Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Olha a Brazuca aí, gente!

brazuca 2O texto abaixo foi publicado em setembro do ano passado, imediatamente após a escolha, por voto direto dos internautas, do nome Brazuca para a bola oficial da Copa do Mundo. Provocou controvérsia com seu viés de crítica cultural num momento em que era praticamente exclusiva a crítica ortográfica, como atesta a caixa de comentários da época. Agora que a bola foi finalmente apresentada, em todas as suas cores, vale recordá-lo. Sem mudar uma vírgula.

*

A escolha do nome da bola que a Adidas lançará para a Copa do Mundo de 2014 foi feita por votação na internet a partir de uma lista tríplice. Com 77,8% das preferências, Brazuca derrotou Bossa Nova e Carnavalesca. Como quase todos os analistas da língua que estão de plantão esta semana, lamentei a notícia (considerava Bossa Nova o menos ruim de três nomes fracos), mas por motivos diversos. Não é a grafia com z que me incomoda, mas a palavra em si. Convém explicar.

Sim, é verdade que todos os dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras, registram apenas brasuca, com s. Afinal, a palavra não é derivada de Brasil, brasileiro? Eis toda a base para a argumentação dos que implicaram com a grafia. Uma argumentação que deixa de levar em conta dois fatos singelos:

1. A forma brazuca é muito mais usada na vida real. Uma pesquisa no Google traz mais de 4 milhões de páginas, contra pouco mais de um décimo disso para brasuca. Pode-se defender a tese de que a preferência popular não é suficiente para alterar a grafia de um termo do vernáculo, mas atenção: estamos falando de palavra informal, brincalhona, recente. Brazuca é uma gíria, e as gírias, como todas as criações populares, têm a mania de escolher como serão conhecidas.

2. Ainda que não fosse assim, o batismo da bola da Copa do Mundo é um ato de branding, ramo do marketing que tem regras próprias, entre elas a de privilegiar formas gráficas fortes – e nesse mundo a letra z goza de grande prestígio. Naturalmente, a correspondência com a grafia “Brazil” numa marca destinada a ter circulação internacional também deve ter sido considerada um trunfo por seus criadores.

Se não é a grafia, o que sobra para criticar em Brazuca, a bola? Sua carga cultural idiota, só isso. O fato de que, brazuca ou brasuca, a palavra é um sinônimo tolo de brasileiro. O termo nasceu em Portugal com tom depreciativo (o sufixo “uca”, o mesmo de mixuruca, deixa isso claro), numa espécie de contraponto ao nosso “portuga”. Até aí, tudo bem: a própria palavra brasileiro tinha uso pejorativo antes de ser assumida em espírito de desafio pelos nativos desta terra.

O problema é que, ao ser adotado por aqui, brazuca/brasuca virou um clichê patriótico viscoso, folclórico e carregado de autocomplacência, primo da malemolência, da ginga e da incrível musicalidade dos mulatos inzoneiros que habitam este gigante adormecido. É por isso que Brazuca é bola fora – e Brasuca não seria melhor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    jorge

    maNemolência
    Jorge, existem as duas formas (além de malimolência, manimolência, manimonência, manumolência, molemolência e molimolência, acredite se quiser). Mas o Houaiss considera preferencial a forma “malemolência”, como eu escrevi. Não acredite em tudo o que dizem os sabichões.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Moises

    Brazuca = Brasil + Bazuca
    Brasil: escolha óbvia
    Bazuca: arma potente, poderosa, destruidora. Escolha conveniente para uma disputa mundial.

    Curtir

  3. Comentado por:

    MARLI DENISE

    Está certo em mostra p nos brasileiros o correto,e infelizmente o nosso País faz tudo p nos desmerecer perante os outros países,não dando tanta importância o qto esse povo q trabalha honestamente faz p pagar seus impostos, aproveitem bem 2014 porque em 2015 estamos no fundo do poço por causa dessa copa….

    Curtir

  4. Comentado por:

    Alexis Souza

    O nome é triste. Trata-se de um apelido pejorativo que se dá aos brasileiros em Portugal.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Cézar

    Mais uma vez você demonstra um ortodoxia desnecessária, Sérgio.Como gíria e neologismo a palavra tem ambiguidade, e assim está sujeita ao uso negativo ou positivo.Tal como a citada ‘portuga’ que, como nós, os próprios portugueses usam nos dois sentidos.
    O uso ambíguo e a permanência do positivo, carinhoso, elogioso, ou patriótico como no caso de brazuca, aconteceu com várias palavras que temos hoje em nosso vocabulário formal, e provavelmente vai continuar acontecendo já que, como é fácil supor, o português brasileiro é uma das línguas mais cíclicas do mundo.
    Um exemplo definitivo é ‘gaúcho’, que segundo consta surgiu através dos colonizadores europeus na região dos pampas, com o significado pejorativo de iletrado, inculto, simplório, etc, dado aos nativos… hoje, gentílico oficial dos garbosos habitantes do Rio Grande do Sul.
    Cézar, até aí eu fui, leia o texto com cuidado e verá. Mas então repare no último parágrafo. Como não é pelo motivo que você cita que considero brazuca o fim da picada, a acusação de “ortodoxia” (inédita em meu repertório, vou guardar com carinho) soa fora de lugar. Um abraço.

    Curtir

  6. Comentado por:

    NETO NOBRE

    A COR VERMELHA SERIA UMA ALUSÃO AO PT???

    Curtir

  7. Comentado por:

    SILVERA

    bola linda para quem tv com hd

    Curtir

  8. Comentado por:

    J.Paulo

    Aí você junta a isso “Fuleco” e tem uma idéia desesperadora do bom gosto e criatividade do brasileiro…

    Curtir

  9. Comentado por:

    Roberta

    1ª coisa interessante da publicação é logo no início qd é dito “imediatamente após a escolha, por voto direto dos internautas”,pois quem decidiu criticar o nome,o fez depois da escolha,pq não fez antes,talvez as pessoas escolhessem outro nome.

    Curtir