Blogs e Colunistas

22/07/2011

às 7:00 \ Dicas, Eletrônicos

Como instalar um monitor extra no seu PC

Você já pensou em trabalhar com dois monitores conectados ao mesmo computador? O recurso está disponível em sistemas operacionais como Mac OS, da Apple, e Windows, da Microsoft, e o procedimento para ativá-lo não requer nenhum esforço homérico: basta ter um monitor sobrando e a placa de vídeo certa na máquina. Usuários de notebooks nem precisam se preocupar com o segundo requisito, uma vez que o item já acompanha suas máquinas.

Geralmente, computadores mais simples, como os vendidos pelas grandes lojas de varejo, contam com placas de vídeo onboard – que estão acopladas aos outros componentes da máquina. Elas trazem apenas uma saída de vídeo, a VGA, suficiente para alimentar apenas um monitor. Se esse é o seu caso, infelizmente, você deverá colocar a mão no bolso e investir em uma placa nova, com mais conectores, e na sua instalação.

Os modelos mais simples podem ser adquiridos por valores entre 50 e 100 reais e apresentam as seguintes saídas: VGA, S-Vídeo e DVI (imagem abaixo). Com 100 reais a mais, é possível comprar uma placa com entradas HDMI, que são mais avançadas. Antes de fazer a aquisição, fique atento às conexões presentes na placa-mãe da sua máquina – geralmente denominadas como PCI ou PCI-Express – elas devem ser compatíveis com o hardware desejado.

Com a placa instalada no seu computador, chega a segunda fase: conectar as telas à sua máquina. Você vai precisar de monitores com entradas diferentes. Se o primeiro oferece conexão VGA, o segundo deve adotar outro padrão (DVI, S-Vídeo ou HDMI). A maioria dos monitores de LCD traz duas ou mais opções, sendo VGA e DVI as mais comuns. Agora, basta ligar os pontos.

Com os cabos conectados, inicie o computador e configure as opções de vídeo. No Windows 7, por exemplo, basta clicar com o botão direito no desktop e, em seguida, acessar as opções de resolução da tela. O novo monitor vai aparecer como opção: é só detectá-lo e configurar sua resolução.


Nos notebooks, o processo fica ainda mais fácil. Os modelos oferecem uma saída VGA nativa e, em alguns casos, até mesmo uma HDMI. Para utilizá-la, basta conectar o cabo e repetir o processo do sistema operacional. É bom lembrar que as conexões também estão disponíveis nas TVs modernas, o que abre mais uma opção ao usuário.

Com essa configuração, você pode dobrar a sua produtividade em casa ou no trabalho. Se essa não for a “sua praia”, você pode experimentar jogar dois games ao mesmo tempo.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

19 Comentários

  1. Rodrigo Lopes

    -

    20/05/2013 às 11:37

    quero colocar 2 monitores, sendo um na placa de video dvi off board e outro na placa avg onboarde.Sendo que quando coloco os dois monitores dar erro dizendo que o computador só suporta placa de video offboarder.

    O que pode ser isso? configuração?

  2. RODRIGO

    -

    20/01/2013 às 12:30

    Alguem pode me ajudar?
    Instalei o segundo monitor com sucesso, porem não estou sabendo como abrir uma planilha em uma tela e outra planilha em outra.
    Grato

  3. Luiz do prado

    -

    28/12/2012 às 21:20

    Esqueceram de por o adaptador que liga o segundo monitor, todos os monitores são iguais, mas nas placas gforce por exemplo tem de ter um adaptador pra dar certo

  4. patricio

    -

    22/12/2012 às 11:38

    alguém ai pode me ajudar meu pc tem windows 7 porem não tem a opção de conectar um segundo monitor alguém ai sabe de algum programa que possa ser instalado para essa função.

  5. Anderson

    -

    13/05/2012 às 21:33

    Sempre gostei de utilizar dois monitores, mas agora achei uma configuração perfeita. O Windows não gerencia tudo que dois monitores podem te dar, então utilize o programa Ultramon. Procurem no Google, ele muda tudo, como papeis de parede diferentes nos dois monitores, proteção de tela, resolução etc… Sem falar nos atalhos que utilizo para jogar o que eu quero pra outra tela, abrir um programa sempre em outro monitor. PERFEITO!!!

  6. Jackson

    -

    08/04/2012 às 23:06

    como configuro no mac tenho 2 monitores mas aparece a mesma imagem de 1 no outro

  7. paulo alves

    -

    31/10/2011 às 18:49

    conectei minha tv led e o monitor mas sem uso dessa placa. por R$ 15,00 a gnt pode comprar um cabo adaptador para a saida vga do pc. é um cabo simples, com uma entrada e duas saidas, onde se pode ligar 2 monitores! muito mais barato…

  8. Jonatas Santos

    -

    31/10/2011 às 18:38

    Galera, só pra deixar claro.

    Só funciona se as duas saidas forem na mesma placa de video.

    Não adianda ter uma placa de video que só tenha saida VGA e querer ligar a Saida VGA onboard.

  9. James Della Valle

    -

    10/09/2011 às 18:41

    Olá Telmo. Eles não mostram a mesma imagem. Você pode abrir aplicativos diferentes em cada tela.

  10. Telmo Ladislau

    -

    10/09/2011 às 9:02

    Se os dois mostram a mesma imagem não faz sentido ficar olhando os dois ao mesmo tempo. É rasgar dinheiro.

  11. renatahonorato

    -

    25/07/2011 às 12:25

    Oi Diego! Vou pesquisar um pouco sobre o modelo antes de falar. Você tentou já tentou acionar o outro montitor com o auxílio das configurações de vídeo do sistema operacional, certo?

    Abs

  12. neiva

    -

    23/07/2011 às 14:07

    maneiro….vou tentar colocar no meu noot…….

  13. Juliocesar Santos Veiga

    -

    23/07/2011 às 10:11

    é possível colocar os monitores em lugares diferentes?

  14. Patrícia Dué

    -

    22/07/2011 às 22:34

    Interessante!!!!

  15. Patrícia Dué

    -

    22/07/2011 às 22:31

    Interessante!!!

  16. Raphael Moura Ribeiro

    -

    22/07/2011 às 21:18

    Manoel Soares
    É possível sim colocar um monitor em cada local, porem você terá que substituir os cabos originais por um cabo maior, lembre-se não desmonte as pontas para querer passar pela parede… Esses cabos são trabalhosos de serem remontados… Eu já instalei em um bar o monitor que gerenciava o som e video e a outra saida o projetor que reproduzia os videos que era colocado ;)
    Mas dá certo sim!

  17. Diego

    -

    22/07/2011 às 19:54

    Meu desktop, um Dell Vostro 220s, tem duas saídas para monitor: uma DVI e outra VGA. Só que, atrás da CPU, elas ficam longe uma da outra, e não na mesma placa como mostra a foto acima. Eu já tentei antes e tentei agora há pouco novamente, mas não consegui fazer funcionar os dois monitores. Quando ligo o computador, antes de iniciar o Windows 7, aparece um aviso e duas opções: F1 para continuar e F2 para entrar no Setup. Se eu aperto F1, a imagem só aparece na tela ligada à saída VGA.O que eu faço?

  18. manoel soares

    -

    22/07/2011 às 16:13

    Gostei muito de saber dessa novidade;Gostaria de saber se é possível colocar os monitores em lugares diferentes ( quartos, sala )? obrigado.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados