Blogs e Colunistas

27/06/2013

às 16:02 \ Consultório

Uma dúvida quente: Antártida ou Antártica?


“Prezado Sérgio, qual o nome correto do Polo Sul? Antártica ou Antártida? Tenho notado que este último – a meu ver equivocado – aparece com mais frequência na mídia.” (Darcio Rangel)

Darcio traz uma questão que, mesmo sendo de escassa relevância, costuma provocar debates escaldantes. Vamos começar pela vaca fria: em português, o nome tradicional do continente gelado em torno do Polo Sul é Antártida (em Portugal, Antárctida). Entende-se, portanto, que seja essa a forma que o leitor encontra “com mais frequência na mídia”. No tempo em que eu lustrava os bancos escolares, era a única.

Até algum momento impreciso dos anos 1980, talvez 1990, não parecia haver dúvida sobre isso: Antártida era o nome próprio e antártico (ou antártica), o adjetivo a ele correspondente. Era comum um aluno trocar as bolas e, talvez por influência da famosa marca de cerveja – auxiliada pelo fato de serem aquelas terras chamadas de Antarctica em inglês –, referir-se ao continente antártico como “Antártica”. Nunca deixavam de corrigi-lo.

Faz anos que isso vem mudando. Não havendo o que se possa chamar de posição “oficial” sobre o assunto, hoje as duas formas, Antártida e Antártica, são empregadas no português brasileiro – consta que em Portugal, pelo menos por enquanto, os falantes conservam total fidelidade à sua “Antárctida”. Quem tiver curiosidade vai se divertir com o quebra-pau que a questão provocou entre brasileiros e portugueses numa página de discussão da Wikipedia em 2007.

Será que o uso crescente do nome próprio Antártica é apenas um daqueles erros que, de tão repetidos, acabam por se impor? É uma possibilidade, mas seus defensores mais eruditos, entre os quais há geógrafos de renome, alegam ser essa a única forma que faz sentido etimológico, uma vez que o latim antarcticus, “austral”, derivou do grego anti + arctikós, ou seja, o que se opõe ao ártico (de Árktos, a Ursa, dupla de constelações do norte). Se não chamamos o Ártico de Ártida – argumentam – por que chamar seu antípoda de Antártida?

A pergunta faz algum sentido. Há quem imagine que tudo começou com um erro de grafia e ainda os que enxergam no batismo da Antártida uma influência daquela mitológica Atlântida, o continente perdido. De todo modo, foi Antártida a forma que se consagrou em nossa língua – e da qual não vejo motivo para abrir mão. Afinal, se a simetria é tão importante, quando vai começar a campanha para mudar o nome do Ártico para Ártica?

Discussões etimológicas à parte (dificultadas pelo fato de dicionaristas não se dedicarem habitualmente a topônimos, registrando apenas os adjetivos a eles correspondentes), considero provável que a forma emergente Antártica seja (mais) um reflexo do domínio cultural do inglês. Trata-se, contudo, de uma preferência pessoal. Qualquer que seja a sua, o uso atual e o bom senso mandam admitir como corretas ambas as formas, Antártida e Antártica.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

33 Comentários

  1. Rodrigo De Filippo

    -

    18/12/2014 às 22:07

    Em Espanhol também se escreve Antartida. A grafia estaria relacionada com a palavra Atlântida. A palavra antártica é adjetivo feminino, como substantivo não passa de uma aberração de transcrição do Inglês. É erro muito comum dos que não gostam de consultar dicionários. Cito outro exemplo: Zeca Camargo mencionou por duas vezes em uma matéria um país chamado Burma. Esta é a forma inglesa para Birmânia, que agora se chama Miannmar.

  2. Ricardo Cunha

    -

    28/10/2014 às 23:17

    Mesmo sendo a língua um organismo em movimento, há que se distinguir entre o que se convenciona norma culta e modificações a partir de “erros” que acabam se consagrando. Antártida é a forma correta e ponto final. Muita gente baseia-se pelo som – a busca pela eufonia -, mas a gramática é repleta de estruturas em que o correto não necessariamente soa “bonito”. Bonito ou não é subjetivo; correto ou não é objetivo. Novo ponto final.
    Cuidado para não gastar todos, Ricardo.

  3. Carlos

    -

    20/05/2014 às 9:19

    Assim como os continentes: Europeu, Asiático, Africano, Americano, Oceânico… O Polo Sul deveria se chamar (ou já é) de Antártico.
    Realmente… da mesma forma que um polo se chama Ártico, o outro deveria ser chamado de Antártico. E se levar em consideração os nomes dos oceanos em volta: Oceano Ártico e Oceano Antártico, ainda mais o Polo Sul deveria ser chamado de Antártico. Mesmo porque se “polo” é substantivo masculino, então… antártico.

    E por assim dizer… Europa, Ásia, África, América, Oceania… Portanto; Antártica.
    Agora, da mesma forma que chamamos o continente Asiático, dizemos: a Ásia.
    Estranho é não ser o mesmo: Continente Antártico – A Anta ().
    É muito estranho o nome dado ao polo Sul ou aos continentes, tendo em vista nossa gramática ser repleta de regras. Afinal parece que há um regra, ou nenhuma, para cada continente:
    Porque daí a Ásia deveria ser: A Asiática (Ásia-atica); assim como também: a Africática (África-atica), a Americática (América-atica)… seguindo o exemplo da Antártica (Anta-artica).

    Já por outro lado temos o Polo Norte, e é conhecido como o Ártico.
    Então, o Polo Sul tem esse nome “Anta-artica” ou “Anta-artico” por talvez ser oposto, antagônico ao Polo Norte. Mesmo porque o Polo Norte nem mesmo é considerado um continente, ao contrário do Polo Sul. Talvez seja por isso que nunca é tratado como “a Ártica”.

    Vai saber…
    Chamem os perítos!

  4. Pedro Rocha

    -

    29/04/2014 às 12:14

    Se mudarem para Brahma, também aceito (um copin…)

  5. Paulo Xavier

    -

    19/04/2014 às 12:04

    Alguém sabe informar porque os ursos polares não comem pinguim?
    R: Não comem porque os ursos polares vivem no pólo norte (Ártico) e os pinguins vivem no pólo sul (Antártica ou Antártida)

  6. Cotocta

    -

    30/01/2014 às 2:45

    Pra acabar com essa discussão, sugiro mudarmos para Skol…… rsrsr

  7. Elvis Harrison de Sousa

    -

    27/01/2014 às 9:20

    TExto muito bom. O autor poderia assiná-lo.
    ????, Elvis. Que assinatura o titular da coluna precisa acrescentar?

  8. Rodrigo De Filippo

    -

    26/01/2014 às 12:45

    Um detalhe: o Ártico, não é nada, senão uma enorme placa de gelo. Não é um continente, como é a Antárdida. Se não me engano, foi Américo Vesúpúcio que sacramentou dar nomes femininos aos continente.

  9. Rodrigo De Filippo

    -

    26/01/2014 às 12:42

    Desculpe-me, essa questão não é irrelevante. É uma das muitas agressões sofridas por nossa língua. Cito outra: qual o nome da província alemã em que se situa a cidade de Munique? Resposta: Baviera. Mas desde que lançaram a cerveja, agora só escrevem Bavária. Isso é resultado do encantamento do Inglês sobre o brasileiro com complexo de inferioridade. A língua portuguesa é muito mais rica, tão rica que a maioria das palavras inglesas têm origem latina. Só que ninguém entende de semântica e faz a tradução literal. Tem muito intelectual, muito jornalista e muitos tradutores de livros usando EVENTUALMENTE como tradução de EVENTUALLY.

  10. ney barbalho

    -

    21/01/2014 às 9:43

    Se o ártico é denominado por causa dos ursos, no polo sul tem Pinguim deveria ser Pinguática (no feminino)

  11. caio

    -

    14/01/2014 às 23:04

    Não seria o oposto de Ártico o Antártico?

  12. Julio

    -

    28/12/2013 às 9:24

    Nem Antártica, nem Antártida, o correto é Bohemia

  13. Maria do Carmo Nóbrega

    -

    27/12/2013 às 9:11

    Prefiro a forma “Antártica”.

  14. Mauricio Lobo

    -

    22/12/2013 às 23:16

    Sigo no “Continente Antártico” ou Como disse o amigo sobre os continentes terem nome feminino, Antártica.

    Não se inicia um movimento para mudar o Ártico para Ártica, pois não é um continente é uma região e o nome é Circulo Polar Ártico, e a região em oposição é o continente Antártico ou a Antártica.

  15. Leonardo Varuzza

    -

    06/11/2013 às 15:25

    Não se usa Antiartico porque a Antartica é um continente e todos os continentes tem nomes femininos, já o Artico se chama Artico porque não é um continente.

  16. Vera Dalmas

    -

    10/10/2013 às 15:44

    voto no Antártico o antípoda do Ártico. Para acabar com as discusões.

  17. Paulo Hora

    -

    06/07/2013 às 17:22

    Na verdade, ártico é um adjetivo também. O nome do círculo imaginário que envolve o pólo norte é “Círculo Polar Ártico”, que, ao contrário da Antártida não é um continente, pois sua camada sólida é (muito) menor que a Groelândia.

    Só não sei se existe o termo “Ártido” como sinônimo “círculo polar ártico”, como existe “Ántártida” como “Círculo Polar Antártico”.

  18. Luciano

    -

    29/06/2013 às 6:52

    Em Portugal Antárctica perdeu o c mudo com o Acordo Ortográfico.

    Neste jornal português que não respeita ainda o AO aparecem 584 casos de Antárctida e 327 de Antárctica (é claro que entre eles há alguns adjetivos, o que diminui o número de ocorrências, mas substantivos também não faltam): http://www.publico.pt/pesquisa?q=Ant%C3%A1rctica

  19. jorge

    -

    28/06/2013 às 8:58

    Simples. Ursa,ao norte. E, urso ou antiursa ao sul.

  20. LIMA

    -

    28/06/2013 às 7:42

    NO PRIMÁRIO, APRENDI QUE O NOME É “ANTARTIDA”. USO-O ATÉ HOJE.

  21. Luiz

    -

    28/06/2013 às 4:49

    Ártico é o oceano – não há continente Ártico! Por oposição, chamamos continente antártico – assim como falamos continente americano, por exemplo. Assim, sendo, Antártida me parece a forma mais appropriada ao nome do continente.
    O Ártico, mais que um oceano, é o nome de uma região.

  22. RicBraga

    -

    27/06/2013 às 22:58

    Dizem as más línguas e as teorias das conspirações que a palavra antártica passou a ser o nome do continente quando começou a primeira missão brasileira na Antártida. A fábrica de cerveja patrocinou subliminarmente o noticiário de uma emissora de tv e de seu jornal que passou a chamar de missão na antártica….

  23. João Magalhães

    -

    27/06/2013 às 22:57

    No Alaska ouvi uma outra explicação que tem por base o grego Arktus (urso). Eis que o Artico é o habitat natural dis grandes ursos brancos enquanto que no anti-artico não existe essa espécie. Daí o termo Antartica.

  24. Rodrigo Aracno

    -

    27/06/2013 às 22:40

    O nome do continente Antártico vem do oposto do Ártico: Em outras palavras Anti-Ártico é o que está no lado oposto do Planeta

  25. Vladimir

    -

    27/06/2013 às 21:48

    O texto diz que não há uma posição que se possa chamar de oficial… O que sei é que o Brasil é signatário do Tratado Antártico, e não do tratado antártido (não existe essa nomenclatura oficialmente, em nenhum documento do União). Se os documentos da União fazem referência unicamente à Antártica, esse é o nome oficial, o resto é invenção. Por acaso alguém diz “continente Antártido?.. mar Antártido??… Não! O Continente Antártico e Mar Antártico! É simples: Anti + Ártico = Antártico = oposto ao Ártico!
    Você está mal informado, Vladimir. A tradução oficial do referido tratado, de 1975, feita pelo Itamaraty, chama-o de “Tratado da AntártiDa”. Isso basta para caracterizar uma “posição oficial”? Não creio, pois de lá para cá outros documentos oficiais fizeram opção diferente: trata-se apenas do reconhecimento de uma forma que, mais do que consagrada, era então a única empregada na língua. Você também parece não ter entendido a diferença entre nome próprio e adjetivo neste caso. O adjetivo é indiscutivelmente “antártico”. Um abraço.

  26. José Hildeberto Jamacaru de Aquio

    -

    27/06/2013 às 21:31

    Nem uma nem outra. Prefiro a geladinha…

  27. Nancy

    -

    27/06/2013 às 21:24

    Antartico, claro.
    (Anti-artico), oposto.

  28. Quadros

    -

    27/06/2013 às 20:26

    O que será que os pinguins acham disso, sendo os que residem nesse habite. Vamos consulta-los, com veredito final.

  29. sergiorodrigues

    -

    27/06/2013 às 19:28

    Não há dúvida nenhuma sobre o adjetivo, Lauro. É antártico.

  30. Lauro

    -

    27/06/2013 às 19:20

    Resta uma dúvida, os pinguins são moradores do continente antártido ou do continente antártico??

  31. sergiorodrigues

    -

    27/06/2013 às 18:37

    Não procede, Rosaura.

  32. Rosaura

    -

    27/06/2013 às 17:18

    A informação que recebi, no final dos anos 80, é que Antártida se refere ao continente gelado em torno do Polo Sul, e Antártica, a toda a região polar no sul do planeta.

  33. Marco Müller

    -

    27/06/2013 às 16:38

    Caro Editor,
    Não abro mão e fico com Antártida, que desde minha infância lá pelos anos 50 me acompanha.
    Polo Sul não é sinônimo de cerveja.
    Português brasileiro diz Antártida.
    Abraço e saúde a todos.
    Marco Müller

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados