Blogs e Colunistas

29/06/2010

às 19:50 \ Dicas, Segurança

Como colocar senha em sua rede sem fio

Criar a senha para o roteador é mais simples do que parece (Wikimedia Commons)

Você sabia que sua rede sem fio doméstica pode estar sendo usada por todos os seus vizinhos? Muita gente não faz idéia disso e deixa o sinal de internet disponível a toda a vizinhança. Um procedimento bem simples pode acabar com isso: basta configurar uma senha para o roteador. O aparelho é responsável pela distribuição do sinal entre computadores, celulares e até tablets – se você conseguir colocar a mão em um.

Mas, afinal, quais são as consequências de manter a rede aberta? A primeira, e mais impactante, é que a sua velocidade de navegação e transferência de arquivos cai. O que significa que você estará pagando pela diversão alheia. Em segundo lugar está a questão de privacidade: se o seu roteador está aberto, sua rede interna está disponível para os curiosos – que poderão ver quantas máquinas estão conectadas e todas as pastas, arquivos e impressoras compartilhadas.

Motivos suficientes para verificar sua senha? Então, ao trabalho!

1- O primeiro passo é acessar seu roteador. Uma vez conectado à rede, ele vai aparecer com um ícone na área de rede/network da sua máquina. Ao clicar com o botão direito no ícone, um menu apresentará a opção de acessar a página do dispositivo.

Alternativamente, você pode abrir seu navegador de internet preferido e digitar o endereço do dispositivo, divulgado junto com o bom e velho manual de instruções do aparelho. Mantenha essa documentação em lugar seguro, você nunca sabe quando vai precisar.

2- Se tudo estiver certo, o navegador deve abrir uma tela de senha, também fornecida pelo manual do roteador.

3- Uma vez dentro, alguns modelos podem demorar um pouco para carregar. A primeira coisa que eles fazem é buscar atualizações de hardware. É recomendável aplicar todas, já que elas trazem benefícios para o equipamento.

4- O próximo passo é encontrar a opção para a troca de senhas. Tenha em mente que modelos diferentes de roteadores apresentam opções variadas. Alguns oferecem a opção logo no menu principal. Em outros casos, é necessário acessar as configurações de redes sem fio/wireless settings e encontrar o campo apropriado.

5- A tela deve mostrar basicamente o nome da rede utilizada – você pode alterá-la para algo mais familiar – e uma série de opções de segurança. Existem alguns itens referentes à criptografia, que visam tornar mais difícil a descoberta da sua senha. A recomendação é utilizar WPA2 [AES] ou mais recentes, caso estejam disponíveis.

6- A parte mais fácil de todo o processo é colocar a senha. Utilize sempre oito caracteres, incluindo letras e números. Se possível, inclua alguns caracteres especiais, como $ e #. Evite palavras simples e datas de aniversário, além disso, alterne entre maiúsculas e minúsculas.

Da próxima vez que for acessar a rede com seus dispositivos, provavelmente eles não vão conseguir fazer a conexão. Basta entrar na rede existente e colocar a nova senha.

(Por James Della Valle)

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

15 Comentários

  1. JANDERSON JAMAICO

    -

    12/09/2013 às 23:53

    MUITO BOM MESMO!!!! OBRIGADO

  2. genivaldo pereira

    -

    27/04/2013 às 16:07

    boa tarde
    não consigo colocar a senha do meu wifi sera que vocês pode me ajudar

  3. Mardoqueu

    -

    16/04/2013 às 11:20

    por ex: tem 2 computadores que eu quero colocar na rede mas esses 2 dois computadores espalham a senha q fica la em painel de controle rede e internet modo segurança como eu faço pra esconder essa senha dos 2 ou mais computadores? obrigado..

  4. nicolas

    -

    22/12/2012 às 11:18

    muito bom eu consegui colocar muito obrigado

  5. Solange C. Moraes Dias

    -

    02/07/2012 às 14:09

    Muito boa essa explicação. Já havia tentado outor dia com explicação no You tube, foi uma porcaria mas essa valeu.

    Obrigada!!

  6. Ana

    -

    19/04/2012 às 14:38

    eu não sabia q era tão complicado assim . só para colocar uma senha . ou simplesmente tirar o bendito fio e usar o notebook sem o fio.
    Muito complicado .

  7. elson de satnana

    -

    28/03/2012 às 19:55

    Francisco Joaquim de Andrade voce tem que reset seu roteador depois ddisso tudo vc vai no navegador e digita 192.168.1.1. admin proto.

  8. elson de satnana

    -

    28/03/2012 às 19:54

    fica melhor assim panel de controle depois dispositivos e impressoras

    correto ou estou errado?? se for para explicar e melhor explica direito. beijosss ahahah

  9. Marcelli Hotz

    -

    28/03/2012 às 19:47

    Login:admin
    Senha:admin

  10. thor

    -

    28/03/2012 às 17:33

    a senha geralmente é

    admin
    login: admin funcionou aqui obrigado diane

  11. Fernando

    -

    14/03/2012 às 9:43

    Quando voce não sabe a senha do seu modem e tentou todas as padrões, resete o seu roteador. Com um lápis ou qualquer outro objeto pontiagudo, insira no pequeno orifício do modem e segure por 5 segundos, isso redefinirá a senha padrão.

  12. Daiane

    -

    16/01/2012 às 13:05

    no meu deu:
    login: admin
    senha: admin

  13. Luis Otávio

    -

    04/12/2011 às 21:15

    aff aqui em casa não consigo acessar o roteador, ele pede o PIN e eu não tenho a m… do pin ja procurei na caixa em td, só q naum acho alguem me ajuda =/

  14. Francisco Joaquim de Andrade

    -

    28/11/2011 às 23:12

    Olá

    Infelizmente não consigo descobrir a senha do meu roteador, como deve fazer neste caso. Um forte abraço!

  15. paulo sérgio

    -

    02/11/2011 às 14:22

    muito bom. quem sabe? sabe.

    obrigado

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados