BBC prepara documentário sobre a ficção científica na cultura popular

O canal BBC2 anunciou esta manhã a encomenda de My God, It’s Full Of Stars: A Journey To The Edge Of Science Fiction um documentário dividido em quatro episódios que pretende apresentar a história da ficção científica na cultura popular. O programa será coproduzido com a BBC America. O documentário mostrará o impacto que o gênero teve […]

O canal BBC2 anunciou esta manhã a encomenda de My God, It’s Full Of Stars: A Journey To The Edge Of Science Fiction um documentário dividido em quatro episódios que pretende apresentar a história da ficção científica na cultura popular. O programa será coproduzido com a BBC America.

O documentário mostrará o impacto que o gênero teve na literatura, no cinema e na televisão. Cada episódio será dedicado a um tema. O primeiro tratará de viagens no tempo, o segundo apresentará as viagens espaciais, o terceiro apresentará o universo dos robôs, andróides e inteligência atificial, e o último episódio cobrirá as histórias sobre alienígenas.

O programa contará com entrevistas de cineastas, roteiristas, atores e artistas gráficos que ajudaram a definir o gênero.

Por curiosidade, em 1993 o Channel 4 chegou a produzir um documentário que tinha o mesmo objetivo. Com o título de Brave New Worlds: The Science Fiction Phenomenon, o programa apresentou entrevistas com diversos nomes importantes do meio.

Em  1997, a TV americana exibiu um documentário sobre a trajetória do gênero na TV produzido pela TV Guide. O programa TV Guide Looks at Science Fiction foi apresentado por William Shatner e ficou restrito às séries de ficção científica americanas.

Ao longo dos anos, outros documentários sobre o gênero foram produzidos. Entre os mais recentes está Prophets of Science Fiction, produzido e apresentado por Ridley Scott em 2011 com o objetivo de mostrar como as ideias de pessoas que definiram o gênero ultrapassaram os limites da ficção científica para se transformar em ciência.

A BBC ainda não divulgou uma previsão de estreia de My God, It’s Full Of Stars: A Journey To The Edge Of Science Fiction, mas é provável que seja em 2014.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s