREWS (1909-1991), que foi o galã de LAURA, de Otto Preminger, com Gene Tierney e Clifton Webb, e entre outros trabalhos no cinema. Forrest em ESTRELA DE FOGO atuou ao lado de Elvis Presley e Barbara Eden, esta como todos sabem, a Jeannie é um gênio.

  • Herminia

    -

    27/5/2013 às 19:22

    Mais um querido ator que nos deixa. Va com Deus lindo Steve,você nos deu muita alegria com seu talento.Meus pêsames a família.
    Que bom que você existiu.
    Grande ator,palmas para você.

  • Welberson Soares

    -

    12/6/2013 às 20:22

    Gostaria de saber qual é o nome original de O JOGO PERIGOSO DO AMOR?

    Resposta – Oi Welberson, o título original é Love American Style, produzida entre 1969 e 1974. Era uma série que apresentava uma história diferente por episódio, sem atores fixos, tendo como tema os relacionamentos amorosos. Abs.

  • Vander wilson

    -

    15/8/2013 às 11:05

    Eu via swat na tv gostava muito!e comprei o dvd com samuel L … Vi ele na cena que guiava o furgao! (Triste aqui)

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados