Brazuca é um nome triste, mas não por ser com ‘z’

A escolha do nome da bola que a Adidas lançará para a Copa do Mundo de 2014 foi feita por votação na internet a partir de uma lista tríplice. Com 77,8% das preferências, Brazuca derrotou Bossa Nova e Carnavalesca. Como quase todos os analistas da língua que estão de plantão esta semana, lamentei a notícia (considerava Bossa Nova o menos ruim de três nomes fracos), mas por motivos diversos. Não é a grafia com z que me incomoda, mas a palavra em si. Convém explicar.

Sim, é verdade que todos os dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras, registram apenas brasuca, com s. Afinal, a palavra não é derivada de Brasil, brasileiro? Eis toda a base para a argumentação dos que implicaram com a grafia. Uma argumentação que deixa de levar em conta dois fatos singelos:

1. A forma brazuca é muito mais usada na vida real. Uma pesquisa no Google traz mais de 4 milhões de páginas, contra pouco mais de um décimo disso para brasuca. Pode-se defender a tese de que a preferência popular não é suficiente para alterar a grafia de um termo do vernáculo, mas atenção: estamos falando de palavra informal, brincalhona, recente. Brazuca é uma gíria, e as gírias, como todas as criações populares, têm a mania de escolher como serão conhecidas.

2. Ainda que não fosse assim, o batismo da bola da Copa do Mundo é um ato de branding, ramo do marketing que tem regras próprias, entre elas a de privilegiar formas gráficas fortes – e nesse mundo a letra z goza de grande prestígio. Naturalmente, a correspondência com a grafia “Brazil” numa marca destinada a ter circulação internacional também deve ter sido considerada um trunfo por seus criadores.

Se não é a grafia, o que sobra para criticar em Brazuca, a bola? Sua carga cultural idiota, só isso. O fato de que, brazuca ou brasuca, a palavra é um sinônimo tolo de brasileiro. O termo nasceu em Portugal com tom depreciativo (o sufixo “uca”, o mesmo de mixuruca, deixa isso claro), numa espécie de contraponto ao nosso “portuga”. Até aí, tudo bem: a própria palavra brasileiro tinha uso pejorativo antes de ser assumida em espírito de desafio pelos nativos desta terra.

O problema é que, ao ser adotado por aqui, brazuca/brasuca virou um clichê patriótico viscoso, folclórico e carregado de autocomplacência, primo da malemolência, da ginga e da incrível musicalidade dos mulatos inzoneiros que habitam este gigante adormecido. É por isso que Brazuca é bola fora – e Brasuca não seria melhor.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    diego

    Edaí? dane-se o que essa gente de fora pensa.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Daniel

    Não concordo com a tese, que ainda é superficialmente mal defendida e realmente não possui argumentos suficientes para convencer ninguém. Texto fraco, que para mim mais defende Brazuca que desconstrói. Concordo que as três opções não eram as melhores que poderiam ser, mas para mim ficou a melhor. Afinal Bossa Nova e Carnavalesca sim, as duas, retratam apenas uma parte da nossa cultura, pequenas o suficiente para não representar uma nação. Quem não conhece alguém que não saiba nada de Bossa Nova? Isso não nos representa. E quem nunca reclamou que “os gringos pensam que o Brasil é só caipirinha e Carnaval”? Para mim, ganhou o melhor dos três.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Regina Secaf

    Talvez você não saiba mesmo que esse tal de Osmar Santos foi o cara que mudou a locução esportiva do país. O
    Cara que transmitia a emoção do jogo mesclada à emoção da vida.
    Que enfrentou a ditadura e conduziu as Diretas Já misturado ao seu povo.
    GORDUCHINHA não é São Paulo, seria Brasil.
    E que nome poderia ser mais carinhoso com aquela que todos amam?

    Curtir

  4. Comentado por:

    Nelson

    A maior besteira do mundo esse negocio de batizar nome pra bola. Bola é bola, ora bolas. Isso é jogada dos patrocinadores pra ganharem mais dinheiro nas costas do brasileiro.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Tiaguh Neon

    Matéria boa, mas o nome da bola ser Brazuca é muito ridículo, os “gringos” fazem oque querem mesmo aqui, a Fifa conseguiu alterar a lei da bebida, enquanto o trabalhador que vai hj ao estadio nao pode tomar a sua cervejinha, daqui a 2 anos os gringos vao se esbaldar na cerveja em nossos estadios, legal viu Brasil, ta mandando super bem (y).

    Curtir

  6. Comentado por:

    Pedro

    Sério! Parem de se fazer de coitados e vão trabalhar em alguma coisa que gere mais produtividade! Se não está satisfeito com o nome da bola, vá trabalhar no comitê da Copa e de idéias. É fácil sentar atrás do computador e só falar mal, difícil é ir lá e criar coisas novas, trabalhar pra trazer o evento, pra fazer o nome do Brasil! Sei que essas críticas não atrapalham quem realmente está trabalhando, porém enche o saco!

    Curtir

  7. Comentado por:

    Jean Daniel

    GORDUCHINHA !!!!!! ESSE TEM QUE SER O NOME DA BOLA!!

    Curtir

  8. Comentado por:

    epa

    Preferia ‘Ginga’

    Curtir

  9. Comentado por:

    Pablo Sanchez

    Brasileiro é realmente hipócrita.
    Acha que o mundo tem que ser globalizado porque assim se ganha mais.
    Daí quando tem que se adaptar ao mundo, vem estes pseudo-patriotas e ficam reclamando.
    Vocês acham que no Japão algum estrangeiro fica aprendendo a desenhar aquelas casinhas quando precisa escrever?
    Claro que não, eles escrevem em inglês e todos entendem.
    Aqui tem que ser da mesma forma, escrever de forma com que todos entendam e esquecer esta porcaria de patriotismo quando se fala em idioma.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Kerley da silva valadao

    Deveria chamar cataratas ou ”cachoeiras”opss cachoeira kkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  11. Comentado por:

    J4S0N7

    Particularmente acho que deveria mesmo é se chamar “Lula”, quem sabe assim os brasileiros não se sentiriam inspirados e dariam um chute nessa quadrilha…

    Curtir

  12. Comentado por:

    christiane

    épena este nome pois o ideal seria BRAZOLA : o Brasil com o pé na bola.

    Curtir

  13. Comentado por:

    gustavo oliveira

    se fosse pra mim escolher um dos nomes iria se chamar apenas bola, pq nenhum dos 3 presta…

    Curtir

  14. Comentado por:

    marcus

    divia chamar e popozuda pois tem a ver com o nosso carnaval

    Curtir

  15. Comentado por:

    Bruno

    A própria matéria argumenta que a gíria tem muitos significados, logo Brazuca usado com referência a Brasil era o melhor dos nomes. Sem contar que a Adidas dá nomes às bolas, basta lembrar dá Tango (argentina) e a Etrusco (Itália), e às vezes o nome não faz sentido algum, como Questra (EUA), se fosse Samba o autor do texto teria criticado a escolha por ser um estereótipo.

    Curtir

  16. Comentado por:

    diego de oliveira pereira

    por mim seria Samba é um nome fácil, de um elemento fortíssimo da nossa cultura e que o mundo inteiro conhece por fazer parte da nossa cultura

    Curtir

  17. Comentado por:

    Luis

    Deverão chamar raxa ( com x mesmo)
    Neymar pega na raxa , toca na raxa , mete a cabeça na raxa ! Goooooooolllllllllllll

    Curtir

  18. Comentado por:

    Giovani Carvalho

    Fizeram a enquete tudo tal mas se esqueceram da musica do Gabriel O Pensador que por sinal é excelente e eu nao gostei desse nome na bola. Brazuca. http://youtu.be/8mBckqLawdw

    Curtir

  19. Comentado por:

    Leandro Malheiros

    JECA TATU !!!

    Curtir

  20. Comentado por:

    Elen

    Quem fez a matéria não entendeu que o termo que antes era perjorativo agora é motivo de “orgulho” ? Tanto que nos chamavam de Brazuca como perdedor,e agora que o país cresce acarretamos tal nome como um afrontamento,tipo :”Brazuca sim,com muito orgulho.”
    Essa mesma coisa aconteceu com o termo “brega” para músicas das regiões Norte e Nordeste do país.Antes chamao de brega como uma espécie de xingamento e depois foi aderido com orgulho pelo sucesso que fez.
    Parem de reclamar tanto.É só futebol.Vão reclamar da educação de verdade,nas escolas;vão reclamar da saúde… –‘

    Curtir

  21. Comentado por:

    Driely M.

    Copa do Mundo no Brasil tem que ser uma piada, como foi a Copa do Mundo na África… não temos educação, alimentação, infraestrutura básica para nós mesmos que vivemos aqui, trânsito caótico, leis ridículas e buscamos a atenção do mundo todo para o nosso futebol, que aliás, está medíocre.
    O nome da bola foi o “menos pior”… o do mascote, qualquer um que for escolhido será ridículo…
    E se o nome for Fuleco, preparem-se para as piadas com “Fulero”, que até combina com a atuação do Brasil nos amistosos!!

    Curtir

  22. Comentado por:

    Matheus

    Sinceramente ?
    A matéria retrata o que é o BraZil e o braZileiro. Ao invés de se preocupar com coisas importantes, é feito um “estudo” sobre a origem do termo “brazuca”. Deveriam se aprofundar e estudar a origem do nome Brasil, e do porquê “abrasileiraram” com o “S”, mania de grandeza (é, com Z que é correto hein)e “exclusividade” que o brasileiro NÃO tem e NUNCA vai ter, vide a matéria – que só fortalece o fato de que o brasileiro só se interessa por coisas importantes dentro as menos importantes.
    E o nome realmente tá ruim. Deveria ser “BOMBA”.

    Curtir

  23. Comentado por:

    Wagner

    Engraçado, petistas meteram o pau quando sugeriram mudar o nome do Petrobras para Petrobrax. Mais daquele argumento que o governo FHC era entreguista.
    Estão internacionalizando sem necessidade uma palavra e não vão falar nada.
    Estes caras não são nem um pouco tendenciosos e oportunistas.

    Curtir

  24. Comentado por:

    Patriota anonimo

    Pra mim , v6 sao todos ignorantes, só sabem meter o pau em tudo do Brasil, eu concordo os nomes da bola sao ridiculos, a saude tbm , e a educacao nao é diferente, mas aprendam a olhar os lados bons do Brasil, eu sou um patriota e defendo o Brasil, o que nao me falta e argumentos pra falar que o brasil é um pais bom, nao me conformo com o fato de Brasileiros só meterem o pau no Brasil. Nao patriotas, olhem para v6, o que v6 fazem de bom para o Brasil continuar crescendo como está ? bom, essa resposta e simples : Fala muuuito , e nao faz nada , aposto que depois de colocar um post criticando negativamente, v6 saem nas ruas jogam lixo e fazem oq der na telha, agora leu isso e ficou com raiva ou se sentiu culpado , porque um menino de 12 anos, que sim, escreve errado, e ainda nao saiu da escola acabou de jogar na cara de v6 muitas verdades, pense nisso caro leitor. Ate a proxima
    Luis (12)
    #Pracimadelestimao
    #Brasilefodhashupanaopatriota

    Curtir

  25. Comentado por:

    kamyla

    meu deus eu e minha amiga perdemos tempo procurando oque era e no fim é uma bola rsrsr só pra nois mesmo

    Curtir

  26. Comentado por:

    O Pica-pau

    Um patriota anônimo que deixa o nome no fim. Também, para defender Fuleco e Brazuca, o que poderia se esperar?

    Curtir

  27. Comentado por:

    Gisele

    Olhando do ponto de vista que o marketing oferece para a exposição e divulgação de uma marca, o Brasil está de parabéns. Isso significa que estamos “insentivando” bem as mentes criativas, pois seria de muito mau tom não levar em consideração o intertexto que o criador desse novo “neologismo” fez. Talvés tivesse sido mais “feliz” se optasse pelas raís condizentes à língua, mas poderia não ter o mesmo impacto.

    Curtir

  28. Comentado por:

    Waldeir

    Na minha opinião o nome Brazuca independente de ser escrito com s,ou z é melhor e menos bizarro que carnavalesca e bossa nova
    Carnavalesca= tido como o nosso pais de festa e algazarra lembra nossa festa cultural carnaval. Sim logico quem não gosta de festas e diversão, mas é visto como o ano todo de festa para o Povo de outros Países.
    Bossa nova= um tempo que marcou nossa história musical e sem muito interresse para o nome de uma bola.
    Mas já Brazuca mesmo sendo a forma uca que de provem de mixuruca melhor que os outros dois.

    Curtir

  29. Comentado por:

    rafael

    patetico.Na redação desse monte de papel colado é q devem se sentir dessa maneira bobinha descrita, e o pior, se acham! Somos o q somos pq adotamos palabras como brasuca ou pq temos revistas que parecem querer nos puxar para baixo como veja? E tenho sérias dúvidas de que Portugal seria origem da palavra, eles lá não conseguem inventar nem as proprias palavras, basta ver as gírias q parecem q são eternas (giro,fixe)

    Curtir

  30. Comentado por:

    Marculino José dos Santos

    O NOSSO PAIS VIVENDO HOJE COM TANTA INJUSTIÇA ENTRE OS NOSSO POLITICO E A POPULAÇÃO PROTESTANDO O NOME DA BOLA ESTE E O NOSSO PAIS ONDE O NOME DE UMA BOLA E MAS IMPORTANTE DE QUE O DINHEIRO PUBLICO QUE OS POLITICO LEVA PRA AS BARAMAS E VISE VERSA,VOMO SE PRECUPAR MAS COM OS POLITICO CORRUPIDO

    Curtir

  31. Comentado por:

    alexo

    é assim, deteriorando a nossa cultura e folclore, q o imperialismo nos vende as suas “verdades”….sim, somos um país de trouxas; q abre mão da própria história. pode parecer bobagem essa questão, mas é dessa forma sutil q o império nos empurra qualquer coisa. Acredimos, pois tudo é o marketing….já se questionaram do porquê q o país tem tanto problema social? será a sua causa somente políticos corruptos? sem sentido? então vá até a Holanda e faça um protesto contra a bicicleta, ou digam aos alemães q mcdonalds é melhor q salcishas ou aos franceses q coca é melhor q sidra….

    Curtir

  32. Comentado por:

    Magna

    Brazuca, não é nome novo, gostaria de relemrar a letra de uma música interpretada por ROBERO CARLOS, que fala o nome BRAZUCA, o título da música é VERDE AMARELO. Portanto este nome já faz prte da história do BRASIL… mesmo que seja na música…

    Curtir

  33. Comentado por:

    Julian Martins-Rodrigues

    Sempre odeiei a palavra “brazuca”. É muito “maneiro”, entende?

    Curtir

  34. Comentado por:

    Erica

    Adoro a copa de todos os tempos

    Curtir

  35. Comentado por:

    Ralf Bittencourt

    Bleh, quanta asneira em pouco espaço… Morei em Portugal e lamento dizer que o autor está redondamente enganado. Não tem nada disso! E por aqui, acho que usamos “brazuca” muito mais em razão da rima/semelhança com bazuca – ou, no original, “bazooka” – , que por sinal é uma das mais poderosas armas de mão.

    Curtir