Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Nova Temporada Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fernanda Furquim
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

‘Downton Abbey’ influencia a moda na Europa e EUA

Downton Abbey é o primeiro fenômeno televisivo do Reino Unido desde a euforia nacional causada pela minissérie Orgulho e Preconceito na década de 1990. Conquistando a média de dez milhões de telespectadores ao longo de sua exibição, a adaptação da obra de Jane Austen revolucionou a produção na Inglaterra fazendo surgir uma sequência de adaptações […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 07h48 - Publicado em 22 set 2012, 12h12

As irmãs Crawley de ‘Downton Abbey’

Downton Abbey é o primeiro fenômeno televisivo do Reino Unido desde a euforia nacional causada pela minissérie Orgulho e Preconceito na década de 1990.

Conquistando a média de dez milhões de telespectadores ao longo de sua exibição, a adaptação da obra de Jane Austen revolucionou a produção na Inglaterra fazendo surgir uma sequência de adaptações de obras literárias, tanto para a TV quanto para o cinema.

De Austen à Fiodor Dostoievski, a TV britânica começou a viver a fase moderna da produções de época, que tem seu novo ápice com Downton Abbey, primeira a ser indicada ao Emmy de melhor série desde 1977, quando Upstairs, Downstairs (que oferece o mesmo tema) levou a estatueta pela terceira vez.

Esta foi a segunda produção britânica a ganhar o Emmy, visto que a minissérie Elizabeth R derrotou as favoritas, Marcus Welby e Columbo, bem como a conterrânea The Six Wives of Henry VIII, em 1972. As produções britânicas figuraram nessa categoria pela primeira vez em 1970 com A Saga dos Forsytes/The Forsyte Saga, repetindo a dose no ano seguinte com The First Churchills.

(E-D Sybil, Mary e Edith

Continua após a publicidade

Downton Abbey nem precisa ganhar para se considerar vitoriosa. Já é uma grande conquista ser a primeira produção britânica a aparecer entre os finalistas na principal categoria do Emmy em 24 anos (Rumpole of the Bailey disputou o prêmio de melhor série dramática em 1988).

Mas tal como ocorreu com Orgulho e Preconceito, há dezessete anos, Downton Abbey também invadiu outras mídias. De bonecas de papel a livros de culinária, com pratos típicos da época, a série começa a penetrar nas passarelas da moda.

Nos últimos meses os estilistas europeus e americanos vêm apresentando suas coleções para o outono, que teve início no mês de setembro.

Situada entre as décadas de 1910 e 1920, a série oferece um figurino que já começou a ser adaptado por nomes como Marc Jacobs, Louis Vuitton, Marios Schwab, Gregory Parkinson, Alice Temperley e Ralph Lauren.

Chapéus, jaquetas, vestidos e saias trazem estilos que lembram o período retratado na série, que explora o tweed e as rendas. Algo que também remonta à década de 1980, época em que a moda foi influenciada pelo filme Amadeus, de 1984.

Continua após a publicidade

Com a terceira temporada, a série chega à década de 1920, período que poderá exercer uma influência ainda maior na moda pelas próprias características da época. Conhecida como ‘os loucos anos 20′, a década foi marcada pelas manifestações culturais, como o surgimento do Jazz e da Arte Deco, que marcaram a transição entre o antigo e o novo mundo. O lançamento do filme O Grande Gatsby, previsto para o início de 2013, poderá reforçar a influência desta época nos dias de hoje, iniciada por Downton Abbey.

Cliquem nas fotos para ampliar. 

#gallery-4 {
margin: auto;
}
#gallery-4 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-4 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-4 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.