Blogs e Colunistas

30/07/2010

às 7:00 \ Aplicativos, Blog, Dicas

Como ler e-books no seu celular

Ler e-books  no smartphone – também conhecido como celular inteligente – pode não ser a opção mais confortável do planeta. Principalmente se a tela for pequena. Mas se você não tem um iPad, ou qualquer outro tipo de tablet, essa pode ser uma boa ideia para passar o tempo e adquirir um pouco mais de conhecimento durante o processo. O problema é que existem vários sistemas operacionais e cada um aborda o assunto de forma diferente. Veja como você pode resolver isso.

O primeiro passo é identificar o seu sistema. Se o seu smartphone é da Nokia, então o seu sistema é o Symbian. O iPhone utiliza o iOS, da Apple, enquanto diversos aparelhos usam o Google Android e o Windows. Modelos de BlackBerry, da RIM, utilizam um sistema proprietário, assim como os da LG e Samsung.

Se você não souber qual deles roda no seu celular, procure consultar a caixa e o manual. Caso esse material não esteja disponível, pergunte aos sites de busca, como Google, Bing ou Yahoo!. Basta digitar o modelo dos aparelhos e fazer uma busca pelas especificações. Uma vez identificado, basta procurar aplicativos para o seu sistema.

Caso resolvido, vamos ao que interessa.

- iPhone

Graças ao iPad, o celular da Apple ganhou recentemente um aplicativo (iBooks) que roda como loja de livros virtuais. Além dele, existe o programa oficial do Kindle, o leitor de livros da Amazon. Os dois possuem muitas obras disponíveis, que são pagas.

Existem leitores alternativos. Basta “dar uma volta” na loja de aplicativos. Prefira sempre os capazes de ler o padrão PDF, da Adobe. Existem várias obras gratuitas nessa especificação, o que pode render horas de leitura ininterrupta.

Recomendados: Kindle, iBooks, iPDF e eReader

- Android

O sistema operacional móvel do Google oferece muitas opções em seu Android Market. Além disso, o aplicativo do Kindle também está lá. O problema é que o usuário tem que procurar muito até conseguir algo excepcional. O Aldiko, por exemplo, oferece ótimas opções, além de livros gratuitos (em inglês).

Quem lê obras em PDF pode ter alguns problemas. Existem muitas alternativas, mas nem todos os programas conseguem exibir um bom desempenho. O PDF Viewer, por exemplo, é um aplicativo regular, mas que pode apresentar eventuais falhas.

Recomendados: Kindle, PalmBookReader e PDF Viewer (com restrições), Aldiko Book Reader

- BlackBerry

Antes de qualquer coisa, o Kindle também está aqui. Outra opção interessante para os usuários dessa plataforma é o eBook eReader, totalmente grátis. Basta comprar ou baixar livros compatíveis.

Recomendados: Kindle e eBook eReader

- Windows Phone/Mobile

Pelo seu tempo no mercado, o Windows consegue garantir uma boa coleção de aplicativos para a leitura de livros. O Freeda e o Tiny eBook Reader são boas opções. O Nitro PDF Reader e o Adobe Reader LE, são ótimas opções para o formato PDF.

Recomendados: Freeda, Tiny eBook Reader, Nitro PDF Reader, Adobe Reader LE

- Symbian

O Symbian está entre os sistemas mais utilizados em smartphones. São diversos modelos e versões e a mais popular é a S60. Programas como o ZXReader, MobiReader são boas opções. Para PDF, o Adobe Reader LE é uma boa pedida, mas está disponível apenas para a versão oito do sistema.

Recomendados: ZXReader, MobiReader e Adobe Reader LE

Para outros sistemas: caso o sistema operacional do seu celular não esteja listado aqui, procure os serviços de aplicativos indicados pelo fabricante.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. walterhsalles

    -

    09/09/2010 às 20:55

    Hoje em dia o aparelho de celular e um faz tudo. E uma maquina que além de se podê, tira foto, manda e-mail, lê livro, marca as horas, desperta, calculadora e outros faz e recebe ligações.
    Se você é como a grande maioria que tem celular mais não credito, venha para o Clube Cell. O clube cell coloca os creditos para você todos os meses.
    http://www.clubecell.com.br/?14609

  2. Luiz

    -

    07/08/2010 às 20:47

    uso o mobireader em um Nokia N95 e funciona muito bem!

  3. Mateus Ribeiro

    -

    07/08/2010 às 19:34

    TEm uma alternativa legal para quem não tem um aparelho tão “hightech” assim… Um programinha que utiliza a tecnologia JAVA para disponibilizar a leitura de e-books no celular!!
    Eu acabei de fazer uma postagem no meu blog fazendo referência a esse aplicativo.
    Escrevi após ver esse artigo da VEJA no twitter!
    Espero que gostem:
    http://ensaiosenigmaticos.blogspot.com/2010/08/nao-tenho-iphone-e-quero-ler-e-books-no.html

  4. James Della Valle

    -

    30/07/2010 às 11:28

    Olá Diogo! Obrigado pelo complemento. Seria legal se o pessoal postasse suas experiências com os aplicativos aqui. Alguém mais usa esse tipo de programa?

  5. Diogo

    -

    30/07/2010 às 9:39

    Utilizo o MobiReader no meu Blackberry e ele tem para todos os sistemas, recomendo pois ele converte qualquer arquivo(word, pdf, txt, xml, etc.) para o formato dele e assim para uma leitura confortável no aparelho.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados