Blogs e Colunistas

30/08/2010

às 7:00 \ Dicas

Como editar vídeos com o Windows Movie Maker

Sua filha fez aniversário e as melhores lembranças do evento são vídeos picados que você fez com sua câmera fotográfica digital? Saiba que é fácil unir todos esses fragmentos em um único vídeo e deixá-lo pronto para a reprodução em computadores e players de DVD. Basta acessar uma ferramenta dentro do Windows e começar o trabalho. Veja como!

O que você vai precisar:
- Os vídeos gravados na sua câmera (basta descarregá-los no computador)
- O programa Windows Movie Maker (que faz parte do pacote Windows)
- Paciência
- Um DVD, CD ou pendrive para gravar o resultado

Chegou a hora de trabalhar!
Para iniciar o Windows Movie Maker, clique no botão “Iniciar” ou no ícone do sistema operacional (no caso do Windows7), no canto esquerdo inferior da tela. Em seguida, em “Todos os Programas”: o Movie Maker será exibido como uma das opções.

Ele funciona como um editor com recursos básicos de edição de vídeo e áudio. Para facilitar a vida, ele também oferece opções de gravação em diversos tipos de mídia, como CDs, DVDs e pen drives. É ótimo ainda para gerenciar a gravação do material colhido nas festinhas, viagens ou até mesmo aquela declaração de amor que você pretende enviar junto com a cesta de café da manhã. Que fique claro que eu nunca fiz isso…

A interface do programa é simples e o trabalho é baseado na importação dos arquivos. Uma vez dentro do sistema, os trechos devem ser ordenados de acordo com a sua vontade ou necessidade. Também é possível colocar algumas animações entre cada clipe.

Para inserir os clipes de vídeo
1. Clique na opção “Importar Mídia”, localizada no canto superior esquerdo da tela. Uma nova janela será aberta e você deverá procurar os arquivos que deseja utilizar. Nesse exemplo, o material está localizado na pasta de exemplos de vídeos que já acompanha o Windows. Selecione o material e clique no botão “Importar”. Os fragmentos vão aparecer na sua área de trabalho. Note que existe um player do lado direito da tela, onde você pode conferir o material que será utilizado. Agora começa a parte divertida.

2. Clique na primeira parte do seu vídeo e arraste até o primeiro espaço do “Storyboard” – localizado na oarte inferior da página. Faça o mesmo com a segunda parte e pressione o botão “Play” na janela de reprodução. Pronto, você acabou de emendar dois clipes de vídeo, criando um. Simples, não? O que acha de inserir um efeito de transição entre eles?

3. No topo da área de trabalho – logo acima de onde estão os fragmentos de vídeo – existe um seletor. Clique no botão e escolha o tipo de transição. Como romantismo nunca sai de moda, para fins de teste, selecione a opção “Coração” e arraste para o retângulo localizado entre os dois clipes de vídeo dentro do “Storyboard”. Reproduza novamente o vídeo para ver o resultado e depois faça o mesmo com as partes restantes do vídeo. Teste outros efeitos também.

4. Uma dica importante: salve o seu trabalho. Clique no menu “Arquivo” e em “Salvar Projeto como”. Não esqueça de fornecer um nome coerente para o seu projeto.

Aplicando efeitos
Além de criar transições, você pode aplicar efeitos especiais aos vídeos. Mas calma: ainda não é possível transformar um aniversário de crianças em Avatar. Para utilizá-los, clique novamente no seletor e escolha a opção “Efeitos”. Selecione a opção “Idade do Filme, Muito Antigo” e arraste para uma das partes do seu vídeo. Em seguida, toque para ver o resultado. Teste combinações e veja qual se encaixa melhor no seu trabalho.

Observação – O Ministério da Estética adverte: o uso exagerado de efeitos de transição pode transformar seu vídeo em motivo de piada para outras pessoas. Use o bom senso.

Publicando o resultado
Agora vem a parte fácil. Clique no menu “Arquivo” e na opção “Publicar Filme”. Você poderá escolher entre quatro opções: “Este comutador”, “CD Gravável”, “Email” e “Câmera de vídeo digital”. Se você tiver um CD virgem, coloque-o no PC e clique em avançar. Siga os passos até a gravação. Depois, é só colocar no computador ou DVD player para testar. O formato do arquivo é o .WMV, compatível com a maioria dos dispositivos.

Você conhece algum truque legal com o Movie Maker? Poste na área de comentários!

Por James Della Valle

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

20 Comentários

  1. marilia mara

    -

    19/05/2013 às 16:32

    me ajudou muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!

  2. Liniker

    -

    26/06/2012 às 11:09

    olha eu ja aprendei a fazer esses videos mais eu queria saber um programa que aguente videos mais pesados, ou seja, videos com maior tempo de duração se alguem souber um programa que aguente videos mais pesados gostaria que me ajudassem

  3. teteu

    -

    25/02/2012 às 13:32

    como que eu coloco no meu pen drive?

  4. aline

    -

    18/01/2012 às 16:32

    Olá,
    Gostaria de saber se tem como eu colocar no meu video, um trecho de desenho animado por ex, e cortar a música que escolhi para o meu video e q a música volte assim q acabar o trecho do desenho, fazer corte msm. Teria como???
    OBRIGADA,
    Aline

  5. antônio

    -

    02/12/2011 às 1:48

    Ta aí uma excelente ferramenta de publicação de vídeo de grande utilidade! Para aqueles que ainda desconhecem as mídias disponíveis, basta ler essas informações disponíveis e começar a produzir seus vídeos!

  6. JP

    -

    30/11/2011 às 13:20

    Esse programa nao está sendo compatível com o facebook.

  7. vlma

    -

    24/10/2011 às 23:17

    seguir todos os passos,até gavei mas só consigo assistir no pc , já no aparelho de dvd o clip não passa só escuto as músicas.
    me de mais outras dicas pois já estraguei quatro cd e um dvd usando o movie maker.

  8. Márcia

    -

    18/08/2011 às 16:24

    Obrigada pela dica. Fácil e pratico.

  9. mateus

    -

    03/10/2010 às 14:06

    o felipe vc pediu ajuda vo te passar um otimo programa q uso para mudar formatos de videos o nome e format factory vai no baixaki e faça o download ele nao vme virus pode confiar

  10. wagner alves

    -

    01/09/2010 às 8:45

    pessoal, o FORMACT FACTORY faz tudo isso que estão mencionando: converte arquivos, edita músicas e vídeos, recorta trechos de músicas e vídeos, funde trechos apenas em um e uma série de coisas mais, é muito bom mesmo. é a convergência.
    além de ter uma interface bonita e ser simples para trabalhar.

  11. James Della Valle

    -

    31/08/2010 às 15:50

    Oi Paulo. Obrigado pela dica. Por isso utilizei só os recursos mais básicos mesmo. Abraços!

  12. Paulo

    -

    31/08/2010 às 15:41

    Dica Ótima. Gosto muito do W. Movie Maker.
    Apenas esqueceram de dizer que esta versão apresentada acima
    acompanha apenas o W. Vista, para quem já possui o Windows 7 é
    outra versão que não lhe permite fazer quase nada em termos de
    edição, não é possível por exemplo cortar vídeos ou músicas.
    Existem programas com muito mais recursos e tão fáceis de mexer
    quanto, um exemplo é o PowerDirector.

  13. wagner alves

    -

    30/08/2010 às 14:25

    dica pra quem quer transformar arquivos para depois serem editados no Windows Movie Maker ou simplesmente transformar vídeos, imagens, música, dvd e cds em iso etc: baixem o programa FORMACT FACTORY.
    além de ser um excelente programa e não precisar de serial, é simples e fácil de usar. muito melhor do que o total video convert.
    baixem que vale a pena.

    \o/

  14. Julia

    -

    30/08/2010 às 13:56

    Olá, tenho um vídeo de aniversario em DVD e gostaria d editá-lo (recortar uma parte), é possivel fazê-lo pelo Windows Movie Maker?? Como faço? Alguem me ajuda???
    Obrigada!

  15. kadu

    -

    30/08/2010 às 13:33

    Boa dica.

  16. Gilmar

    -

    30/08/2010 às 13:05

    George! Boas idéias são para serem divulgadas! Obrigado.

  17. Filipe

    -

    30/08/2010 às 12:25

    Ops, é Windows Movie Maker! rsrs

  18. Filipe

    -

    30/08/2010 às 12:24

    Ótima dica! Ontem mesmo fui editar uns vídeos com o Windows Movie Player, mas parece que ele não importa arquivos MOV. Baixei um conversor de vídeos MOV para AVI, mas não deu certo. Alguém me ajuda?

  19. James Della Valle

    -

    30/08/2010 às 11:02

    Oi George! Valeu pela dica!

  20. George Rocha

    -

    30/08/2010 às 10:48

    Os seus videos preferidos podem ser transferidos para o seu smartphone, sem gastar um único centavo. Basta convertê-los inicialmente para o formato WMV usando o Windows Movie Maker e em seguida uma conversão para o formato MOBILE usando o DivX Converter 7(preferido) ou 8.
    Você verá videos em excelente definição, suas aulas de inglês, física, matemática, aqueles filmes que você gosta de revê-los, as suas viagens de férias, etc..
    Não faz mais sentido mostrar para seus amigos(as) tudo isso num Notebook ou PC de mesa.
    O Motorola Q11 (baratíssimo) torna você independente do iTunes, é o smartphone ideal para você se tornar um ‘movie maker’. A escolha do Q11 é por ele usar o Sistema Operacional Windows. A escolha do coversor DivX, é porque ele tem a facilidade de mostrar o resultado da conversão para o formato MOBILE antes de você transferir o video para o celular.
    É tudo intuitivo e de resultado surpreendente.
    Dificil é atender tantos pedidos de conversão/edição feitos pelos seus amigos que não têm paciência. Você poderá ganhar uma “graninha” para o final de semana.
    Exemplo, eu tenho no meu smartphone aulas de inglês em universidade americana, procedimentos de emergência em simuladores de voo, vários filmes, como Avatar, Ligações Perigosas, O Paciente Inglês, etc.. O melhor que coloquei a legenda em inglês (usei o DivX), assim haverá o super reforço na assimilação correta do audio do dialogo dos personagens.
    Brasileiro tem que parar com a mania de usar celular só para conversar e enviar mensagens de texto.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados