Blogs e Colunistas

01/09/2010

às 7:00 \ Blog, Dicas

Como melhorar a performance do seu PC

Chega a hora da limpeza anual do PC

Você precisa de ajuda para acabar com a lentidão do seu computador? O problema pode ser causado por diversos fatores, que vão desde uma infecção causada por pragas digitais – como vírus e afins – até desleixo na hora de apagar ou guardar aqueles arquivos inúteis. Se você quer melhorar a performance da sua máquina, arregace as mangas e confiras as dicas a seguir.

Aviso: nem sempre é possível salvar a vítima. Máquinas antigas e com pouca memória podem não responder de forma satisfatória. Nesse caso, considere a troca das peças e até a compra de um PC novo. Infelizmente, eles não duram para sempre…

Tendo isso em mente, mãos à obra:

1. Acabe com o lixo
Imagine sua mesa de trabalho. Além de deixá-la com uma aparência horrível, o excesso de lixo e de papéis inúteis pode dificultar o desempenho das suas funções. Imagine só trabalhar em uma central de reciclagem de folhas sulfite e copos de café usados. O mesmo funciona com a sua máquina. Arquivos inúteis vão ocupar espaço no seu disco rígido e, eventualmente, deixar as funções do sistema mais lentas.

E não adianta dizer que os discos de hoje são enormes. Quanto mais espaço, mais coisas vamos jogar lá. Jogue o que for desnecessário na lixeira (peça para excluir permanentemente) e grave os arquivos que você gostaria de ver em pen drives, CDs e DVDs. O famoso backup. Discos rígidos externos também são ótimos para a função.

2. Antivírus nele
Vírus são criaturas complicadas. Alguns deles deixam o seu corpo lento e acabam com o seu pique. E se o seu PC estiver gripado? Vacina nele! Instale um antivírus e faça uma verificação completa pelo menos uma vez por semana. Pragas digitais podem interferir no desempenho de sua máquina ativando programas e consumindo capacidade de processamento. Sem contar que você ainda pode ter dados importantes roubados, como senhas e números de cartão de crédito.

Dinheiro é um problema? Se os quase 70 reais de um produto bom estiverem fora do seu alcance, experimente algumas soluções gratuitas. Elas são boas e podem resolver o problema.

3. Reinicie
Você precisa dormir e sua máquina também. Algumas pessoas têm pesadelos se ficarem acordadas até tarde assistindo a filmes de terror na TV. O cérebro não tem uma chave para ligar e desligar, além disso o excesso de informação pode deixá-lo carregado. Seu PC pode passar por problemas semelhantes se o uso for muito intenso. Se ele ficar lento, salve seus documentos e desligue a máquina. Conte lentamente até 10 e ligue novamente para limpar a memória. Se você instalar atualizações no sistema e notar que ele ficou lento, tente reiniciar também.

4. Desinstale programas inúteis
Durante a vida, costumamos instalar todo o tipo de programas em nossas máquinas. Algumas vezes, nossos filhos, maridos e esposas ajudam nessa árdua tarefa de entulhar a máquina com programas grátis, como aplicativos para calcular seu mapa astral. Eles ocupam espaço. Para eliminá-los, clique no botão Windows (ou menu “Iniciar”), selecione o “Painel de Controle” e abra a opção para remover programas. Selecione o que deseja apagar e seja feliz.

5. Acabe com os programas de inicialização
Você acordou atrasado e tem uma reunião urgente. O telefone do trabalho está ocupado e você não decorou o celular dos seus colegas de serviço. Use o e-mail! Mas na hora de ligar a máquina, ela fica processando. Ruminando memória como um boi no pasto enquanto carrega seu leitor de RSS, o MSN, o Gtalk, o Skype e até o software de mapa astral da dica anterior. Todos programados para abrir quando você liga o PC. Chato, não?

Quer mais agilidade na hora de carregar? Elimine esses programas da lista de inicialização do Windows. Clique no botão Windows (ou “Iniciar”). No Windows XP, clique na opção Executar para abrir uma janela de texto. Nas versões Vista e 7, você pode utilizar o campo de busca que fica na parte inferior do menu. Digite a palavra “msconfig” (sem as aspas) e pressione “Enter”.

Uma janela deve aparecer. Clique na aba “Inicializar” e desmarque os programas indesejados. Depois clique em “Aplicar”. Reinicie o computador para atualizar as configurações. “Sirva gelado”.

Conhece outra dica para melhorar o desempenho da sua máquina? Compartilhe com os leitores e poste na área de comentários!

Por James Della Valle

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

46 Comentários

  1. James Della Valle

    -

    03/04/2013 às 17:51

    Olá Haroldo!

    Aqui está o tutorial para a migração: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/como-fazer-a-migracao-do-msn-para-o-skype

    Abraços e obrigado!

  2. Haroldo Gomes

    -

    03/04/2013 às 11:08

    Amigo, por favor, preciso de esclarecimento. Seguinte, gente boa, a revista VEJA, de 3.ABR.2013,pag. 32 (+TECH /DO MSN PARA O SKYPE), DÁ DICA DE COMO FAZER A MIGRAÇÃO DO MSN PARA O SKYPE (www.veja.com/tech), porém não consigo encontrar lá a tal dica. Obrigado, amigo, se pode esclaracer-me. / 3..ABR.2013

  3. everton

    -

    27/10/2011 às 19:45

    valeu pela ajuda

  4. James Della Valle

    -

    08/07/2011 às 10:00

    Instale uma distro de Linux no PC!

  5. Marcelo Oliveira

    -

    08/07/2011 às 8:53

    Minha lixeira apresenta lixo quando vou esvaziar ela pergunta se tenho certeza que quero excluir windons? que fazer?!!!!

  6. veja.abril.com.br

    -

    22/04/2011 às 6:25

    Como melhorar a performance do seu pc.. Tiptop :)

  7. veja.abril.com.br

    -

    21/04/2011 às 2:47

    Como melhorar a performance do seu pc.. Great! :)

  8. Alexsandro

    -

    01/03/2011 às 14:46

    Olá amigo!

    Estou iniciando meu site, li recentemente seu post, usei e aprovei a ideia. Postei em meu site. Caso não seja a favor, compreendo e peço-lhe que entre em contato. Obrigado… Um abraço!

  9. aleksandro

    -

    06/02/2011 às 18:20

    Valeu a dica!!!

  10. Rafael Mascarenhas

    -

    28/11/2010 às 7:06

    Muito bom!

    Rafa.

  11. crebio

    -

    10/09/2010 às 9:07

    Obrigado pelas dicas. Sempre uso o Ccleaner,mas tenho também o Advanced Registry e o FilleHippo. O primeiro limpa e desinstala programas rapidamente, o segundo limpa os registros no lugar do scandisc antigo e o terceiro oferece atualizações. Todos gratuitos. No caso do Advanced Registro existe a versão completa para compra mas a versão gratuita já ajuda muito. Algumas configuraçoes de computadores não se dão bem com Mac-Free. Neste caso recomendo o anti-virus Avirá que e´ mais leve e funciona bem.Quando a performance do computador estiver melhor após o uso deles faça também um ponto de retauração e limpeza de disco.

  12. Luiz

    -

    09/09/2010 às 19:06

    Temporários.
    Sempre que tem problemas, o Word cria arquivos com nomes estranhos no disco rigido. Para começar, feche todos os programas abertos, clique em Iniciar. Pesquisar e escolha a opção Todos os arquivos ou Pastas. Digite *.tmp na linha Todo ou Parte do Nome do Arquivo, selecione os arquivos que quer remover e pressione Delete.

  13. Luiz

    -

    09/09/2010 às 18:56

    O processador de textos Word é mestre em esconder arquivos. Para que você não perca seu trabalho o Word salva cópias a cada dez minutos. Para eliminá-los abra o Word e vá até o menu Ferramentas, selecione Opções abra a guia Arquivos, Dê um duplo clique no item Arquivos de Auto Recuperação e clique com o botão direito na pasta que aparecerá – muito provavelmente, ela terá o nome inicialização ou Startup. Se estiver vazia, ótimo. Caso contrário, apaque todos os arquivos com extensão ASD que encontrar, ou provisório.

  14. Odilon Leite

    -

    08/09/2010 às 12:25

    programas para fazer limpeza no PC
    CCLENER
    Glary Utilities
    MV RegClean
    SO ENTRAR NO BAIXAKI E FAZER O DOWNLOAD.

  15. Carlos Queiroz

    -

    08/09/2010 às 9:27

    Poxa! Eu faço tudo isso e minha maquina ainda fica lenta. O que preciso esta no item “Aviso”: praticar a eutanásia na vítima.

  16. José Baldini de Souza Lima

    -

    07/09/2010 às 21:10

    Estou no 2º PC e ele já tem 09 anos de vida. Semanalmente faço isto sugerido pela veja/tech. Uma vez por ano, tiro tudo usado e arquivo em um CD – Formato o computador – tenho antivirus e antispywares instalado – faço varreduras semanais. O triste é que vou ter agora que trocar a placa mãe, a memória, o processador. Espero que ele dure mais uns cinco anos.
    Baldini

  17. gabriel

    -

    07/09/2010 às 18:34

    MUITO BOM,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ,LEGAUL GOSTI,IRRADOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  18. Alceu A Garcia

    -

    07/09/2010 às 9:00

    Muito boa a dica. Vou tentar executá-la para melhorar o tempo. Constatei que algumas informações são valiosas e ajudam muito. É um verdadeiro aprendizado.
    obrigado

  19. antonio gomes

    -

    06/09/2010 às 17:33

    obrigado o texto é de grande valor para mim,continuem assim postando boas noticias

  20. Ramon Navarro

    -

    06/09/2010 às 11:29

    Usar um programa gratuito chamado C Cleaner, muito bom, elimina um monte de lixo que diariamente entram enquanto estamos conectados, baixar é rápido e seguro.

  21. Rebolo

    -

    06/09/2010 às 8:43

    Além de tudo isso q ele falou ai, eu uso o ccleaner ( que repara o registro além de limpar temporários). Vá no disco , unidade C e depois na pasta Windows – lá dentro existe uma pasta chamada Prefetch – ela acumula muito lixo também – apague tudo. E claro, a boa e velha desfragmentação pelo menos uma vez a cada 90 dias. Iniciar – Programas – Acessórios – Ferramentas do sistema – desfragmentador de disco . Essas dicas ai mais as do texto vão deixar seu pc tinindo. Mas lembre-se que computadores com 1GB ou menos de meória são criados para fazer raiva na gente ok ?

  22. Nikos

    -

    05/09/2010 às 20:09

    Boas dicas para um leigo como eu.

  23. José Guedes

    -

    05/09/2010 às 17:32

    Dicas elementares e primárias que qualquer usuário já deveria saber…não acrecentou nada.

  24. carlos

    -

    05/09/2010 às 17:23

    Boa tarde,
    no caso do Windows ser o Vista qual o procedimento ?

    obrigado

  25. Henrique

    -

    05/09/2010 às 17:02

    Boas dicas! A gente já sabia alguma coisa e ficou sabendo um pouquinho mais…

  26. José Pereira Ximenes

    -

    05/09/2010 às 16:01

    A desfragmentação é importante???

  27. Marcelo Oliveira

    -

    05/09/2010 às 12:45

    Ótima essa dica do ‘msconfig’. Não conhecia e agora meu PC está inciando bem mais rápido e sem aquelas mensagens chatas de update de alguns programas. Valeu mesmo pelas dicas.

  28. Adelson (Gerenciando Blog)

    -

    05/09/2010 às 11:57

    Olá, James!

    Esta é a primeira vez que visito seu blog. Cheguei até seu artigo lendo a chamada na edição impressa da Veja. Gostei muito de sua abordagem, comparando com exemplos do mundo real.

    É importante também citar recursos do Windows, como a “Verificação de erros” e “Desfragmentação”, disponíveis através do botão direito nas unidades de disco, clicando depois em “Propriedades” / “Ferramentas”.

    Outro ponto muito importante é o que você cita no início: muitos querem instalar os programas mais novos (e normalmente mais pesados) em máquinas antigas. Muitas vezes, não suportam a carga.

    Um abraço!

  29. Alfredo Gomes

    -

    05/09/2010 às 11:24

    Obrigado pela dica, valeu!!!!

  30. Nelson Henrique Corrêa Nepomuceno

    -

    05/09/2010 às 2:25

    Desligue e conte 10? Lembro-me de um desligue e conte 1 em um Prologica CP-400, que eu usava aos 09 anos de idade. Para mim isso é misticismo.
    É esperado que os programas aloquem e iniciem a memória que será usada. Nesse caso, uma suposta “sugeira” residual não seria usada.

  31. ivan fernandes de aquino

    -

    04/09/2010 às 8:53

    tenho um netbook e estou planejando comprar um pc.essas dicas foram muito oportunas e valiosas

  32. Marcos

    -

    04/09/2010 às 7:18

    Gostei, costumo baixa programas que nem uso conm freqüencia, Vou fazer uma limpeza geral. Obrigado pelas dicas.

  33. davi

    -

    03/09/2010 às 16:43

    Leiam tutorial sobre o softwere Soluto, usei e ajudou muito.

  34. James Della Valle

    -

    03/09/2010 às 11:16

    Obrigado! “Servindo bem para servir sempre”! hehehe

  35. Marcia

    -

    03/09/2010 às 10:50

    Valeu pelas dicas, meu computador agora inicia com muito mais rapidez e ficou muito mais rapido. Adorei a materia!!!

  36. Joel

    -

    02/09/2010 às 19:11

    O quê? O seu computador está lento e a Veja não culpa a Dilma ou o PT?! Muito estranho este editor de tecnologia. Deve ser comunista como aquele de Sustentável. Demite!!! Hahahahahahaha

  37. Julio

    -

    02/09/2010 às 14:45

    Ótima dica.
    Como podemos saber quais itens são essênciais e não podem ser desabilitados?

  38. Paulo

    -

    01/09/2010 às 21:28

    Outra coisa que eu acho que ajuda muito é sempre criar um ponto
    de restauração antes de instalar um programa, pois no caso de
    você não gostar ou o programa não instalar corretamente, é possível
    restaurar a máquina para o ponto anterior a esta instalação sem que
    fiquem “vestígios” que podem deixar o computador mais lento.

  39. Silvano Brito

    -

    01/09/2010 às 16:33

    São muito boas essas dicas, eu gostei muito principalmente o passo 5 eu ñ conhecia o comando “MSCONFIG” eu jah aproveitei para desabilitar um programa q inicia sempre ao reiniciar o PC.
    Outra forma de deixar o PC mais Rapido eh aumentar a Memória virtual do PC. e deicar uns 10GB de espaço livre no HD jah q quando o HD estah muito cheio ele fica lento. Más isso soh cerve pra quem estah com o HD quase compreto. ^^

  40. James Della Valle

    -

    01/09/2010 às 16:25

    Fala Tiago! Obrigado! resolvi não colocar programas dessa vez. Quero testar alguns antes de indicá-los. Abs!

  41. James Della Valle

    -

    01/09/2010 às 16:23

    Olá Si. è que eu falo demais… :p

  42. Déa

    -

    01/09/2010 às 16:22

    Tem um programa que não limpa, mas “desliga” temporariamente a maioria dos programas, chama Game Booster (não tenho o link, mas o Google acha). Ele é bom p quem gosta de jogar ou p quem usa programas gráficos pesados (meu caso). É mais fácil que ficar fechando processo por processo pelo gerenciador de tarefas. O Game Booster faz isso com 2 cliques.

  43. Si

    -

    01/09/2010 às 16:06

    Adorei as informações à cima, porém, acho q um texto mais direto, mais curto q vá direto ao assunto, seria melhor aproveitado, pois eu msm não li todo e acredito q mtos tb não… hehe
    Mas valeuuuuu!!!!

  44. RICK BONA

    -

    01/09/2010 às 15:51

    LEGAL BEM UTIL ESSE RECADO< AI GENTE AI VAI UM PROGRAMA BOM PARA LIMPAR O COMPUTADOR, WINDONS CARE.TESTA LA.

  45. Tiago Santos

    -

    01/09/2010 às 15:26

    Bom Texto de grande ajuda só faltou colocar links de alguns programas de limpeza que auxiliem as pessoas iniciantes …
    ass: Tiago Santos

  46. Leopoldo

    -

    01/09/2010 às 15:24

    Muito bom dicas simples que podem fazer totalmente a diferença!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados