‘Downton Abbey’ influencia a moda na Europa e EUA

Downton Abbey é o primeiro fenômeno televisivo do Reino Unido desde a euforia nacional causada pela minissérie Orgulho e Preconceito na década de 1990. Conquistando a média de dez milhões de telespectadores ao longo de sua exibição, a adaptação da obra de Jane Austen revolucionou a produção na Inglaterra fazendo surgir uma sequência de adaptações […]

As irmãs Crawley de ‘Downton Abbey’

Downton Abbey é o primeiro fenômeno televisivo do Reino Unido desde a euforia nacional causada pela minissérie Orgulho e Preconceito na década de 1990.

Conquistando a média de dez milhões de telespectadores ao longo de sua exibição, a adaptação da obra de Jane Austen revolucionou a produção na Inglaterra fazendo surgir uma sequência de adaptações de obras literárias, tanto para a TV quanto para o cinema.

De Austen à Fiodor Dostoievski, a TV britânica começou a viver a fase moderna da produções de época, que tem seu novo ápice com Downton Abbey, primeira a ser indicada ao Emmy de melhor série desde 1977, quando Upstairs, Downstairs (que oferece o mesmo tema) levou a estatueta pela terceira vez.

Esta foi a segunda produção britânica a ganhar o Emmy, visto que a minissérie Elizabeth R derrotou as favoritas, Marcus Welby e Columbo, bem como a conterrânea The Six Wives of Henry VIII, em 1972. As produções britânicas figuraram nessa categoria pela primeira vez em 1970 com A Saga dos Forsytes/The Forsyte Saga, repetindo a dose no ano seguinte com The First Churchills.

(E-D Sybil, Mary e Edith

Downton Abbey nem precisa ganhar para se considerar vitoriosa. Já é uma grande conquista ser a primeira produção britânica a aparecer entre os finalistas na principal categoria do Emmy em 24 anos (Rumpole of the Bailey disputou o prêmio de melhor série dramática em 1988).

Mas tal como ocorreu com Orgulho e Preconceito, há dezessete anos, Downton Abbey também invadiu outras mídias. De bonecas de papel a livros de culinária, com pratos típicos da época, a série começa a penetrar nas passarelas da moda.

Nos últimos meses os estilistas europeus e americanos vêm apresentando suas coleções para o outono, que teve início no mês de setembro.

Situada entre as décadas de 1910 e 1920, a série oferece um figurino que já começou a ser adaptado por nomes como Marc Jacobs, Louis Vuitton, Marios Schwab, Gregory Parkinson, Alice Temperley e Ralph Lauren.

Chapéus, jaquetas, vestidos e saias trazem estilos que lembram o período retratado na série, que explora o tweed e as rendas. Algo que também remonta à década de 1980, época em que a moda foi influenciada pelo filme Amadeus, de 1984.

Com a terceira temporada, a série chega à década de 1920, período que poderá exercer uma influência ainda maior na moda pelas próprias características da época. Conhecida como ‘os loucos anos 20′, a década foi marcada pelas manifestações culturais, como o surgimento do Jazz e da Arte Deco, que marcaram a transição entre o antigo e o novo mundo. O lançamento do filme O Grande Gatsby, previsto para o início de 2013, poderá reforçar a influência desta época nos dias de hoje, iniciada por Downton Abbey.

Cliquem nas fotos para ampliar. 

#gallery-4 {
margin: auto;
}
#gallery-4 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-4 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-4 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Júnio

    Só espero que esse burburinho todo nao suba a cabeça dos roteiristas e tornem a trama um antro de futilidades.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Baltazar

    Tenho tentado acompanhar esta série pela Globosat, é excelente. Pena a mudança de dia e horários, sem falar nas repetições e até mesmo a volta de episódios anteriores, mudando a ordem de apresentação dos mesmos.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Naja Botelho Thomé

    Não estou conseguindo assistir à 2ª temporada e simplesmente me esqueci em qual canal está passando.Por favor me ajudem, amo filmes de época e estou lamentando profundamente não ver a continuação da primeira temporada.
    Obrigada
    Resposta – Olá Naja, a segunda temporada de Downton Abbey estava prevista para novembro, mas foi adiada pelo canal Globosat HD, que ainda não definiu uma nova data. A primeira temporada já foi lançada em DVD. Abs.

    Curtir