Blogs e Colunistas

12/09/2011

às 0:21 \ Falecimentos, Séries Anos 2010-2019

Andy Whitfield, Ator de Spartacus, Morre aos 39 Anos

Andy em 2010

O ator que estrelou a primeira temporada da série “Spartacus: Blood and Sand” faleceu neste domingo, dia 11 de setembro, aos 39 anos, perdendo sua luta de 18 meses contra um Linfoma.

Em março de 2010, durante um exame de rotina pelo qual todos os atores passam quando uma série é renovada, Andy Whitfield foi diagnosticado com Linfoma não-Hodgkin em estágio 1, considerado tratável com boas chances de recuperação.

Dois meses após ter sido submetido a um tratamento de quimioterapia, o ator foi considerado curado.

A produção da segunda temporada da série, que tinha sido adiada para que ele pudesse se submeter a um tratamento, teve então início. Mas, para tanto, Andy precisou retomar sua rotina de exercícios para poder interpretar o gladiador Spartacus.

Durante esse período, ele sofreu uma recaída, sendo novamente diagnosticado com linfoma. Sua situação o levou a se afastar em definitivo da produção da série para poder se recuperar.

Substituído por Liam McIntire, o ator manteve contato com vários profissionais envolvidos com a produção de “Spartacus” que, durante a última Comic Con realizada em San Diego este ano, informaram à imprensa que Andy continuava sob tratamento. Apesar dos prognósticos, o ator não resistiu, vindo a falecer vítima de Linforma não-Hodgkin, em Sidney, Austrália, onde vivia com a família.

Durante o período de seu tratamento, Andy participou de campanha pelos Direitos Humanos. Na foto, o ator aparece de cabeça raspada, em função do tratamento de quimioterapia.

Em declaração à imprensa, sua esposa Vashti disse que Andy faleceu em seus braços esta manhã. A notícia surpreendeu os fãs e a imprensa.

Andy Whitfield nasceu em Amlwch, Wales. Formou-se engenheiro e trabalhou nessa área em Londres até mudar-se para Sindney, Austrália, em 1999. Lá trabalhou como modelo e fotógrafo enquanto estudava Artes Dramáticas.

Sua carreira iniciou por volta de 2004 quando começou a fazer participações especiais em séries e minisséries australianas.

Em 2009 surgiu sua grande chance quando a produção de “Spartacus” iniciou a busca por um ator desconhecido que pudesse interpretar o personagem em uma nova série do canal americano Starz.

Prevista para ser filmada na Nova Zelândia, a produção da série realizou testes com centenas de atores em diversos países. Quando Andy foi o escolhido, a série se transformou em sua porta de entrada para uma carreira em Hollywood.

Para poder se transformar no guerreiro que é vendido como escravo e levado à Arena como gladiador, Andy passou por um rigoroso treinamento físico para ganhar massa muscular, que incluía quatro horas de exercícios diários com levantamento de peso.

O ator deixa esposa e dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de dois anos. Em declaração à imprensa, sua esposa agradece o apoio e o carinho dos fãs, que contribuíram para que Andy conseguisse suportar o processo do tratamento contra a doença. Em nota oficial, representantes do canal Starz lamentam a morte do ator.

Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

187 Comentários

  • maria da conceição de oliveira

    -

    20/6/2015 às 16:35

    é uma pena que um ator tão maravilhoso como ANDY FOSSE EMBORA,TÃO CEDO FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO SOUBE APRENDIR A GOSTAR DESTE TIPO DE FILME GRAÇAS A ESTA TEMPORADA DE SPARTACUS,QUE DEUS BOTE A ALMA DELE EM UM LUGAR LINDO E CHEIO DE LUZ.

  • Eliana

    -

    4/6/2015 às 17:21

    Comecei agora a terceira temporada, e também não acreditei que o ator principal foi substituido e vim pesquisar o porquê, meus sentimentos a familia, um grande ator, sempre que se falar em Spartacus será a imagem dele que virá minha mente. Que descanse em paz.

  • Silvia

    -

    24/5/2015 às 19:01

    Fiquei triste em saber da noticia………..

  • Franci Cabeceira

    -

    5/5/2015 às 16:24

    Não estou acreditando que esse ator morreu. Que triste, passei a assistir Spartacus no Netflix e quando chegou na terceira temporada ele não estava, tinha outro cara interpretando o Spartacus. Resolvi fazer uma busca na net para saber porque ele saiu, e me deparo com essa notícia. Que triste ele era um exelente ator.

  • renato

    -

    20/4/2015 às 1:10

    sou fanatico pelo espartacus esse ator …era excelente para o papel…e sem duvida o melhor filme…amei todos esses atores muito bom..

  • Thiago Diniz

    -

    27/3/2015 às 21:44

    Incrível vim pesquisar pq o ator tinha mudado e parei aqui. Na primeira temporada acho que muitos se apegaram ao ator/personagem de tão bem feito que foi. Não acredito que o cara morreu.

  • Maykon

    -

    12/3/2015 às 22:54

    E com grande lamentações que deixo meu comentário, porque foi o melhor seriado que já pude assistir em todos os tempos e velo este ator atuar como um grande gladiador foi espetacular, confesso que não tenho mas empolgações para continuar assistindo, porque na minha mente só vejo como o grande gladiador SPARTACUS e como todos dizem não desmerecendo outro ator, mas fica nas lembranças! Hoje você foi escolhido para fazer parte como um grande guerreiro ao lado de Deus e posso dizer que todos nos que tivemos oportunidade de assistir você atuando como ator temos muito que aplaudir!
    Lamentações para sua linda família e vai ser muito orgulho para seus filhos hoje que estão mas velhos poder ter essa grande lembrança de seu pai assistindo!

  • anderson stadler

    -

    23/1/2015 às 22:37

    sem duvida esse foi um dos melhores atores que eu já vi atuar, como deve ter sido terrivél para sua esposa perder o homem que amava morrer, como na cena que sura morre nas mãos de spartacus, os papeis se inverteram na vida real, lamentável.
    deixará saudades Andy, champion of the Capúa!

  • Julia

    -

    9/1/2015 às 4:18

    Pra quem está pensando em desistir de assistir a série porque o Andy faleceu e o substituíram, repensem essa decisão porque vai valer muito a pena continuar. Terminei hoje de assistir a todos os episódios e não me arrependi de nenhum um minuto investido. Um grande final para o grande herói que Spartacus foi.

  • paty

    -

    31/12/2014 às 11:08

    Quero deixar as minhas condolencias, para familia deste ator maravilhoso e ao mesmo tempo que era desconhecido, que no seu encato, charme, pureza a forma de amar alguém, a luta pela sobrevivencia, que deu vida a personagem spartacus Andy. Que sua alma descance em paz. que todo o bem que fizeste nesta terra que as suas boas obras de sigam, o pouco tempo que aparecestes deixaste saudades em nossos coracoes, Um guerreiro nunca morre ele vive eternamente, toda vez que alguém assistir o spartacus sentirá a sua falta, pelo mesmo motivo que eu cheguei até aqui. Depois desta noticia nao consegui mais acompanhar o seriado, nao desmerecendo outros atores, mas vc era um verdadeiro SPARTACUS, um guereiro, que morreu como um Gladiador para nós na arena com o vontade de querer mais de vc. fostes muito sedo. que descance em Paz, sei que o o bom Deus de recebeu com honores.

  • Gabriel

    -

    3/11/2014 às 3:22

    Esse cara era muito foda e é foda,foi um gradiador até seu ultimo suspiro ,pra min sempre vai ser…

  • domingos

    -

    16/10/2014 às 18:12

    Vc sempre será o eterno Spartacus e o brilho da sua estrela nunca se apagara.

  • domingos

    -

    16/10/2014 às 18:09

    VC será o eterno spartacus e sua estrela sempre vai brilhar a onde estiver.

  • Kalel

    -

    18/9/2014 às 6:13

    Não dá pra acreditar que esse cara morreu! Poxa vida!
    Acabei de assistir a 1a temporada e saí pra pesquisar pq o ator de Spartacus havia mudado na 2a e vim parar aqui.
    Você era talentoso, carismático, muito bonito e charmoso. Meus sentimentos querido Andy, descanse em paz!

  • Éder

    -

    15/7/2014 às 23:11

    Andy sempre será aquele que desafiou Roma, campeão das arenas e aquele que trouxe a chuva!!! Spartacus, Crixus and Gannicus brothers blood! Uma pena sem Andy! A série realmente perdeu seu brilho! Fã numero 1 desses 3 caras! Você sempre será lembrado como campeão Andy!!! Deus de todas as coias! Terminei de ver a série completa, mas não esqueço do grandioso e original Spartacus! Descanso eterno pra você, grande campeão!

  • Diego

    -

    14/7/2014 às 22:49

    A serie “spartacus ” foi um grande sucesso, assisti a primeira temporada e gostei bastante,mas já a continuação na segunda temporada nada mais voltou como antes, achei que era devido a adaptação do inicio,mas pelo meio constatei que era devido a falta do ator principal. Não estou tentando demonstrar um grande sentimento por ambos, pois eu adimiro todos os atores do cinema, confeço que tem meus preferidos e Andy whitfield não era, lamento muito por sua morte, mas o que estou querendo dizer é que uma serie e etc já iniciada com um ator principalmente o principal deve ser finalizada com ambos se não, não fara mais sentido a continuação, perigoso.

  • Rafael Odilon

    -

    13/7/2014 às 21:17

    So pra continuar um dia quando eu for para onde Deus te acolheu, vou quere fazer parte dos seus guerreiros, ter você como um líder sera uma honra lutar ao seu lado. Seu fã n_ 1 que aprendeu a te admirar, fique em paz onde estiver pois Deus te convocou primeiro pra fazer parte de seu exercito …..

  • Rafael Odilon

    -

    13/7/2014 às 21:08

    Mesmo depois de tanto de tempo, não acredito, que isso aconteceu, tive pouco tempo pra conhecer o trabalho deste ator, porem desde que o vi pela primeira vez o achei extraordinário muito bom ator mesmo, mais e uma pena, em fim que ele esteja num bom lugar, porque tudo o que e ótimo dura pouco

  • Whery

    -

    3/7/2014 às 14:21

    Andy whitifield ficará sempre em 1º e nossas mentes. apesar do liam mcintyre ser um bom ator ele substitui muito bom! mais é dificil lebrar que Whitifield ( Spartacus) morreu, mais nunca sera esquecido!!!

  • Sandro Campos Cavalcante

    -

    16/6/2014 às 1:11

    E uma pena! atuação de Andy whitifield que deu vida a um personagem que passou pra quem assisti a série um carisma pelo spartacus que para mim e insubstituível, hoje até parece outra pessoa se passando por alguém parecido mas sem o mesmo carisma do personagem, a sensação que quero passar e que o spartacus foi substituído e não o ator ..

  • aurilena ramos gomes

    -

    9/6/2014 às 12:34

    Andy deixou saudades.Foi um ótimo ator.A série perdeu um pouco do seu brilho sem ele.Que Deus o tenha!

  • Caupers

    -

    5/6/2014 às 22:07

    Bem fiquei parvo quando soube da noticia. Já vejo a serie a algum tempo e adoro-a. Pesquisei porque me causava estranheza a personangem de spartacus de uma serie para a outra. Apesar dos anos passados, quero enviar os meus cumprimentos à famalia de Andy. Bom actor, papel excelentemente bem executado.

  • charles

    -

    4/6/2014 às 20:45

    Vai com Deus guerreiro.

  • amanda souza gomes

    -

    2/6/2014 às 0:08

    Nao e a mesma coisa sem ele agora espartacus ta chato agora sem o bonitao que fazia essa serie saudade :(

  • Gabriela

    -

    31/5/2014 às 9:11

    Comecei a assistir a série esta semana, em DVD, e por curiosidade procurei saber mais sobre o elenco e me deparo com uma notícia triste dessas … o Andy fez seu papel com muita garra e excelência. Uma perda enorme para todos :( Que Deus lhe tenha dado um bom lugar.

  • Edgar Saldanha

    -

    29/5/2014 às 19:44

    eu sinto muito, eu adora o por aquilo que ele fazia,ele era muito bom nas series, a sua perda causa uma grade dor e decepção com a vida, todos sentimos a falta do andy perdemos uma grande personagem, um guerreiro de verade

  • luzineia f de morais

    -

    27/5/2014 às 21:27

    fiquei triste e uma pena essa doesa e maldita Que ele descanse em paz lutou muito e um heroi eu sei oque e passar por isso hoje estou bem em fase de aconpanhamento mais bem gracas a Deus

  • arthur

    -

    21/5/2014 às 14:03

    sua morte merecia ter sido em areia e sangue, pelas mãos de outro gladiador, ms sabendo que o campeão de cápua não perderia nem por vontade dos deuses.. veio essa doença escrota.. e tirou a estrela do nosso ludus :(

  • Isac

    -

    19/5/2014 às 0:52

    Eu achando que a produção não tinha renovado com ele, E pior que a record não falou nada, Eu fiquei sabendo que ele morreu hoje.

  • GABRIELLY

    -

    6/5/2014 às 23:57

    COITADO EU FIQUEI MUITO TRISTE COM A NOTICIA ELE ERA UM OTIMO ATOR

  • Tsemba

    -

    30/4/2014 às 4:59

    we embrace the death and we fuck it. Andy, olympy is yours! thank you.

  • adeilza pessoa

    -

    23/4/2014 às 22:32

    fiquei muito triste com a noticia, ele se encaixava perfeitamente no personagem.

  • William Shiguemi Shibuya

    -

    21/4/2014 às 0:26

    Comecei a assistir a segunda temporada de Spartacus e percebi a troca do ator… então pesquisei e descobri a triste notícia. Lamentável, um ótimo ator que com certeza iria brilhar em filmes futuros. Parabéns a Andy Whitfield onde quer que esteja. Meus pesares à família.

  • Abdullah Manuel Sambane

    -

    18/4/2014 às 14:21

    Lamento bastante pelo traste caso eu nao paro ne um dia a feliz por isso meos sentimento de coracao

  • Marcello Felix

    -

    17/4/2014 às 22:41

    Lamento profundamente a morte do ator Andy,pude reconhecer seu trabalho´como spartacus, que foi exelente,fiquei frustrado ao saber que outro ator havia tomado o seu lugar,pois não sabia do ocorrido,fica os meu sinceros pesámes e lamento por tudo que houve, o bom é que temos hoje em registro sua brilhante atuação em spartacus.

  • paulo geovane_ bahia

    -

    14/4/2014 às 10:56

    a morte e um misterio, por mais que tentamos jamais iremos desvendar. sinto a perda do andy ele era um ator escepcional, acredito que um otimo pai de familia tanbem. no dia que uma cura pro cance for desevolvida esse vai ser o dia da imdependencia do mundo!!!

  • pedro lima

    -

    14/4/2014 às 0:32

    So agora depois de tanto tempo fiquei sabendo da morte dele e com pesar que confeso que nao vo mas assirtir a spartacus pq a serie morreu com ele vai com deus irmao!,!!!

  • Eduardo Vieira da Silva

    -

    8/4/2014 às 8:25

    E realmente dificil aceitar a morte,a perda, ate mesmo de pessoas desconhecidas como Andy,mas q passam a fazer parte de nossas vidas a

    partir do momento que passamos a admira las por seus talentos!Mas a vida e assim,Deus e quem determina tudo.Ele se revelou um grande ator,conquistou mesmo a atencao eL admiracao de todos.Mesmo ja fazendo um tempinho,que Deus conforte a
    sua familia,pois nao e facil perder quem se ama!Adeus Andy Whitfield,adeus!Que Deus ilumine seu espirito!

  • drika

    -

    7/4/2014 às 14:44

    Gostava muito da mini serie nao perdia um domingo sem assistir. uma grande perda, um grande ator. fiquei muito triste ao saber. é lamentável como ainda não se tem cura para essa doença.

  • Paulo César r macedo

    -

    7/4/2014 às 0:39

    Cara fiquei sabendo da morte dele a dois anos no cinema antes do trai ler algum filme fiquei muito triste mesmo assim a continuação não ficou ruim ,o ruim mesmo e ver a record passar em canal aberto contato várias cenas abrilhantam a série.

  • Lurdes Nunes

    -

    3/4/2014 às 17:56

    Muito triste saber de sua morte um cara tão jovem um excelente ator mas ele sera sempre lembrado , como o primeiro spartacus o CAMPEÃO DE CÁPUA!!

  • Givoanni

    -

    2/4/2014 às 19:47

    Meu deus, o era um grande ator e quase certeza que era um bom homem perda muito grande, sou um grande fan apesar de não ter visto muita coisa sobre ele, não sei oque falar aqui mais cito que estou muito triste.

  • Givoanni

    -

    2/4/2014 às 19:47

    Meu deus, o era um grande ator e quase certeza que era um bom homem perda muito grande, sou um grande fan apesar de não ter visto muita coisa sobre ele, não sei oque falar aqui mais cito que estou muito triste.

  • daniele

    -

    2/4/2014 às 14:42

    lamentável adoro a serie , e o andy, quando quero saber sobre mais da serie acabo sabendo desta triste noticia, que perda, mas o ceu recebeu um novo anjo.

  • Ricardo

    -

    31/3/2014 às 0:29

    pow que merda hein,pra morrer basta estar vivo :-(

  • Miguel Guedes

    -

    30/3/2014 às 3:51

    Caramba que decepção… Terminei a primeira, animado para assistir a segunda temporada , e me deparo com um ator diferente :( , pra mim a série acabou ! ótimo ator ! descanse em paz…

  • luci

    -

    20/3/2014 às 9:38

    Fiquei muito comovida com a historia do ator, e com a dedicação da esposa, imagino o sofrimento dela, tendo que ser forte pra passar força pra ele nesse período, e com certeza a sua maior luta foi pela sua vida, que Deus o tenha, e desejo que Deus conforte sua família, sei que já faz 3 anos de sua morte, mas com certeza pra quem fica a dor nunca passa, estou acompanhando a serie que só chegou ao brasil esse ano, e spartacus vai ser sempre ele, nenhum outro ator vai substituilo, acompanhei a serie desde o primeiro capitulo, e adorei a historia a garra e a veracidades que ele deu ao personagem. fiquem com deus, gostaria muito de saber sobre sua família( esposa e filhos ) como estão depois desses 3 anos

  • Evandro

    -

    19/3/2014 às 13:57

    Poxa que triste ,o cara fez um excelente trabalho ,acabei de assitir a primeira temporada e fiquei fã da série . Mas odeio quando isso acontece ….O ator ser substituído ,infelizmente não se tinha outra escolha a se fazer . Adeus Andy ,campeão na vida e campeão de Capua

  • silvana

    -

    14/3/2014 às 16:02

    Com certeza uma grande perda.

  • Luis Ferraz

    -

    27/2/2014 às 23:08

    Gostaria que estes comentarios chegassem a familia do ator Andy, pela consideração e admiração de todos nós. Comecei a assistir a serie e quase no final da primeira temporada alguem me disse que o ator tinha morrido de cancer, fiquei pasmo de imediato mas infelismente a vida é assim mesmo, que Deus abençoe e conforte sua familia e que ele encontre a paz celestial, mas nós temos que continuar até a nossa hora chegar. Como ator da serie “Spartacus”eu achei uma atuação magnifica, deu vida ao personagem como poucos poderiam faze-lo. Era uma grande promessa para o cinema que foi interrompida de forma tão tragica e triste. Já ouvimos falar que a vida imita a arte e Andy foi um grande guerreiro tanto como na serie “Spartacus”,como na vida real na sua luta pela doença. Ele ganhou a luta na ficção mas a perdeu na realidade, uma alma que veio para nos abrilhantar com o seu talento. Eu gosto de um bom filme ou uma boa serie, e acho pessoalmente que um filme apesar de ficção, não deixa de ser uma realidade pois faz parte da nossa vida e de quem representa a arte.
    Quero aqui deixar minha homenagem a Andy Whitfield e a todos outros que tambem se foram e que marcaram a nossa vida com seus talentos, lembrando que vivemos em um mundo paralelo e que para algumas pessoas de nossa familia tambem podemos ser exemplo de vida e podemos ser tambem admirados pelos nossos atos nesta vida e talves numa outra mesmo sem termos aparecido nenhuma vez em nehuma tela de TV ou cinema.
    Abraço a todos e fiquem com Nosso Senhor…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados